Pular para o conteúdo principal

Café e álcool podem aumentar a longevidade?

Consumo regular de café e vinho reduziu chance de morte súbita em idosos com mais de 90 (Pixabay)


De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos, a ingestão moderada de álcool e café pode reduzir as chances de morte prematura em até 18%. Mas, antes de sair por aí ingerindo essas duas bebidas, saiba que o estudo, intitulado The 90+ Study, que começou em 2003, avaliou 1,7 mil idosos com idade superior a 90 anos.

Wanderley - 45 98801-8722
Os cientistas que acompanharam a população da terceira idade perceberam que aqueles que beberam dois copos de cerveja ou uma taça de vinho, regularmente, tiveram mais chance de sobreviver em comparação com os idosos que não tinham esse hábito. Ao mesmo tempo, os voluntários que tomavam duas xícaras de café por dia tinham 10% menos                                         chance de sofrer uma morte súbita.

"Não tenho explicação para isso, mas acredito firmemente que a bebida moderada melhora a longevidade", comentou a pesquisadora Claudia Kawas, em entrevista ao jornal britânico The Independent. No entanto, ela faz algumas ressalvas. Os participantes que conseguiram sobreviver por um período mais longo também se engajaram na prática regular de exercícios físicos e tinham hobbies para manter o cérebro saudável.


Se você não gosta de bebidas alcóolicas ou não liga muito para o café, existem outros ingredientes que podem ajudar a aumentar a longevidade:

Chá verde
Em 2006, pesquisadores japoneses encontraram evidências que sugerem que o consumo regular de chá verde pode reduzir o risco de morte prematura em até 26%.
Salmão
Os telômeros, que são as extremidades dos cromossomos, à medida em envelhecemos, tendem a "desmoronar". Porém, uma dieta rica em fontes de ômega-3, como o salmão e a sardinha, pode retardar esse processo de degradação do DNA. Essa descoberta foi feita por um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.
Nozes
Se você gosta de petiscar castanhas, dê preferência para as nozes. Um estudo da Universidade de Harvard (EUA) encontrou evidências que sugerem que as nozes podem não apenas fazer você viver mais, mas também reduzir o risco de doenças cardíacas e respiratórias, além de prevenir o câncer.
Ovos crus
Até abril de 2017, a italiana Emma Morano era considerada a pessoa mais velha do mundo. Ela morreu aos 117 anos e, segundo revelou em entrevista, o segredo para sua longevidade era o consumo de três ovos crus todos os dias. Essa hábito nada comum teria surgido na adolescência, quando um médico a aconselhou a comer ovos crus para ajudar a tratar uma anemia. Nos últimos anos de vida, Emma passou a comer "apenas" dois ovos crus por dia.

Viver News – Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça revoga prisão domiciliar de Meneghel condenado pela morte de policial federal

O juiz Leonardo Bechara Stancioli, do Tribunal de Justiça do Paraná, revogou a prisão domiciliar de Alessandro Meneghel, condenado há 29 anos, um mês e 15 dias de prisão pela morte do policial federal Alexandre Barbosa.   Em 2019, Meneghel passou a cumprir pena em regime domiciliar com argumento da defesa, de que o agropecuarista seria responsável por cuidar da mãe, que não estava bem de saúde.   Alexandre Drummond Barbosa foi morto a tiros em frente a uma casa noturna depois de uma discussão com Meneghel, em abril de 2012. O caso foi julgado em fevereiro de 2017.   Na ocasião, Meneghel   chegou a ser condenado a mais de 34 anos pelo crime, mas teve a pena reduzida para 29 anos por determinação do Tribunal de Justiça do Paraná. (José Roberto Benjamin do JRBNews)   Viver Toledo - Ano 17 Por quem faz jornalismo há 47 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – T...

Prefeitura de Toledo vai regulamentar a Lei do Pequeno Cientista

Em uma reunião marcada por emoção, reconhecimento e compromisso com o futuro da educação e da ciência, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, recebeu a visita de integrantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Durante o encontro, o prefeito assumiu publicamente o compromisso de regulamentar, já na próxima semana, a Lei do Pequeno Cientista. “É um compromisso nosso”, afirmou Costenaro, destacando a importância de apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento científico entre crianças e adolescentes. A secretária de Educação, Janice Salvador, ressaltou que a equipe da Smed irá se dedicar para ajustar alguns pontos para a melhoria da lei e que para 2026 será possível planejar um apoio mais adequado às necessidades dos alunos. Pesquisa na prática  Coordenado pela professora Dioneia Schauren, o Clube de Ciências envolve atualmente cerca de 75 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Desde 2014, o grupo participa de feiras e event...

FPA pressiona por urgência no PDL 205/2024 contra o programa Terra da Gente

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) subiu o tom e reforçou apoio ao requerimento de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo 205 de 2024, que busca sustar os efeitos do Decreto 11.995, assinado pelo governo federal neste ano.   Esse decreto criou o programa “Terra da Gente”, que trata da incorporação de imóveis rurais à Política Nacional de Reforma Agrária. Mas para o setor produtivo e parte expressiva do Congresso, a medida viola princípios constitucionais como o direito à propriedade e abre espaço para insegurança jurídica no campo.   O deputado federal Dilceu Sperafico, do Progressistas do Paraná, foi um dos que assinaram   o requerimento de urgência. Em nota, foi direto:     “Podem contar comigo. Assinei esse requerimento porque vejo que o Brasil precisa de respeito à propriedade e de um ambiente seguro para crescer e prosperar. Não podemos em hipótese alguma aceitar arbitrariedades que afetam a liberdade e a segurança jurídica”, afirmou Sperafi...