Pular para o conteúdo principal

O aumento da expectativa de vida da população brasileira

Dilceu Sperafico*
Os brasileiros, a exemplo de habitantes de países desenvolvidos, também estão vivendo mais. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), desde 2018 a expectativa de vida da população nacional é de 76,3 anos, o que significa elevação de três meses e quatro dias na comparação com a estimativa de 2017, que era de 76 anos.
Resta saber que nível de qualidade de vida terão essas pessoas, desde quando crianças até a terceira idade, passando pela fase adulta. Conforme o levantamento, a expetativa de vida dos brasileiros vem crescendo desde 1940, pois naquele ano era de apenas 45,5 anos. A evolução mostra que os brasileiros tiveram crescimento de expectativa de vida de 30,8 anos, em média, nos últimos 79 anos.
A elevação, segundo especialistas, se justifica por uma série de fatores favoráveis, como queda da mortalidade, desenvolvimento do serviço de saúde e da medicina, melhoria do saneamento básico e da coleta de lixo, além da evolução de hábitos de existência das pessoas, contribuindo no seu conjunto para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em outras palavras, segundo os pesquisadores do tema, as pessoas, de todas as cidades e classes sociais, passaram a se cuidar mais, adotando hábitos saudáveis, procurando o atendimento médico sempre que julgam necessário e tomando a medicação de acordo com a orientação de profissionais da saúde. 

As pessoas também passaram a desenvolver mais atividades físicas, como praticando caminhadas e utilizando transporte alternativo, como bicicletas, para ir ao trabalho e buscar o lazer. O ciclismo, sem dúvida alguma, também depende de ciclovias modernas, topografia plana do terreno e das distâncias a serem percorridas. 
Igualmente vale destacar progressos na qualidade, sanidade e diversidade de produtos alimentares disponíveis, alimentação balanceada, maior consumo de produtos saudáveis, sono capaz de repor as energias, consumo moderado de álcool e abandono do hábito de fumar, pois no conjunto também são importantes para o prolongamento e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Outro fato interessante, segundo o estudo, é que as mulheres tendem a viver mais tempo que os homens, pois a expectativa feminina aumentou de 79,6 anos em 2017 para 79,9 anos em 2018, enquanto para os brasileiros aumentou de 72,5 para 72,8 anos no mesmo período.
O fenômeno, segundo os especialistas, se explica por causas externas, não naturais, que atingem com maior intensidade a população masculina e que não era observado em 1940. Foi a partir de meados da década de 80 que as mortes associadas às causas externas passaram a desempenhar papel de destaque, como fenômeno decorrente da urbanização e inclui homicídios e acidentes, inclusive de trânsito.
Outra informação importante é que a mortalidade infantil manteve em 2018 a tendência de queda, pois as mortes de crianças antes de completar um ano de idade caiu de 12,8 a cada mil nascidos vivos em 2017 para 12,4 por mil em 2018.
Em 1940, eram 146,6 mortes entre mil nascidos vivos, o que representa uma queda de 91,6%. Já até os cinco anos de idade, o número de mortes caiu entre 2017 e 2018, de 14,9 por mil para 14,4 por mil, o que é uma excelente notícia para os pais, avós, tios, padrinhos e amigos das crianças, que são seres muito especiais e fazem grande diferença na qualidade de vida das famílias.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi, Pharma S. A.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente no Piauí tira a vida de empresário de Novo Sarandi e esposa e mais uma pessoa

Acidente frontal vitimou três pessoas - Reprodução O empresário Ivandro Bonna e sua esposa, Andrea Cristina Block, morreram em um acidente próximo ao distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no estado do Piauí no final de segunda-feira (28). A colisão frontal entre duas caminhonetes resultou na morte de uma terceira pessoa.   O casal era muito conhecido na região, uma vez que ele residiu por vários anos no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, enquanto ela era de Marechal Cândido Rondon. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender à ocorrência, porém as vítimas não resistiram aos ferimentos. Ivandro era ligado à Cerâmica Bona e possuía propriedades no Piauí, estado onde residia já há alguns anos. Andrea e Ivandro residiam no Piauí Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR ...

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Veículo do Paraguai força ultrapassagem e causa acidente fatal no Oeste

Acidente resultou na morte do condutor do Corsa - PRE Um acidente com uma vítima fatal e cinco pessoas feridas ocorreu na noite de sábado (3), na PR-497, Km 19+350m, no trecho entre São Miguel do Iguaçu a Itaipulândia. O motorista de um veículo GM/Corsa emplacado em Missal/PR, Vilson Sartori, de 66 anos de idade, veio a óbito no caminho para o atendimento hospitalar.   No outro veículo, um Toyota/Prêmio prata, emplacado no Paraguai, ficaram levemente feridos o motorista de 55 anos de idade, uma mulher de 34 anos, um menino de 10 anos, uma adolescente de 15 anos e uma menina de 10 anos de idade. Todos receberam atendimento no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal.   Conforme os dados colhidos no local pela Polícia Rodoviária Estadual, o Corsa trafegava pela rodovia, sentido São Miguel do Iguaçu a Itaipulândia, quando foi atingido lateralmente pelo outro veículo que transitava em sentido contrário na contramão de direção.   O veículo com placas do Paraguai teria provo...