Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Toledo sinaliza com possibilidade à reabertura do comércio

Entre a cruz e a espada, COE definirá hoje se abre ou mantém quarentena
Toledo: COE decide hoje se atividade comercial poderá ser retomada
O comércio de Toledo vive a expectativa de reabrir as suas portas e voltar a atender ao público. A decisão sobre a possibilidade de retomada da atividade comercial será tomada hoje em reunião do Centro de Operações de Emergências (COE), em horário ainda indefinido. Qualquer que seja a decisão, ela só deverá ser anunciada ao final da tarde desta teça-feira.
A concluir pelo que deixou a entender o prefeito Lucio de Marchi, em entrevista a Edio Rossetto, na Rádio Guaçu, na manhã de hoje, isso poderá efetivamente ocorrer. Lucio sinalizou que em sendo flexibilizado o decreto que determinou a cessão de atividades mantendo-se apenas as consideradas essenciais, isso deverá ocorrer obedecendo a critérios rigorosos de controle para evitar aglomerações no interior dos estabelecimentos.
Lúcio de Marchi chegou a pedir aos comerciantes que não realizem promoções, "uma vez que elas costumam atrair mais gente e gerar aglomerações".

Dilema
O prefeito de Toledo vive o dilema de todos os governantes em meio à maior crise mundial de saúde. É um momento em que a posição das autoridades de saúde pela manutenção da quarentena é confrontada pelo clamor da classe empresarial, preocupada com a falta de fluxo de caixa para a manutenção dos seus negócios e a manutenção de empregos. Na última semana, várias entidades, como Acit, Sinvar e Comdet, encaminharam pedido expresso às autoridades pela reabertura do comércio.
A maioria das empresas deu férias coletivas aos seus colaboradores, mas várias já estão efetivando demissões. O titular de uma empresa disse ao Viver Toledo que deu férias coletivas a mais de 40 colaboradores e que alguns deles não retornarão aos seus empregos.  “Não tenho como manter todos eles. Uns dez serei obrigado a demitir”, afirmou.
Segundo o presidente da Feira do Produtor, José Martins, a expectativa é de que a atividade comercial seja autorizada para minimizar os prejuízos. “Vemos cenas chocantes, de produtor passando o trator em suas hortas, pois não tem para quem vender a sua produção”, disse em entrevista a Paulo Weber, na Rádio Integração.
Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia, I-Bolsa Pharma S/A, Restaurante Soles, Inglês Athus




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Homem morre atropelado na PR-491; veículo evadiu-se do local

Um acidente fatal foi registrado no início da madrugada deste dia 1º de maio, na PR-491, entre Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa. Conforme dados colhidos no local, o veículo trafegava pela rodovia estadual e atropelou o pedestre que estava sobre a pista de rolamento.   O homem não identificado veio a óbito no local, enquanto o veículo envolvido na tragédia não foi localizado. O acidente ocorreu à altura do Km 04+400m, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, com o registro à 1h15.   Se um veículo se evadir do local de um acidente, o condutor pode ser enquadrado por um crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fuga do local do acidente com o objetivo de evitar responsabilidade penal ou civil pode resultar em detenção de seis meses a um ano, ou multa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial ...

Hospital Regional: arquivadas acusações contra ex-prefeito Beto Lunitti

Hospital Regional de Toledo - Arquivo O ex-prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt foi isentado de responsabilidade nas investigações sobre supostas irregularidades na construção do Hospital Regional de Toledo, que foram concluídas.   De acordo com a assessoria jurídica do ex-prefeito, a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal apontaram os verdadeiros responsáveis técnicos pela execução e fiscalização da obra, os quais já foram denunciados e responderão criminalmente.   “Ao analisar minuciosamente as provas, o MPF requereu e obteve o arquivamento integral das acusações em desfavor do então prefeito, por absoluta falta de indícios de autoria ou participação em qualquer ilícito. O Juízo Federal homologou esse arquivamento, encerrando em definitivo a persecução penal contra o ex-gestor”, diz a nota da Katarinhuk Advogados. Beto Lunitti “Reafirmo minha confiança na Justiça. Sempre pautei meus atos pelos princípios da administração pública e ...