Pular para o conteúdo principal

HUOP faz alerta sobre tabagismo

Aproximadamente 70% dos atendimentos da área de cirurgia de tórax e pneumologia do ambulatório do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) tem relação direta ou indireta com o tabagismo. A informação é de um dos médicos do ambulatório, pneumologista, cirurgião torácico e professor do curso de Medicina, Daniel Pavan. Isto significa que de cada 10 pacientes atendidos no ambulatório, sete tem alguma relação com o cigarro.
O médico reafirma a necessidade de uma campanha intermitente contra o tabagismo, problema de saúde pública. “O câncer que mais mata pacientes do sexo masculino é o câncer de pulmão, seguido do câncer de mama. Além disso, há os problemas cardiovasculares, que também tem relação com o tabaco”.
Pavan observa que a maior parte dos atendimentos tem relação com tabagismo ativo de longa data, ou seja, pacientes que já enfrentavam outros problemas de saúde e procuram atendimento especializado quando o pulmão é afetado. “O importante é a questão de conscientização, campanha reforçado de maneira exaustiva, que atinjam medidas de controle do fumo em ambientes sociais, reprimir, controlar e combater outras formas de fácil acesso ao cigarro”.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.
As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.
A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo.
Os especialistas também alertam sobre os perigos no Narguile, tão prejudicial quanto o cigarro, pois mesmo parecendo inofensivo, fumar narguilé equivale a fumar 100 cigarros. Atualmente o SUS oferece ampla assistência a quem quer parar de fumar, desde o acompanhamento do paciente por profissionais de saúde até a oferta de medicamentos, entre adesivos, pastilhas, gomas de mascar e antidepressivo. Em abril deste ano através da Portaria nº 571, foram atualizadas as diretrizes de cuidado à pessoa tabagista no âmbito da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas do SUS. O objetivo é ampliar o acesso ao tratamento da dependência à nicotina na rede pública.
No HUOP, há residência em cirurgia de tórax/pneumologia. São três médicos da área, que fazem tutoria para residentes na área e também acompanham internos do curso de Medicina do HUOP, Daniel Pavan, Daniel Oliveira e José Dantas.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Sifra





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PP e União Brasil oficializam “Superfederação” e criam a maior força partidária do Congresso

Sperafico com deputados e lideranças - Divulgação O Progressistas (PP) e o União Brasil oficializaram nesta semana a criação da federação partidária União Progressista, que passa a ser a maior força política do país. O novo bloco reúne 109 deputados federais, 15 senadores, além de 1.350 prefeitos espalhados por todo o Brasil, consolidando também presença em seis governos estaduais.   O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista-PR) participou da convenção conjunta que sacramentou a união entre as duas legendas. Em seu discurso, destacou a importância histórica da medida.   “Estou no Progressistas desde sua fundação e vejo com bons olhos essa nova força política. No Paraná, temos 4 deputados federais e 7 estaduais. Isso mostra a nossa força e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, afirmou Sperafico, lembrando que a federação reforça o papel do partido no cenário nacional. Segundo o parlamentar, em seu sétimo mandato, o objetivo central da União Progressista se...

Sintomege avalia com trabalhadores desempenho na segunda safra de milho

O Sintomege – Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Toledo e Região promoveu no último sábado, em sua sede, em Toledo, uma reunião de sua diretoria, encarregados nos diversos locais de trabalho e trabalhadores, com vistas a avaliar os resultados da última safra.   Na avaliação do presidente do Sintomege, Civaldo Martins de Lima, a finalização da segunda safra de milho trouxe excelentes resultados para os trabalhadores, que puderam agregar bons rendimentos. Atuando nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, onde a economia está fortemente vinculada ao agro, as cooperativas são as principais parceiras do Sintomege na demanda por mão de obra especializada. Entre elas estão: Primato, Coamo, C. Vale, Copacol, Lar, Coopertradição e Codepa.   “Os períodos de safra aumentam muito a contratação de mão de obra e só não colocamos mais pela falta de mão de obra”, afirma Civaldo. Segundo ele, a procura pelas empresas é grande devido ao conceito alcançado pelo ...

Feirinha Biopark movimenta a tarde de sábado (23) com atrações culturais e gastronômicas

Neste sábado (23), a partir das 15h30, a Queijaria Flor da Terra será palco de mais uma edição da Feirinha Biopakr, reunindo cultura, bem-estar e gastronomia em um único espaço. Com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade, o evento promete uma tarde repleta de experiências para todas as idades. A programação inclui uma aula de yoga para iniciantes, ideal para quem deseja relaxar e cuidar da saúde. A imaginação também ganha destaque na roda de histórias com lendas do Paraná, trazendo um toque de tradição e encantamento ao encontro. As crianças terão um espaço especial com atividades no espaço kids totalmente gratuito, para se divertirem com segurança. Para animar o público, haverá show ao vivo durante a tarde, garantindo música e diversão. Além disso, diversos expositores estarão presentes com opções gastronômicas e artesanais, valorizando produtores locais e oferecendo ao público a chance de saborear e levar para casa produtos únicos. A Feirinha Biopark é uma oportunidade para re...