Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da Acit avalia impacto da pandemia nas empresas associadas

A Acit, por meio do Departamento Institucional, realizou pesquisa para avaliar a situação das empresas de Toledo. O intuito foi compreender o impacto da paralisação nas atividades, em decorrência da pandemia do Covid-19.
A pesquisa foi realizada no período de 30 de abril a 8 de maio, sendo enviada por e-mail aos associados, com 295 devoluções do questionário. Entre as empresas que responderam, 42,4% são Microempresas; 32,5 % são Empresas de Pequeno Porte (EPP); 15,9% são Microempreendedores Individuais (MEI); 4,4% são empresas de grande porte e 4,4% de médio porte.
Destas, 43,7% são do setor de Prestação de Serviços; 41,4% são do setor do Comércio; 8,5% da Indústria; 1,4% do Agronegócio e 5,1% são de segmentos variados.
Entre as informações levantadas, está a questão do faturamento nas empresas após a chegada do Covid-19 ao Brasil. Entre elas, 54,9% apontam que o faturamento reduziu consideravelmente; em 16,9% reduziu pouco; em 9,8% , reduziu 100% (pois a empresa ficou parada); 9,5%% das empresas continuam com resultado igual; em 6,4%, aumentou pouco e em 2,4%, houve aumento.
Outra questão levanta o risco de as empresas encerrarem as atividades após a ocorrência da pandemia. Entre as empresas pesquisadas, 30,2% afirmam que há pouco risco; para 29,2% das empresas, há médio risco; para 23,1%, não há risco; já 16,6% apontam que há muito risco de fechar e 1,0% encerrou as atividades.
Outro dado da pesquisa se refere a demissões. Em 73,9% não houve demissões; em 22,7% das empresas, houve de 1 a 5 demissões; em 1,7% das empresas, 6 a 10 demissões; em 0,3% houve de 11 a 20 demissões; em 1,0% houve 21 a 35 demissões e 0,3% das empresas pesquisadas aponta que fez de 50 demissões.
Entre estas empresas, 44,7% acredita que não precisará demitir funcionários nos próximos 60 dias; 37,6% deve demitir, se a economia não girar, enquanto 17,6% das empresas aponta que irá demitir.
Sobre o acesso a linhas de crédito (empréstimos/financiamentos), 40,3% das  empresas pesquisadas indicam que não precisaram de empréstimos; 29,2%  vai precisar de empréstimos; 13,2% fez algum empréstimo; 9,5%  das empresas fez o pedido mas não foi aprovado, enquanto 7,8% aponta que não vai precisar de empréstimos.
As empresas também responderam quanto à inadimplência neste período. Entre estas, 36,3% afirmam que não teve inadimplência; em 28,5% das empresas, o índice foi de até 10%; para 15,3% das empresas, a inadimplência ficou entre 11% a 20%; para 10,5% das empresas, o índice de inadimplência foi de 21% a 30%; e 9,5%, acima de 31%.
Quanto a expectativa em relação à economia do município de Toledo após este período, 51,5% das empresas acreditam que irá melhorar; 21,4% avalia que irá piorar; para 12,2% continuará igual; 10,8% das empresas estima que irá melhorar muito, enquanto para 4,1% dos pesquisados acha que irá piorar muito.
A pesquisa ainda levantou quais são os principais desafios das empresas para o enfrentamento dos impactos gerados pela pandemia do Coronavírus. Para 53,9%, os desafios são nos setores de Finanças (Crédito; Fluxo de Caixa, Gestão Financeira); para 17,3%, os desafios estão nas áreas de Marketing e Vendas (Vendas online, Uso das Redes Sociais, Marketing Digital).
Já 15,3% das empresas consideram como desafios as Estratégias (como reduzir os impactos do coronavírus; Home Office; Pesquisa), enquanto para 13,6% das empresas, os desafios estão nas áreas de Legislação (Medidas trabalhistas na crise, Impostos/Tributos, Medidas Governamentais).
Viver Toledo – Editores: Wanderleemy Graeff e Karine Graeff
Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia, Soles Sushi, Inglês Athus




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret

Com Cattani na presidência, Sicredi Progresso dá posse ao novo Conselho de Administração

Presidente e vice com os diretores executivos Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo  A Sicredi Progresso Paraná São Paulo está oficialmente desde segunda-feira (29), com uma nova diretoria constituída, quando assumiu o Conselho de Administração para a gestão 2024-2028. Homologada em cerca de 30 dias pelo Banco Central do Brasil, a nova gestão foi empossada em ato realizado na sede administrativa, em Toledo, com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. A nova gestão foi apresentada à noite à imprensa em jantar realizado na sede administrativa.   Depois de 17 anos à frente da cooperativa, Círio Kunzler passou a presidência ao ex-diretor Executivo Inácio Cattani, permanecendo no Conselho de Administração, agora como vice-presidente. O cargo exercido por vários anos por Cattani passou a ter como titular João Augusto da Rocha, que até há poucos meses atuava como diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri. Completam a diretoria executiva Carina Vargas, d

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im