Pular para o conteúdo principal

Café e álcool podem aumentar a longevidade?

Consumo regular de café e vinho reduziu chance de morte súbita em idosos com mais de 90 (Pixabay)


De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos, a ingestão moderada de álcool e café pode reduzir as chances de morte prematura em até 18%. Mas, antes de sair por aí ingerindo essas duas bebidas, saiba que o estudo, intitulado The 90+ Study, que começou em 2003, avaliou 1,7 mil idosos com idade superior a 90 anos.

Wanderley - 45 98801-8722
Os cientistas que acompanharam a população da terceira idade perceberam que aqueles que beberam dois copos de cerveja ou uma taça de vinho, regularmente, tiveram mais chance de sobreviver em comparação com os idosos que não tinham esse hábito. Ao mesmo tempo, os voluntários que tomavam duas xícaras de café por dia tinham 10% menos                                         chance de sofrer uma morte súbita.

"Não tenho explicação para isso, mas acredito firmemente que a bebida moderada melhora a longevidade", comentou a pesquisadora Claudia Kawas, em entrevista ao jornal britânico The Independent. No entanto, ela faz algumas ressalvas. Os participantes que conseguiram sobreviver por um período mais longo também se engajaram na prática regular de exercícios físicos e tinham hobbies para manter o cérebro saudável.


Se você não gosta de bebidas alcóolicas ou não liga muito para o café, existem outros ingredientes que podem ajudar a aumentar a longevidade:

Chá verde
Em 2006, pesquisadores japoneses encontraram evidências que sugerem que o consumo regular de chá verde pode reduzir o risco de morte prematura em até 26%.
Salmão
Os telômeros, que são as extremidades dos cromossomos, à medida em envelhecemos, tendem a "desmoronar". Porém, uma dieta rica em fontes de ômega-3, como o salmão e a sardinha, pode retardar esse processo de degradação do DNA. Essa descoberta foi feita por um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.
Nozes
Se você gosta de petiscar castanhas, dê preferência para as nozes. Um estudo da Universidade de Harvard (EUA) encontrou evidências que sugerem que as nozes podem não apenas fazer você viver mais, mas também reduzir o risco de doenças cardíacas e respiratórias, além de prevenir o câncer.
Ovos crus
Até abril de 2017, a italiana Emma Morano era considerada a pessoa mais velha do mundo. Ela morreu aos 117 anos e, segundo revelou em entrevista, o segredo para sua longevidade era o consumo de três ovos crus todos os dias. Essa hábito nada comum teria surgido na adolescência, quando um médico a aconselhou a comer ovos crus para ajudar a tratar uma anemia. Nos últimos anos de vida, Emma passou a comer "apenas" dois ovos crus por dia.

Viver News – Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maquete da futura ponte estaiada de Toledo está exposta no Paço Municipal

  O hall de entrada do Paço Municipal Alcides Donin conta com a exposição da maquete da futura ponte estaiada que conectará as rotatórias da Avenida Maripá com a Rua Primeiro de Maio e da Avenida José João Muraro com a Rua Cascavel. A maquete ficará em exposição por tempo indeterminado para que a população conheça o projeto. A cerimônia de entrega oficial do projeto foi realizada na sexta-feira (17) no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico com o repasse de um cheque simbólico do Governo do Estado no valor de R$45 milhões pelo Secretário Estadual das Cidades, Guto Silva.  O prefeito Mario Costenaro destacou que a ponte estaiada sintetiza o espírito de inovação e o compromisso da atual gestão com o futuro de Toledo. “Esta ponte faz parte de um conjunto de ações pensadas para articular toda a cidade, criando novas rotas de trânsito e evitando conflitos viários diante do crescimento que Toledo vem registrando”, explica Costenaro. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornal...

Inácio Cattani, presidente da Sicredi Progresso PR/SP recebe título de Cidadão Mogiano

O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Inácio Cattani, foi homenageado na segunda-feira, 20, com o título de Cidadão Mogiano, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes/SP. O reconhecimento que concede o título de “Cidadão Mogiano” foi oficializado em sessão ordinária que aprovou o Projeto de Decreto Legislativo n.º 270, de autoria do presidente da Câmara de Vereadores Francimário Vieira (Farofa) e do vereador Pedro Komura.  O evento reuniu autoridades políticas, representantes da sociedade organizada, lideranças e colaboradores da Sicredi Progresso PR/SP, além de amigos e familiares do homenageado. O título de Cidadão Mogiano é considerado uma das maiores distinções concedidas pelo município, reconhecendo a contribuição, o estreitamento de laços e os serviços relevantes prestados à comunidade. O vereador Pedro Komura, um dos propositores da honraria, salientou que o título concedido é reflexo do papel da forte atuação do presidente e da Cooperativa na região. ...

Máquinas agrícolas brasileiras avançam com acesso à internet via satélite

   Dilceu Sperafico*   O agronegócio brasileiro está ganhando novo recurso para enfrentar seus tantos desafios, como falta de verbas públicas, juros altos, elevação dos custos de produção, endividamento, crises climáticas com perdas de safras e concorrência internacional no comércio de alimentos. Como forma de ampliar o acesso às tecnologias de última geração na agropecuária, indústrias de máquinas agrícolas do País estão incluindo acessos à internet via satélite da Starlink em seus equipamentos. Nos últimos meses a empresa de sistemas aeroespaciais SpaceX, dos Estados Unidos, firmou parcerias com diversas indústrias de máquinas do País, para oferecer o recurso de conexão de internet do espaço. O Brasil, segundo especialistas, como um dos maiores produtores agrícolas do mundo, está entre os principais focos da empresa norte-americana. A última dessas indústrias brasileiras foi a Stara, do Rio Grande do Sul, anunciando que também equipará suas máquinas agrícolas com intern...