Feito histórico: Toledo dá posse a 35 novos agentes de combate a endemias
 |
| Foto: Carlos Rodrigues |
O
histórico de políticas públicas implementadas pela Prefeitura de Toledo na
prevenção ao Aedes aegypti e outras espécies que causam doenças em humanos
tiveram mais um capítulo escrito na manhã desta terça-feira (5), quando 35
candidatos aprovados em concurso público tomaram posse para exercerem o cargo
de agentes de combate a endemias (ACEs). Trata-se de uma das maiores
contratações simultâneas de profissionais para esta função já realizada até
hoje pelo governo municipal.
Logo
após assinarem o termo de posse e o contrato de trabalho, eles se dirigiram
para o Centro Municipal de Controle de Endemias, onde começariam, de imediato,
a participar do treinamento. Antes disso, eles foram recepcionados no Auditório
Acary Oliveira, ocasião em que foram recebidos pela equipe da Secretaria de
Recursos Humanos, que explicou detalhes sobre rotinas, regras e benefícios do
serviço público municipal.
A
titular da pasta, Marta Fath, e a coordenadora do setor de Controle e Combate
às Endemias, Lilian König, falaram sobre a importância do papel que vão
desempenhar em prol da saúde pública toledana. “O chamamento de vocês se deu de
forma praticamente imediata, pois há uma grande demanda reprimida em relação a
ACEs em nosso município. A primavera está chegando, as temperaturas começam a
subir e o momento de se agir preventivamente contra a dengue é agora. Por isso,
desejo muito sucesso e que vocês assumam esta função com garra e disposição,
pois Toledo vai precisar muito do trabalho de vocês”, alerta a secretária. “É
uma enorme alegria recebê-los aqui e gostaria de lembrá-los que o agente de
combate a endemias também atua em outras frentes, não só o Aedes aegypti. Antes
de vocês, outros 12 servidores haviam tomado posse e mais oito se somarão à
nossa equipe, somando 55 novas contratações. Assim, seremos, em breve, 111
agentes, atendendo ao que é preceituado pelo Ministério da Saúde e ao que foi
pactuado no TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] firmado recentemente com o
Ministério Público”, descreve Lilian.
Em
breve passagem pelo auditório, o prefeito Beto Lunitti e o vice-prefeito Ademar
Dorfschmidt falaram rapidamente com os mais novos servidores municipais de
Toledo. “Acolho a todos vocês e desejo que desempenhem de forma satisfatória as
suas funções. Uma gestão qualificada se faz com servidores eficientes e
acreditamos na capacidade que cada um tem para fazer a diferença na vida da
nossa gente”, pontua Ademar. “Nossa existência neste mundo é muita curta para
trabalharmos em alguma coisa da qual não gostamos. Por isso, peço para que
atuem no cargo que vocês escolheram com amor e dedicação, pois o serviço
público é uma missão muito nobre. Também é difícil, mas peço para que não se
deixem abalar pelas pessoas que não os receberem bem em seus imóveis ou que
sequer vão deixá-los adentrar em suas casas e empresas. Lembre que, por meio do
trabalho dos ACEs, centenas de pessoas poderão ficar a salvo de terem dengue,
zika ou chikungunya, algumas até que poderiam vir a falecer destas doenças. De
forma direta ou indireta, vocês serão responsáveis por salvar muitas vidas”
Alerta
Enquanto
os novos ACEs tomavam posse, o setor de Controle e Combate às Endemias recebia
uma informação preocupante, justificando ainda mais a contratação de mais 35
profissionais para esta área. Durante o mês de agosto, o primeiro mês do novo
ciclo epidemiológico, Toledo já registrou quatro casos autóctones de dengue, um
número bem maior que o registrado nesta mesma época em outros anos.
Para
piorar, eles estão espalhados por toda a cidade: há um caso positivado de
dengue no Jardim Coopagro, um no Jardim Panorama, um na Vila Paulista e um no
Jardim Porto Alegre, o que demonstra que há Aedes aegypti infectados circulando
por toda a sede do município. Esse número de casos pode aumentar, pois há 16
dos 76 pacientes que, neste período, procuraram serviços públicos e privados de
saúde com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal,
febre, dor no corpo, cansaço, entre outros) aguardando resultado do exame – o diagnóstico
positivo para a patologia foi descartado em 56 notificações.
Neste
cenário, a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo reforça o pedido para a
população redobrar as ações de combate e prevenção ao mosquito nos imóveis onde
mora e trabalha, impedindo que este se reproduza em locais onde a água pode
acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros
lugares. Também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a
procurarem imediatamente atendimento de saúde, evitando os quadros mais graves
da doença.
Outro
ponto fundamental para frear a disseminação da dengue em nosso município, é
fundamental a realização das vistorias pelos ACEs nos imóveis – por isso,
quando baterem em sua casa, facilite o trabalho deles e siga todas as
orientações que forem dadas. “É atípico já termos casos de dengue em agosto.
Por isso, é fundamental que a população esteja, desde já, em alerta. Os
prognósticos apontam que o próximo verão terá um número ainda maior de casos
que o registrado no anterior. Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos da
colaboração de todos para evitarmos uma epidemia de dengue em nosso município”,
salienta a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e
Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial