Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da Acit avalia impacto da pandemia nas empresas associadas

A Acit, por meio do Departamento Institucional, realizou pesquisa para avaliar a situação das empresas de Toledo. O intuito foi compreender o impacto da paralisação nas atividades, em decorrência da pandemia do Covid-19.
A pesquisa foi realizada no período de 30 de abril a 8 de maio, sendo enviada por e-mail aos associados, com 295 devoluções do questionário. Entre as empresas que responderam, 42,4% são Microempresas; 32,5 % são Empresas de Pequeno Porte (EPP); 15,9% são Microempreendedores Individuais (MEI); 4,4% são empresas de grande porte e 4,4% de médio porte.
Destas, 43,7% são do setor de Prestação de Serviços; 41,4% são do setor do Comércio; 8,5% da Indústria; 1,4% do Agronegócio e 5,1% são de segmentos variados.
Entre as informações levantadas, está a questão do faturamento nas empresas após a chegada do Covid-19 ao Brasil. Entre elas, 54,9% apontam que o faturamento reduziu consideravelmente; em 16,9% reduziu pouco; em 9,8% , reduziu 100% (pois a empresa ficou parada); 9,5%% das empresas continuam com resultado igual; em 6,4%, aumentou pouco e em 2,4%, houve aumento.
Outra questão levanta o risco de as empresas encerrarem as atividades após a ocorrência da pandemia. Entre as empresas pesquisadas, 30,2% afirmam que há pouco risco; para 29,2% das empresas, há médio risco; para 23,1%, não há risco; já 16,6% apontam que há muito risco de fechar e 1,0% encerrou as atividades.
Outro dado da pesquisa se refere a demissões. Em 73,9% não houve demissões; em 22,7% das empresas, houve de 1 a 5 demissões; em 1,7% das empresas, 6 a 10 demissões; em 0,3% houve de 11 a 20 demissões; em 1,0% houve 21 a 35 demissões e 0,3% das empresas pesquisadas aponta que fez de 50 demissões.
Entre estas empresas, 44,7% acredita que não precisará demitir funcionários nos próximos 60 dias; 37,6% deve demitir, se a economia não girar, enquanto 17,6% das empresas aponta que irá demitir.
Sobre o acesso a linhas de crédito (empréstimos/financiamentos), 40,3% das  empresas pesquisadas indicam que não precisaram de empréstimos; 29,2%  vai precisar de empréstimos; 13,2% fez algum empréstimo; 9,5%  das empresas fez o pedido mas não foi aprovado, enquanto 7,8% aponta que não vai precisar de empréstimos.
As empresas também responderam quanto à inadimplência neste período. Entre estas, 36,3% afirmam que não teve inadimplência; em 28,5% das empresas, o índice foi de até 10%; para 15,3% das empresas, a inadimplência ficou entre 11% a 20%; para 10,5% das empresas, o índice de inadimplência foi de 21% a 30%; e 9,5%, acima de 31%.
Quanto a expectativa em relação à economia do município de Toledo após este período, 51,5% das empresas acreditam que irá melhorar; 21,4% avalia que irá piorar; para 12,2% continuará igual; 10,8% das empresas estima que irá melhorar muito, enquanto para 4,1% dos pesquisados acha que irá piorar muito.
A pesquisa ainda levantou quais são os principais desafios das empresas para o enfrentamento dos impactos gerados pela pandemia do Coronavírus. Para 53,9%, os desafios são nos setores de Finanças (Crédito; Fluxo de Caixa, Gestão Financeira); para 17,3%, os desafios estão nas áreas de Marketing e Vendas (Vendas online, Uso das Redes Sociais, Marketing Digital).
Já 15,3% das empresas consideram como desafios as Estratégias (como reduzir os impactos do coronavírus; Home Office; Pesquisa), enquanto para 13,6% das empresas, os desafios estão nas áreas de Legislação (Medidas trabalhistas na crise, Impostos/Tributos, Medidas Governamentais).
Viver Toledo – Editores: Wanderleemy Graeff e Karine Graeff
Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia, Soles Sushi, Inglês Athus




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sperafico propõe título de Capital Nacional do Arrancadão de Tratores a Maripá

Deputado anunciou a proposta durante a 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe,ao lado de seu filho Natan Sperafico Dilceu Sperafico, Anderson Bento Maria e Natan Sperafico Durante a 25ª edição da tradicional Festa das Orquídeas e do Peixe, realizada no último domingo (31), o deputado federal Dilceu Sperafico (UniãoProgressista/PR) anunciou oficialmente a apresentação do Projeto de Lei 3208/2025, que concede ao município de Maripá o título de Capital Nacional do Arrancadão de Tratores.   A proposta foi protocolada na Câmara dos Deputados em 2 de julho de 2025 e reconhece a relevância cultural, social e econômica da prática esportiva e festiva no município. Maripá é conhecida nacionalmente pela realização anual do Arrancadão de Tratores, evento que atrai milhares de visitantes e movimenta o comércio local, reforçando a identidade rural e o espírito competitivo dos produtores e entusiastas da agricultura mecanizada.   Sperafico esteve presente na festa acompanhado de seu filho, o ex-...

Projeto de Ordenamento da Piscicultura avança para a Fase II com parceria do Biopark Educação

  Após resultados expressivos na primeira etapa, o Projeto de Ordenamento da Piscicultura no Paraná inicia sua Fase II, fortalecendo a rede de pesquisa e ampliando a parceria entre instituições como Biopark Educação, Embrapa Pesca e Aquicultura, Fundação Araucária, SETI-PR, Unioeste e IFPR. O foco agora é compreender a expansão histórica da atividade e seus impactos socioambientais, garantindo bases sólidas para políticas públicas e a consolidação da certificação de sustentabilidade da piscicultura paranaense. De acordo com o pesquisador da UMIPI Oeste Paranaense, Bruno Aparecido da Silva, a primeira fase foi essencial para mapear áreas de cultivo e potenciais zonas de expansão. “A partir desse diagnóstico inicial, conseguimos avançar agora para a avaliação do passado da atividade aquícola estadual. O objetivo é compreender se a piscicultura cresceu de forma sustentável, seguindo a legislação, contribuindo para a preservação da vegetação nativa, ou se avançou sobre áreas degradadas...

Concurso de Bolsas da Rede Alfa de Ensino acontece no próximo dia 13

Acontece no próximo dia 13, o Concurso de Bolsas da Rede Alfa de Ensino, uma excelente oportunidade para seu filho estudar numa escola de excelência com desconto exclusivo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.ensinoalfa.com.br/lp-concurso-de-bolsas/ A prova vai acontecer na unidade de Toledo para alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Na oportunidade, os participantes terão uma visita guiada pelo colégio e uma palestra sobre a proposta pedagógica, para que as famílias conheçam de perto tudo o que faz do Alfa uma escola única. Alfa Toledo Em Toledo, o Alfa fica localizado na Avenida Maripá, 6292 – Jardim La Salle. Telefone: (45) 3252-1784. A escola tem estrutura moderna, equipe de excelência e o compromisso de entregar uma educação que transforma vidas. Além da grade padrão, os estudantes contam com projetos exclusivos como Cidadania, ZOOM, Laboratório de Inteligência de Vida e o ensino bilíngue, que ampliam horizontes e preparam para o futuro....