Pular para o conteúdo principal

Quarentena: Os desafios para as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista

A Prati-Donaduzzi convidou a psiquiatra da Infância e Juventude, Dra. Rosa Magaly Morais, para esclarecer o tema (Foto: Divulgação)
O isolamento social devido à Covid-19 transformou o dia a dia de todos que tiveram que se adaptar com diversas mudanças. Para alguns pode ser um grande desafio, já para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, isso se torna ainda maior.
Com o objetivo de levar informação para o público e, principalmente, de auxiliar neste período de pandemia, a indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi convidou a psiquiatra da Infância e Juventude, Dra. Rosa Magaly Morais, para esclarecer o tema.
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo há 70 milhões de pessoas com autismo, apesar de não existir dados oficiais no Brasil, estima-se que dois milhões de brasileiros possuam esse transtorno. 
“O TEA é uma alteração do neurodesenvolvimento com várias causas genéticas, cuja base da alteração biológica é muito precoce, ainda na vida intrauterina. Os primeiros sintomas podem ser observados até 36 meses após o nascimento”, explica a psiquiatra.
Quarentena
Para as famílias que estão em casa, a especialista enfatiza a possibilidade de encarar o momento de forma positiva. “Diferente do que muitas pessoas podem pensar, a quarentena pode ser sim reforçadora para muitas pessoas que têm o Transtorno do Espectro Autista como forma de estreitamento das relações familiares”.
As dificuldades aparecem, porém há maneiras de minimizá-las. Com as terapias presenciais e aulas suspensas, as famílias mudaram a rotina e encontraram por meio da criatividade formas de driblar o tempo ocioso e evitar regressos em habilidades cognitivas e acadêmicas.
Rosa Magaly salienta também que uma das grandes barreiras encontradas neste momento é a adoção de medidas preventivas pelas pessoas com TEA. Porém, a especialista evidencia que as atividades lúdicas podem auxiliar neste processo.
“Quando nos propomos a explicar para alguém que tem o transtorno devemos usar estratégias que vão além da comunicação verbal, como, por exemplo, o uso de figuras, fotos, vídeos e modelos de comportamento”, pontua.
A psiquiatra reforça que mesmo à distância, é importante para as pessoas com TEA o acompanhamento médico. Assim, como um esforço de todos os envolvidos em entender o funcionamento do transtorno e das adversidades da pandemia. “Para ajudar superar este momento tão difícil para todos, temos apenas a certeza de que vai passar”, finaliza.
Para assistir o vídeo completo é só acessar o endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=oXOJpTBhVSg
Viver Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Apoio: Coamo, Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Noite Italiana do Hotel Bella Italia, Soles Sushi, Inglês Athus



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Toledo perde a pioneira Clenar Viezzer Formighieri

  Toledo lamentou hoje falecimento de Clenar Terezinha Viezzer Formighieri, ocorrido nesta terça-feira (23), aos 83 anos. A pioneira estava internada em Cascavel por conta de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório será na sede social da Catedral Cristo Rei.  Filha de Ernesto e Gentila Viezzer, a família chegou em Toledo em 9 de fevereiro de 1948, oriundos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Clenar era a segunda filha do casal, atuou como cartorária e em 2022 recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal pelos serviços prestados aos munícipes toledanos. Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região. Em 1998, ela e o marido Jandir Formighieri, juntamente com o casal de amigos Celito e Maria Dilonê Pizzato, trouxeram para a Diocese de Toledo o movimento de espiritualidade Equipes de Nossa Senhora. Por longo período, Clenar foi a coordenadora e depois atuou no ra

Deputado Sperafico anuncia recursos para asfalto e saúde de Marechal Cândido Rondon

Sperafico participou de reunião em Linha Arara - Divulgação O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) anunciou a destinação de recursos da ordem de R$ 500 mil para a execução de obras de pavimentação asfáltica da estrada ligando a sede do município de Marechal Cândido Rondon à localidade de Linha Arara. O parlamentar participou de reunião naquela comunidade, segunda-feira (22).   A destinação dos recursos atende ao pedido realizado ao deputado Sperafico pelo suplente de vereador Carlinhos Silva, visando a aplicação do asfalto sobre pedras irregulares na estrada de Linha Arara. O encontro contou com a participação expressiva da comunidade e também dos vereadores Vanderlei Sauer, Adriano Backes e Claudinho, além do suplente Carlinhos Silva. O secretário de Infraestrutura, João Carlos Klein, representou o prefeito Márcio Rauber. Recursos federais estão assegurados ao município Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de mais uma verba para Marechal Cândido Rondon. Serão R$ 2