Pular para o conteúdo principal

O aumento da expectativa de vida da população brasileira

Dilceu Sperafico*
Os brasileiros, a exemplo de habitantes de países desenvolvidos, também estão vivendo mais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2018 a expectativa de vida da população nacional é de 76,3 anos, o que significa elevação de três meses e quatro dias na comparação com a estimativa de 2017, que era de 76 anos.
Resta saber que nível de qualidade de vida terão essas pessoas, desde quando crianças até a terceira idade, passando pela fase adulta. Conforme o levantamento, a expetativa de vida dos brasileiros vem crescendo desde 1940, pois naquele ano era de apenas 45,5 anos. A evolução mostra que os brasileiros tiveram crescimento de expectativa de vida de 30,8 anos, em média, nos últimos 79 anos.
A elevação, segundo especialistas, se justifica por uma série de fatores favoráveis, como queda da mortalidade, desenvolvimento do serviço de saúde e da medicina, melhoria do saneamento básico e da coleta de lixo, além da evolução de hábitos de existência das pessoas, contribuindo no seu conjunto para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em outras palavras, segundo os pesquisadores do tema, as pessoas, de todas as cidades e classes sociais, passaram a se cuidar mais, adotando hábitos saudáveis, procurando o atendimento médico sempre que julgam necessário e tomando a medicação de acordo com a orientação de profissionais da saúde. 

As pessoas também passaram a desenvolver mais atividades físicas, como praticando caminhadas e utilizando transporte alternativo, como bicicletas, para ir ao trabalho e buscar o lazer. O ciclismo, sem dúvida alguma, também depende de ciclovias modernas, topografia plana do terreno e das distâncias a serem percorridas. 
Igualmente vale destacar progressos na qualidade, sanidade e diversidade de produtos alimentares disponíveis, alimentação balanceada, maior consumo de produtos saudáveis, sono capaz de repor as energias, consumo moderado de álcool e abandono do hábito de fumar, pois no conjunto também são importantes para o prolongamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Outro fato interessante, segundo o estudo, é que as mulheres tendem a viver mais tempo que os homens, pois a expectativa feminina aumentou de 79,6 anos em 2017 para 79,9 anos em 2018, enquanto para os brasileiros aumentou de 72,5 para 72,8 anos no mesmo período.
O fenômeno, segundo os especialistas, se explica por causas externas, não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina e que não era observado em 1940. Foi a partir de meados da década de 80 que as mortes associadas às causas externas passaram a desempenhar papel de destaque, como fenômeno decorrente da urbanização e inclui homicídios e acidentes, inclusive de trânsito.
Outra informação importante é que a mortalidade infantil manteve em 2018 a tendência de queda, pois as mortes de crianças antes de completar um ano de idade caiu de 12,8 a cada mil nascidos vivos em 2017 para 12,4 por mil em 2018.
Em 1940, eram 146,6 mortes entre mil nascidos vivos, o que representa uma queda de 91,6%. Já até os cinco anos de idade, o número de mortes caiu entre 2017 e 2018, de 14,9 por mil para 14,4 por mil, o que é uma excelente notícia para os pais, avós, tios, padrinhos e amigos das crianças, que são seres muito especiais e fazem grande diferença na qualidade de vida das famílias.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi, Pharma S. A.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa

A Secretaria da Fazenda alerta a população de Toledo para que os que se encontram com dívidas junto ao município, com relação a 2025 e anos anteriores, procurem o Departamento de Receita na Prefeitura de Toledo até o dia 30 de dezembro, para regularizar os débitos. Caso contrário serão reinscritos ou inscritos na dívida ativa, podendo causar diversas consequências como a inibição de crédito e outras complicações em relação à vida financeira.  A Prefeitura de Toledo possui uma legislação de parcelamento, sendo possível parcelar em até 60 vezes, com desconto de juros e multas. “É muito importante que os contribuintes que estão em débito com o município procurem a prefeitura até o final do ano, estaremos aptos e prontos para atender a população, auxiliando a quitar essas dívidas, seja a vista ou de forma parcelada. Em caso do não pagamento, o contribuinte poderá receber diversas consequências em sua vida financeira”, tais como: protesto ou execução fiscal,  comentou o diretor da ...

Prefeitura de Toledo recebe mais de R$ 4 milhões da Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Toledo recebeu, na segunda-feira (22), um repasse de R$ 4.029.807,50 proveniente das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores. O valor, devolvido ao Executivo Municipal, decorre da economia obtida no primeiro ano da atual legislatura. A formalização do repasse ocorreu durante a 45ª sessão ordinária da Câmara Municipal em 2025, a última do ano. O presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle, pontuou que a restituição marca um momento histórico para a Casa de Leis. “Esse repasse é resultado direto de planejamento, eficiência administrativa e trabalho coletivo”, salientou. “Conseguimos executar as ações planejadas para este ano com menos recursos do que estava previsto, e essa economia retorna agora como recursos livres para investimentos que farão diferença concreta na vida das pessoas”, comentou. A economia foi obtida a partir da gestão do orçamento ao qual a Câmara tem direito por lei, equivalente a até 6% do orçamento municipal. Do montante total repassado, ...

Recanto Cataratas lança programação especial para as férias de verão

  Foz do Iguaçu (PR) é um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, reunindo atrações naturais icônicas, como as Cataratas do Iguaçu, além de ampla oferta de lazer para todas as idades. Durante as férias de verão, o destino se torna ainda mais atrativo — e o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention se destaca como opção ideal para quem busca descanso, diversão e experiências completas.  Pensando nas famílias que desejam aproveitar a temporada, o resort preparou uma programação especial de férias, válida de 4 a 31 de janeiro de 2026. A proposta é oferecer uma experiência all-in-one, com excelente custo-benefício, estrutura completa de lazer e serviços de alto padrão. Com cerca de 500 acomodações entre apartamentos e suítes, distribuídas em diferentes categorias, o Recanto Cataratas atende a diversos perfis de viajantes. As amplas áreas de lazer, a área de entretenimento e a reconhecida gastronomia consolidam o resort como um verdadeiro destino de férias em Foz ...