Pular para o conteúdo principal

MP pede a implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste

Entre as medidas, MP pede que a suspensão de todos os eventos religiosos no Paraná e a implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste.
Por G1 PR E RPC Londrina - O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou uma ação civil pública contra o Estado do Paraná para obrigar o governo a invalidar atos que autorizaram o funcionamento de atividades comerciais não essenciais durante o estado de emergência em função da pandemia do novo coronavírus.
O Governo do Estado informou que não foi notificado da ação e aguarda a manifestação do Poder Judiciário a respeito do tema.
De acordo com a promotora de Saúde de Londrina, Susana de Lacerda, a ação foi ajuizada de forma conjunta pelas promotorias de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Na ação, o MP pede a suspensão de todos os eventos religiosos no Paraná, proibição do governo de autorizar eventos que gerem aglomerações e concentrações de pessoas e a implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste.
"Seja determinado ao Estado do Paraná a obrigação de adotar medidas restritivas harmonizáveis com o atual momento pandêmico – dentre as quais o denominado lockdown (restrição total às atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde), senão em todo, em algumas regiões do território paranaense -, capazes de assegurar que os imprescindíveis distanciamentos e isolamentos sociais afetos a este período resultem efetivamente observados, sob pena de não apenas continuarmos com o manifesto aumento de pessoas diagnosticadas, mas também de óbitos decorrentes da referida doença, além de rumarmos ao inevitável colapso da rede de saúde (pública e privada)", diz um trecho da ação.
Aumento de casos
Os promotores destacam que o aumento do número de paranaenses com diagnóstico positivo para Covid-19 pode acarretar em falta de medicamentos e insumos, além da sobrecarga da rede de saúde.
Na ação, o MP-PR afirma que há fortes indicativos de um 'brevíssimo colapso na oferta de ações e de serviços de saúde' nas macrorregiões leste e oeste .
Até domingo (28), boletim da Secretaria Estadual de Saúde contabilizava 20.516 casos confirmados do novo coronavírus e 586 óbitos registrados por complicações da doença no Paraná.
A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto para Covid-19 no estado estava em 67% e de leitos para enfermaria em 48%, ainda conforme boletim de domingo. A ocupação de leitos pediátricos estava em 32% para UTI e 20% para enfermaria.
"Enquanto o discurso e orientação normativa não se atrelarem a medidas práticas garantidoras de distanciamento e de isolamento social, os índices de pacientes diagnosticados e de óbito somente irão aumentar", afirma outro trecho.
O que diz o governo
O Governo do Estado reafirma que mantém as recomendações sobre a importância do distanciamento e isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Tal orientação tem sido seguidamente defendida pelas autoridades estaduais, desde o início da pandemia da Covid-19.
Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Soles Sushi, Inglês Athus, iBOLSA, Pharma S/A




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recanto Cataratas anuncia Black Friday com descontos de até 40% para reservas até agosto de 2026

Campanha especial, válida de 24 a 30 de novembro, oferece tarifas reduzidas, parcelamento facilitado e cortesia para duas crianças de até 10 anos O Recanto Cataratas, um dos resorts mais premiados de Foz do Iguaçu (PR), acaba de lançar a campanha anual Black Recanto, com descontos que podem chegar a 40% nas reservas realizadas de 24 a 30 de novembro, adquiridas pelo site oficial ou pela Central de Reservas. As tarifas promocionais valerão para hospedagens entre 14 de dezembro de 2025 a 31 de agosto de 2026, uma boa oportunidade para quem planeja conhecer ou revisitar a Terra das Cataratas, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.  O Recanto Cataratas, um dos mais premiados resorts do destino paranaense, reforça seu compromisso de tornar a viagem em família ainda mais acessível oferecendo, além dos benefícios da Black Friday, estrutura completa de lazer, gastronomia variada e opções de entretenimento para todas as idades, o Recanto Cataratas reforça seu compromisso de t...

Prefeitura de Toledo recebe ônibus novo adaptado para pessoas idosas

Toledo recebeu do Governo do Paraná, oficialmente, na manhã de segunda-feira (24), um ônibus adaptado para apoio às políticas municipais para a pessoa idosa. A entrega foi realizada em Curitiba, com a presença do vice-prefeito Lucio De Marchi e das secretárias: Eliane Bombardelli (Mulher), Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social), e Simone Ferrari (Assistência Social). A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Ratinho Junior e da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. O veículo faz parte de uma frota de 40 ônibus que contemplam também outros municípios do Paraná, e integram a estratégia Cuida Mais Paraná, que visa à promoção do envelhecimento ativo e saudável. O ônibus tem capacidade para 38 passageiros e são equipados com dispositivos de acessibilidade. Ele será utilizado em atividades voltadas à pessoa idosa, como turismo social e iniciativas culturais, esportivas e turísticas. O vice-prefeito Lucio De Marchi destac...

BR-277 terá nova interdição parcial em Foz do Iguaçu a partir desta segunda (24)

  O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a BR-277 em Foz do Iguaçu, na região Oeste, terá novamente meia pista interditada a partir desta segunda-feira (24), na altura do km 721, no sentido de tráfego Foz do Iguaçu - Cascavel. A medida é necessária para continuar os serviços no novo viaduto em construção no local, parte da obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, e incluem acabamentos e retirada de estruturas de apoio. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, a interdição pode ser adiada. A recomendação aos condutores é que sigam pelo trecho em obras com atenção e cautela redobrada, obedecendo à sinalização provisória para garantir a segurança de todos os envolvidos. OBRA – A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu contempla a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, fazendo ligação entre a BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil–Paraguai. Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jor...