Pular para o conteúdo principal

Paraná vai sediar os Jogos Internacionais da Natureza

Balonismo será uma das modalidades dos Jogos Internacionais da Natureza
Atletas e turistas de sete países estarão no Paraná no ano que vem para a primeira edição dos Jogos Internacionais da Natureza, realizados entre maio e junho de 2020, em 13 municípios da Serra do Mar, que compreende o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba. O vice-governador Darci Piana formalizou nesta quarta-feira (31) o apoio do Governo do Estado ao evento, uma iniciativa da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e planejada também para outras regiões do Paraná em 2021 e 2022.
Com a participação do Brasil, Japão, Itália, França, Alemanha, Espanha e Inglaterra, o evento tem o objetivo de fortalecer o turismo de natureza, as atividades esportivas e valorizar a cultura e a gastronomia locais. A competição vai ao encontro de outra iniciativa do Governo do Estado, os Jogos de Aventura e Natureza, que começam em 10 de agosto deste ano envolvendo 26 municípios e 29 modalidades esportivas.
Piana afirmou que o Estado trabalha em parceria com a iniciativa privada em ações que buscam fortalecer o turismo no Paraná, um setor importante na geração de emprego e renda. “Assim como os Jogos de Aventura e Natureza, este evento vai fomentar o turismo no Litoral fora da temporada, movimentando os hotéis, pousadas, restaurantes e trazendo mais alternativas de geração de renda à população local”, disse.
Outra ação do Governo do Estado citada por Darci Piana é a criação de uma escola na Ilha das Cobras, nas instalações da residência oficial de veraneio para atender governadores, com o objetivo de capacitar os moradores em áreas como gastronomia e hotelaria, também com foco no desenvolvimento turístico regional. Os cursos serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “A ideia é preparar a população das ilhas para melhorar o ambiente econômico, profissionalizando as pousadas e restaurantes locais”, afirmou o vice-governador.
Programação
A Unilivre ainda está organizando a programação dos Jogos Internacionais da Natureza, mas já estão programadas cerca de 20 modalidades, como ciclismo, corrida, balonismo, escalada, skate, surf e pesca esportiva. Além dos esportes ligados à natureza, também estão previstos roteiros de ecoturismo em circuitos municipais, projetos de conservação ambiental, palestras, oficinas, conferências, exposições e feiras.
As atividades acontecerão nos municípios de Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Morretes, Paranaguá, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina e Guaraqueçaba. Em 2021, os Jogos Internacionais serão na Região Central do Paraná e em 2022 no Oeste, incluindo a fronteira com o Paraguai e a Argentina.
Jogos de Aventura
Iniciativa pioneira no Brasil, os Jogos de Aventura e Natureza foram lançados na semana passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e começam oficialmente em 10 de agosto de 2019. As competições acontecem em quatro momentos, entre agosto e novembro, e ocorrem em três regiões diferentes: no Litoral, nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu (Oeste), e na região de Angra Doce (Norte Pioneiro).
De acordo com o presidente da Esporte Paraná, Helio Wirbiski, o evento promovido pelo Governo do Estado converge com a iniciativa da Unilivre em usar o esporte para promover o turismo.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Coamo, Acit, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret

Com Cattani na presidência, Sicredi Progresso dá posse ao novo Conselho de Administração

Presidente e vice com os diretores executivos Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo  A Sicredi Progresso Paraná São Paulo está oficialmente desde segunda-feira (29), com uma nova diretoria constituída, quando assumiu o Conselho de Administração para a gestão 2024-2028. Homologada em cerca de 30 dias pelo Banco Central do Brasil, a nova gestão foi empossada em ato realizado na sede administrativa, em Toledo, com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. A nova gestão foi apresentada à noite à imprensa em jantar realizado na sede administrativa.   Depois de 17 anos à frente da cooperativa, Círio Kunzler passou a presidência ao ex-diretor Executivo Inácio Cattani, permanecendo no Conselho de Administração, agora como vice-presidente. O cargo exercido por vários anos por Cattani passou a ter como titular João Augusto da Rocha, que até há poucos meses atuava como diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri. Completam a diretoria executiva Carina Vargas, d

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd