Pular para o conteúdo principal

Nova residente no Biopark busca alinhar produtividade e bem-estar animal

 Em fase de testes, a solução Transpork visa diminuir perdas e promover mais qualidade durante o transporte de suínos vivos

Garantir o bem-estar animal em todo o processo produtivo ainda é um desafio para alguns setores. Na suinocultura, por exemplo, o transporte é considerado o momento de maior estresse para os animais até mesmo levando a perdas significativas. A LebenLOG, nova residente no Biopark, desenvolveu o Transpork, um método de monitoramento do transporte de suínos em fase de terminação que tem como foco alinhar produtividade com bem-estar animal.

Criada em Londrina no ano de 2019, a startup está em fase de desenvolvimento e tem por objetivo  oferecer uma  visão sistêmica do processo logístico de cargas vivas de animais de produção. “A empresa surgiu de uma dor que nós percebemos. Ainda há muitos suínos que chegam mortos ou machucados nos frigoríficos e isso gera prejuízos para os produtores e também para as indústrias. É difícil corrigir esse problema pela falta de um método de controle, hoje existem tecnologias dentro da granja e dentro da indústria, mas o transporte ainda é uma grande lacuna”, explica Vitor Hugo Pereira, estudante de veterinária, que é sócio da empresa ao lado da colega Luiza  Munhoz e do engenheiro mecânico Luiz Antônio Fernandes.

O Transpork já está sendo testado em uma empresa especializada na produção e transporte de suínos localizada em Piraí do Sul, Paraná. Por meio de um sistema embarcado na carroceria do caminhão é possível monitorar toda a viagem, dando informações como tempo de embarque e desembarque, freadas e curvas bruscas, paradas desnecessárias, tempo de viagem e densidade da carga.

“Com o sistema conseguimos gerar um relatório onde é possível ter dados de padrões de comportamento, apontando se o problema está na rota, horário, motoristas ou fatores externos. Além de entregar um relatório com os principais eventos ocorridos na viagem, entregamos um plano de melhoria continua para que a nota de bem-estar fique sempre alta”. explica Vitor. Atualmente a empresa atua também em pesquisas para expansão para outras fases desta cadeia produtiva, assim como para outros animais de produção, como bovinos e aves. 

No Biopark a empresa busca crescimento e possibilidades de desenvolvimento do produto estando inserida em uma das maiores regiões produtoras de suínos do país.  “Um dos principais fatores que despertou nosso interesse em vir para o Biopark foi saber que o Parque se localiza em uma região muito interessante, onde o nosso cliente está. Acreditamos que estar aqui e vivenciar a troca de informação incentivada pelo Biopark vai acelerar nosso crescimento”, comenta Luiza.  A partir de janeiro, um dos sócios, Vitor, vai mudar para Toledo para atuar diretamente na região.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sperafico propõe título de Capital Nacional do Arrancadão de Tratores a Maripá

Deputado anunciou a proposta durante a 25ª Festa das Orquídeas e do Peixe,ao lado de seu filho Natan Sperafico Dilceu Sperafico, Anderson Bento Maria e Natan Sperafico Durante a 25ª edição da tradicional Festa das Orquídeas e do Peixe, realizada no último domingo (31), o deputado federal Dilceu Sperafico (UniãoProgressista/PR) anunciou oficialmente a apresentação do Projeto de Lei 3208/2025, que concede ao município de Maripá o título de Capital Nacional do Arrancadão de Tratores.   A proposta foi protocolada na Câmara dos Deputados em 2 de julho de 2025 e reconhece a relevância cultural, social e econômica da prática esportiva e festiva no município. Maripá é conhecida nacionalmente pela realização anual do Arrancadão de Tratores, evento que atrai milhares de visitantes e movimenta o comércio local, reforçando a identidade rural e o espírito competitivo dos produtores e entusiastas da agricultura mecanizada.   Sperafico esteve presente na festa acompanhado de seu filho, o ex-...

Projeto de Ordenamento da Piscicultura avança para a Fase II com parceria do Biopark Educação

  Após resultados expressivos na primeira etapa, o Projeto de Ordenamento da Piscicultura no Paraná inicia sua Fase II, fortalecendo a rede de pesquisa e ampliando a parceria entre instituições como Biopark Educação, Embrapa Pesca e Aquicultura, Fundação Araucária, SETI-PR, Unioeste e IFPR. O foco agora é compreender a expansão histórica da atividade e seus impactos socioambientais, garantindo bases sólidas para políticas públicas e a consolidação da certificação de sustentabilidade da piscicultura paranaense. De acordo com o pesquisador da UMIPI Oeste Paranaense, Bruno Aparecido da Silva, a primeira fase foi essencial para mapear áreas de cultivo e potenciais zonas de expansão. “A partir desse diagnóstico inicial, conseguimos avançar agora para a avaliação do passado da atividade aquícola estadual. O objetivo é compreender se a piscicultura cresceu de forma sustentável, seguindo a legislação, contribuindo para a preservação da vegetação nativa, ou se avançou sobre áreas degradadas...

Concurso de Bolsas da Rede Alfa de Ensino acontece no próximo dia 13

Acontece no próximo dia 13, o Concurso de Bolsas da Rede Alfa de Ensino, uma excelente oportunidade para seu filho estudar numa escola de excelência com desconto exclusivo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.ensinoalfa.com.br/lp-concurso-de-bolsas/ A prova vai acontecer na unidade de Toledo para alunos do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Na oportunidade, os participantes terão uma visita guiada pelo colégio e uma palestra sobre a proposta pedagógica, para que as famílias conheçam de perto tudo o que faz do Alfa uma escola única. Alfa Toledo Em Toledo, o Alfa fica localizado na Avenida Maripá, 6292 – Jardim La Salle. Telefone: (45) 3252-1784. A escola tem estrutura moderna, equipe de excelência e o compromisso de entregar uma educação que transforma vidas. Além da grade padrão, os estudantes contam com projetos exclusivos como Cidadania, ZOOM, Laboratório de Inteligência de Vida e o ensino bilíngue, que ampliam horizontes e preparam para o futuro....