Pular para o conteúdo principal

MP pede a implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste

Entre as medidas, MP pede que a suspensão de todos os eventos religiosos no Paraná e a implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste.
Por G1 PR E RPC Londrina - O Ministério Público do Paraná (MP-PR) ajuizou uma ação civil pública contra o Estado do Paraná para obrigar o governo a invalidar atos que autorizaram o funcionamento de atividades comerciais não essenciais durante o estado de emergência em função da pandemia do novo coronavírus.
O Governo do Estado informou que não foi notificado da ação e aguarda a manifestação do Poder Judiciário a respeito do tema.
De acordo com a promotora de Saúde de Londrina, Susana de Lacerda, a ação foi ajuizada de forma conjunta pelas promotorias de Proteção à Saúde Pública de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Na ação, o MP pede a suspensão de todos os eventos religiosos no Paraná, proibição do governo de autorizar eventos que gerem aglomerações e concentrações de pessoas e a implantação de lockdown nas macrorregiões oeste e leste.
"Seja determinado ao Estado do Paraná a obrigação de adotar medidas restritivas harmonizáveis com o atual momento pandêmico – dentre as quais o denominado lockdown (restrição total às atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde), senão em todo, em algumas regiões do território paranaense -, capazes de assegurar que os imprescindíveis distanciamentos e isolamentos sociais afetos a este período resultem efetivamente observados, sob pena de não apenas continuarmos com o manifesto aumento de pessoas diagnosticadas, mas também de óbitos decorrentes da referida doença, além de rumarmos ao inevitável colapso da rede de saúde (pública e privada)", diz um trecho da ação.
Aumento de casos
Os promotores destacam que o aumento do número de paranaenses com diagnóstico positivo para Covid-19 pode acarretar em falta de medicamentos e insumos, além da sobrecarga da rede de saúde.
Na ação, o MP-PR afirma que há fortes indicativos de um 'brevíssimo colapso na oferta de ações e de serviços de saúde' nas macrorregiões leste e oeste .
Até domingo (28), boletim da Secretaria Estadual de Saúde contabilizava 20.516 casos confirmados do novo coronavírus e 586 óbitos registrados por complicações da doença no Paraná.
A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto para Covid-19 no estado estava em 67% e de leitos para enfermaria em 48%, ainda conforme boletim de domingo. A ocupação de leitos pediátricos estava em 32% para UTI e 20% para enfermaria.
"Enquanto o discurso e orientação normativa não se atrelarem a medidas práticas garantidoras de distanciamento e de isolamento social, os índices de pacientes diagnosticados e de óbito somente irão aumentar", afirma outro trecho.
O que diz o governo
O Governo do Estado reafirma que mantém as recomendações sobre a importância do distanciamento e isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Tal orientação tem sido seguidamente defendida pelas autoridades estaduais, desde o início da pandemia da Covid-19.
Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Soles Sushi, Inglês Athus, iBOLSA, Pharma S/A




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urgente: morre em Toledo o radialista Teo de Andrade

Por Wanderley Graeff – Do Viver Toledo Um dos mais antigos profissionais do rádio toledano, o comunicador Teófilo Ruiz de Andrade, o Teo, anunciou em março de 2023 que a sua carreira estava inevitavelmente encerrada. E no início da madrugada desta sexta-feira (12), ele faleceu aos 78 anos, na Clínica Intensicor. Teo passou por cirurgias nos últimos anos e estava em tratamento de um câncer na língua, que havia operado pela primeira vez em 6 de julho de 2022 . Ele realizaria um segundo procedimento.   A triste realidade da doença que comoveu aqueles que conviveram profissional e socialmente com Téo, foi anunciada pelo próprio locutor através de texto de sua autoria, lido no ar numa manhã de um sábado, em março de 2023, pelo radialista Nésio Luís, no programa Plano Geral, da Rádio União, emissora à qual ele prestou serviços até se afastar para o tratamento da doença.   Na mensagem, Téo comentou das alegrias que viveu no rádio com seus milhares de ouvintes, se dizendo o mais feliz...

Kuarup Capital investe na Junsoft para impulsionar inovação e excelência

Sede própria da Junsoft Uma grande novidade no mercado. A Kuarup Capital acaba de concretizar a compra de 100% da participação acionária da Junsoft, empresa fundada em 2003 em Toledo, especialista no desenvolvimento de soluções em gestão empresarial. Em nota aos clientes e parceiros de negócios, a nova gestão destaca que a aquisição representa um passo significativo para as empresas em suas estratégias de crescimento.     A Kuarup é um fundo de investimento brasileiro formado por sócios com ampla experiência na gestão de companhias de diversos portes, segmentos e nacionalidades, focado em gestão de longo prazo que busca empresas com grande potencial de crescimento e expansão.     A decisão pela aquisição da Junsoft foi resultado de um extenso processo de análise, no qual a Kuarup avaliou mais de 1.500 empresas ao longo de três anos. A Junsoft foi escolhida por sua qualidade ímpar, pela excelência de suas soluções, pelo talento e experiência de sua equipe e pelo seu ...

Amistosos e treinos observam talentos para o futebol toledano

Equipe Sub-17: vitória em Santa Helena As equipes Sub-15 e Sub-17 do EC Toledo/Oeste Brasil FC realizaram amistosos na tarde de quarta-feira (9), em Santa Helena, representando a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Toledo, com vistas às competições que o Município disputará ao longo de 2025. No Sub-15, a vitória foi da equipe da casa, por 2 a 1, enquanto no Sub-17, o time toledano venceu por 2 a 0.   Os amistosos fazem parte do planejamento de atividades e da rotina de treinamentos nas duas categorias de rendimento, e foram avaliados positivamente pelas respectivas comissões técnicas e dirigentes. “Vencer sempre é bom, mas nesta fase de preparação o mais importante é observar a desenvoltura dos atletas em relação ao jogo coletivo e a assimilação de conceitos táticos”, observa o coordenador geral do projeto, Agenor Piccinin.   Em Santa Helena, entre os destaques da equipe toledana, o lateral esquerdo Anderson e o zagueiro Luiz Miguel tiveram muito boa desenvoltura. ...