Pular para o conteúdo principal

Mulher: projeto de prevenção à violência será lançado nas escolas de Toledo


Direitos e deveres acerca da violência contra mulher, na semana que marca os 13 anos da Lei da Maria da Penha, serão temas de atividades nas escolas estaduais. A iniciativa inédita da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) vai envolver os alunos dos 6º anos da rede pública de ensino, indicados pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo.
O projeto “Pequenas Conversas, Grandes Transformações” irá atuar nos prismas: prevenção, informação e coerção da violência contra a mulher. O projeto será lançado na próxima segunda-feira (05) e objetiva trabalhar os tipos de violência contra a mulher, divulgar a rede de serviços e apoio à mulher vítima de violência, estimular os alunos a serem agentes transformadores, prevenindo à violência doméstica e familiar.
As atividades acontecerão no Colégio Estadual Antônio José Reis, Colégio Estadual Jardim Europa, Colégio Estadual Jardim Maracanã, Colégio Estadual Novo Horizonte e Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima.
“Partindo da análise de dados referentes à violência contra a mulher no município, observou-se a necessidade de dialogar sobre esse assunto dentro das escolas. A educação é uma ferramenta de transformação e uma aliada para prevenir e reportar qualquer ação de violência contra a mulher, possibilitando melhorias para sociedade”, comenta a secretária da pasta Larissa Ribeiro.
Ela detalha que esse projeto realizará uma oficina em período de turno regular dos alunos e mediante uma organização direcionada ao objetivo de instigá-los e estimulá-los a uma nova postura diante da violência doméstica contra a Mulher. “Esse projeto faz parte de uma proposta pedagógica que vamos trabalhar com os alunos para que possam disseminar as informações com suas famílias. É um trabalho de aproximação para que a comunidade possa conhecer mais sobre o trabalho da Secretaria da Mulher”, explica Larissa.
Como será
O projeto vai acontecer em duas etapas. No primeiro momento, as atividades serão desenvolvidas com os alunos durante as oficinas “Pequenas conversas, grandes transformações”, com a utilização de material gráfico, debate e confecção das plaquinhas para o Mural dos Desejos Ecológico.
No segundo momento, marcado para o dia 28, fechamento do projeto, o encontro será realizado no Horto Municipal. Na oportunidade estarão presentes representantes das escolas envolvidas para o momento simbólico de lançamento do Mural dos Desejos Ecológico, onde serão fixadas as plaquinhas ecológicas com desejos para o futuro e ficarão expostas na grade para visitação.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Coamo, Acit, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo realiza Dia D de vacinação neste sábado (18)

  Neste sábado (18), todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Toledo e algumas do interior realizarão o “Dia D” de vacinação, quando todas as unidades abrirão excepcionalmente para atender o público. A mobilização especial ocorrerá das 8h às 17h em todas as UBS do município, com exceção das localizadas nos distritos de Dez de Maio, Boa Vista, Novo Sobradinho, Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que funcionarão das 8h às 13h. O objetivo é ampliar o acesso da população às vacinas e aumentar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução ou disseminação de doenças já controladas, como o sarampo. A Campanha Nacional de Multivacinação segue diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e disponibiliza todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. Entre elas, doses contra hepatite A e B, meningocócicas C e ACWY, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, febre amarela, rotavírus, HPV, influenza e Covid-19. A orientação das autorid...

POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR PEDOFILIA EM TOLEDO

  A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Formosa do Oeste, cumpriu mandado de busca e apreensão em decorrência de investigações sobre crimes previstos nos artigos 217-A e 215-A do Código Penal e artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que tratam de delitos contra a dignidade sexual e armazenamento de material ilícito. A ação foi realizada em Jesuítas/PR, onde foram apreendidos notebooks que serão encaminhados para análise da Polícia Científica.  Durante as diligências, o investigado foi localizado e preso em Toledo/PR, sendo também apreendido um celular em sua posse.  A PCPR reforça seu compromisso no combate a crimes que atingem crianças e adolescentes, atuando com rigor técnico e responsabilidade social. DENUNCIE! A participação da população é fundamental para combater esse tipo de crime. Disque 181 ou procure a delegacia mais próxima. As informações podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa. Viver Toledo - Ano 16 Por que...

Prefeitos escolhem nome para título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná

  Os prefeitos e prefeitas da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) se reuniram na manhã desta sexta-feira (10), em assembleia fechada para, entre outras pautas, escolher o nome do homenageado para receber o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. Em votação secreta, o colegiado de prefeitos escolheu por maioria o nome de Nelson Padovani para receber a honraria.  Ex-deputado federal, Padovani chegou com a família ao Oeste do Paraná em 1958 vindo de Presidente Prudente (SP). Empresário no ramo de máquinas agrícolas, ele ajudou na mecanização agrícola de todo o oeste do Paraná, na década de 70. Foi também loteador nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Corbélia, Medianeira, Terra Roxa, Palotina, Ubiratã, Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Cafelândia, Nova Aurora, Braganey, edificando mais de 100 mil imóveis urbanizados.  Ex-deputado federal por dois mandatos, Nelson Padovani trouxe inúmeros recursos e obras para a região e ajudou na cr...