Pular para o conteúdo principal

Nova residente no Biopark busca alinhar produtividade e bem-estar animal

 Em fase de testes, a solução Transpork visa diminuir perdas e promover mais qualidade durante o transporte de suínos vivos

Garantir o bem-estar animal em todo o processo produtivo ainda é um desafio para alguns setores. Na suinocultura, por exemplo, o transporte é considerado o momento de maior estresse para os animais até mesmo levando a perdas significativas. A LebenLOG, nova residente no Biopark, desenvolveu o Transpork, um método de monitoramento do transporte de suínos em fase de terminação que tem como foco alinhar produtividade com bem-estar animal.

Criada em Londrina no ano de 2019, a startup está em fase de desenvolvimento e tem por objetivo  oferecer uma  visão sistêmica do processo logístico de cargas vivas de animais de produção. “A empresa surgiu de uma dor que nós percebemos. Ainda há muitos suínos que chegam mortos ou machucados nos frigoríficos e isso gera prejuízos para os produtores e também para as indústrias. É difícil corrigir esse problema pela falta de um método de controle, hoje existem tecnologias dentro da granja e dentro da indústria, mas o transporte ainda é uma grande lacuna”, explica Vitor Hugo Pereira, estudante de veterinária, que é sócio da empresa ao lado da colega Luiza  Munhoz e do engenheiro mecânico Luiz Antônio Fernandes.

O Transpork já está sendo testado em uma empresa especializada na produção e transporte de suínos localizada em Piraí do Sul, Paraná. Por meio de um sistema embarcado na carroceria do caminhão é possível monitorar toda a viagem, dando informações como tempo de embarque e desembarque, freadas e curvas bruscas, paradas desnecessárias, tempo de viagem e densidade da carga.

“Com o sistema conseguimos gerar um relatório onde é possível ter dados de padrões de comportamento, apontando se o problema está na rota, horário, motoristas ou fatores externos. Além de entregar um relatório com os principais eventos ocorridos na viagem, entregamos um plano de melhoria continua para que a nota de bem-estar fique sempre alta”. explica Vitor. Atualmente a empresa atua também em pesquisas para expansão para outras fases desta cadeia produtiva, assim como para outros animais de produção, como bovinos e aves. 

No Biopark a empresa busca crescimento e possibilidades de desenvolvimento do produto estando inserida em uma das maiores regiões produtoras de suínos do país.  “Um dos principais fatores que despertou nosso interesse em vir para o Biopark foi saber que o Parque se localiza em uma região muito interessante, onde o nosso cliente está. Acreditamos que estar aqui e vivenciar a troca de informação incentivada pelo Biopark vai acelerar nosso crescimento”, comenta Luiza.  A partir de janeiro, um dos sócios, Vitor, vai mudar para Toledo para atuar diretamente na região.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usina de etanol de milho de quase R$ 1,2 bi será anunciada em Toledo

Empreendimento bilionário será anunciado em Toledo - Catve Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento estimado em 1 bilhão e 180 milhões de reais e geração de um grande número de empregos na fase de construção será anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Trata-se de uma usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima e deverá consolidar ainda mais a condição de Toledo como Capital do Agronegócio do Paraná.   O empreendimento será feito por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, segundo apurou a reportagem do Viver Toledo e da Rádio Guaçu. Os detalhes serão tornados públicos às 11h de segunda-feira, em ato na Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro e do deputado federal Dilceu Sperafico, principais articuladores para o empreendimento, de acordo com fonte deste veículo. Outras lideranças, políticas e empresariais, também participarão da cerimônia   O milho é o principal componente energético da ração para aves e ...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...

Virada Cultural acontece final de semana com diversas atrações

Nesta sexta-feira (5), às 19h, a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria da Cultura, dará início a 14ª edição da Virada Cultural, evento que celebra a arte e a cultura local com apresentações musicais e teatrais com uma programação gratuita e diversificada para todas as idades. Nesta edição, a comemoração contará com mais de 40 atrações ao longo de três dias e em quatro locais distintos. A 14ª Virada Cultural de Toledo tem como objetivo principal promover o acesso à cultura, reunindo diversas manifestações culturais em um evento gratuito e democrático. “Realizar iniciativas como essa é muito importante pois fortalece a identidade cultural, valoriza artistas locais e amplia o acesso da população às atividades culturais. Além disso, contribui para divulgar o nome da cidade, movimentar a economia criativa e posicionar Toledo como um polo cultural ativo e reconhecido”, comentou a diretora do Departamento de Cultura, Karla Celant. Além das apresentações musicais e teatrais, esta edição...