Pular para o conteúdo principal

Café e álcool podem aumentar a longevidade?

Consumo regular de café e vinho reduziu chance de morte súbita em idosos com mais de 90 (Pixabay)


De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos, a ingestão moderada de álcool e café pode reduzir as chances de morte prematura em até 18%. Mas, antes de sair por aí ingerindo essas duas bebidas, saiba que o estudo, intitulado The 90+ Study, que começou em 2003, avaliou 1,7 mil idosos com idade superior a 90 anos.

Wanderley - 45 98801-8722
Os cientistas que acompanharam a população da terceira idade perceberam que aqueles que beberam dois copos de cerveja ou uma taça de vinho, regularmente, tiveram mais chance de sobreviver em comparação com os idosos que não tinham esse hábito. Ao mesmo tempo, os voluntários que tomavam duas xícaras de café por dia tinham 10% menos                                         chance de sofrer uma morte súbita.

"Não tenho explicação para isso, mas acredito firmemente que a bebida moderada melhora a longevidade", comentou a pesquisadora Claudia Kawas, em entrevista ao jornal britânico The Independent. No entanto, ela faz algumas ressalvas. Os participantes que conseguiram sobreviver por um período mais longo também se engajaram na prática regular de exercícios físicos e tinham hobbies para manter o cérebro saudável.


Se você não gosta de bebidas alcóolicas ou não liga muito para o café, existem outros ingredientes que podem ajudar a aumentar a longevidade:

Chá verde
Em 2006, pesquisadores japoneses encontraram evidências que sugerem que o consumo regular de chá verde pode reduzir o risco de morte prematura em até 26%.
Salmão
Os telômeros, que são as extremidades dos cromossomos, à medida em envelhecemos, tendem a "desmoronar". Porém, uma dieta rica em fontes de ômega-3, como o salmão e a sardinha, pode retardar esse processo de degradação do DNA. Essa descoberta foi feita por um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.
Nozes
Se você gosta de petiscar castanhas, dê preferência para as nozes. Um estudo da Universidade de Harvard (EUA) encontrou evidências que sugerem que as nozes podem não apenas fazer você viver mais, mas também reduzir o risco de doenças cardíacas e respiratórias, além de prevenir o câncer.
Ovos crus
Até abril de 2017, a italiana Emma Morano era considerada a pessoa mais velha do mundo. Ela morreu aos 117 anos e, segundo revelou em entrevista, o segredo para sua longevidade era o consumo de três ovos crus todos os dias. Essa hábito nada comum teria surgido na adolescência, quando um médico a aconselhou a comer ovos crus para ajudar a tratar uma anemia. Nos últimos anos de vida, Emma passou a comer "apenas" dois ovos crus por dia.

Viver News – Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com Cattani na presidência, Sicredi Progresso dá posse ao novo Conselho de Administração

Presidente e vice com os diretores executivos Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo  A Sicredi Progresso Paraná São Paulo está oficialmente desde segunda-feira (29), com uma nova diretoria constituída, quando assumiu o Conselho de Administração para a gestão 2024-2028. Homologada em cerca de 30 dias pelo Banco Central do Brasil, a nova gestão foi empossada em ato realizado na sede administrativa, em Toledo, com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. A nova gestão foi apresentada à noite à imprensa em jantar realizado na sede administrativa.   Depois de 17 anos à frente da cooperativa, Círio Kunzler passou a presidência ao ex-diretor Executivo Inácio Cattani, permanecendo no Conselho de Administração, agora como vice-presidente. O cargo exercido por vários anos por Cattani passou a ter como titular João Augusto da Rocha, que até há poucos meses atuava como diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri. Completam a diretoria executiva Carina Vargas, d

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im