29/01/2021

Pedágio: Ratinho Jr. será o Jaime Lerner amanhã?

Política & Gente – Wanderley Graeff
Meu filho, Wanderley Graeff Júnior, está a alguns anos de alcançar os 30. Ele nem era nascido ainda quando produzi inúmeras reportagens sobre um fato que impactaria pelas três décadas seguintes as vidas de todos os paranaenses e, de quebra, dos brasileiros que cortam as estradas do nosso estado. Foi quando o então governador Jaime Lerner nos presenteou com uma herança maldita: o pedágio mais caro e vergonhoso do Brasil. A conta de três longas décadas os paranaenses só deixarão de pagar no final deste ano. Minha neta Catarina, de poucos meses de vida, estará adulta quando o novo contrato dos pedágios terminar e restará a ela e ao Pedro e Gustavo ouvirem as histórias passadas, espero, de avô para os netos. E que seja uma história mais favorável do que a que passei para os meus filhos.
Pitoco
O título deste artigo, propositadamente,  é o mesmo da publicação do amigo jornalista Jairo Eduardo. A capa da primeira edição de 2021 da revista Pitoco traz uma charge do governador Ratinho Júnior relacionada à polêmica dos pedágios nas estradas do Paraná. Jairo Eduardo, que tem uma pegada jornalística inteligente e bem humorada, muitas vezes irônica ou sarcástica, aponta que o governador pode se tornar o Jaime Lerner amanhã.
Pelo desenho do que está desagradando a dez entre dez paranaenses, Ratinho pode colocar pelo ralo a popularidade e aprovação que seu governo apresenta até aqui. A não ser que ele, pessoalmente, coloque a mão nessa ferida em defesa do povo do Paraná. Resta saber se essa conta de uma nova herança maldita também vai respingar em Bolsonaro, uma vez que as rodovias a serem pedagiadas são federais.
Bom trabalho
É de se tirar o chapéu para o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde no tocante à logística para a distribuição das vacinas contra a Covid-19. Até agora tudo funcionou muito bem.
Entre a chegada das doses a Curitiba e a distribuição às regionais de Saúde em todo o estado são poucas horas, agilizando o acesso dos grupos prioritários à vacinação. Na Regional de Saúde de Toledo, o trabalho também é célere pela equipe comandada pelo diretor Alberi Locatelli.
Lodi e o PL
O ex-vereador Walmor Lodi preparou-se para ser candidato a vice e acabou indo para o sacrifício na última eleição, depois de estruturar o PL e deixá-lo fortalecido a ponto de emplacar três vereadores. É um feito elogiável que nem mesmo os partidos do prefeito e vice eleitos conseguiram - elegeram dois vereadores cada. Lodi ainda tem muito gás para dar na liderança do PL de Toledo, especialmente quando se vislumbra 2022 e as eleições no plano federal e estadual.
Pousada FECEP
Em meio ao cenário de inúmeros atrativos turísticos, Guaratuba conta com a Pousada Fecep, onde comerciários e o público em geral podem desfrutar de um dos mais privilegiados espaços de hotelaria e lazer no litoral.
Faça a sua reserva: (41) 3443-1718 – (41) 98417-6964 - contato@ pousadafecep.com.br
Mato alto
A equipe da limpeza pública da Prefeitura de Toledo ao que parece está ainda longe de colocar o serviço em dia. Em muitas vias públicas o mato toma conta dos canteiros centrais. Segundo a coluna apurou, houve desaceleração do trabalho no apagar das luzes da antiga gestão. Some-se a isso a fase de azeitamento da engrenagem da nova máquina administrativa e as chuvas de janeiro que chegaram em quantidade como que para compensar os meses de estiagem do ano que todos desejariam esquecer. Altevir Neves, o diretor da área, é gente séria, trabalhador da melhor qualidade.
Vacina ou Vachina
“Muita gente que usou Detefon nos cabelos para acabar com os piolhos e creolina contra a sarna sem reclamar, hoje é contra a vacina. Ah! Vão se catar!”.
Do radialista Nésio Luís, da Rádio União, sobre as polêmicas sobre a vacinação contra a Covid-19, boa parte delas por conta das posições ideológicas - “Se for vacina da China não tomo!” e outras coisas do gênero.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Ger. Adm.: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba




Morre Herbert Bartz, pioneiro do Sistema Plantio Direto no Brasil

Técnica, juntamente com as microbacias, ajudou a impulsiona agricultura em Toledo
Pioneiro do plantio direto na palha no Brasil, o agricultor Herbert Arnold Bartz, com propriedade em Rolândia, no norte do Paraná, morreu nesta sexta-feira, aos 83 anos, de complicações de pneumonia. A implantação do sistema menos agressivo com o solo concretizou o sonho de Bartz de produzir alimentos em abundância e qualidade, após enfrentar a fome na Europa durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Vale lembrar que a técnica, somada à recuperação do solo através da microbacias, revolucionou a agricultura de Toledo e tornou o município uma referência para o Brasil na década de 1980, durante a administração do prefeito Albino Corazza Neto.
“É mais uma das mortes que vamos lamentar para sempre por se tratar de uma pessoa afável, um ser humano fantástico”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “A contribuição de Herbert Bartz para a agricultura brasileira e, particularmente, para a paranaense, é inestimável. Seu pioneirismo no plantio direto fará com que o sonho de produzir alimentos em abundância e qualidade, que ele transformou em realidade, continue se concretizando por muitos e muitos anos."
Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater, Natalino Avance de Souza, Bartz foi fundamental no desenvolvimento da agricultura paranaense. “A visão de futuro em relação à agricultura paranaense e brasileira, a coragem com que soube buscar soluções para que o solo mantivesse suas propriedades nutricionais e a tenacidade em aplicar as técnicas em que acreditava fazem dele um dos grandes homens da agricultura nacional”, disse.
GUERRA
Bartz nasceu em Rio do Sul (SC), em 14 de fevereiro de 1937, filho de imigrantes germânicos, foi criado na Alemanha conflituosa, em meio à fome, frio e solidão da guerra. Em entrevistas, ele relatou que, na noite de seu oitavo aniversário, Dresden, onde estava, foi bombardeada. Abrigado com outras crianças em um porão, foi salvo pelas águas jogadas por adultos, que possibilitaram enfrentar o imenso calor. “Eu tive um sonho, que era produzir alimento em qualidade e em abundância”, não cansava de repetir.
De volta ao Brasil em 1960, a família se fixou na Fazenda Rhenânia, em Rolândia, trabalhando com plantio de milho e arroz. Mas logo percebeu que, no sistema convencional de produção, não sobrariam muitos recursos para o sustento familiar. Os problemas das chuvas tropicais irregulares, que vinham em excesso, após longo período de estiagem, lavavam as lavouras, carregavam as sementes e provocavam a erosão.
SOLUÇÃO
A possibilidade de venda das terras foi ventilada na família. Herbert, já visionário, propôs que o pai, Arnold, arrendasse a propriedade para ele, que procuraria uma receita mais apropriada para trabalhar a terra nas condições brasileiras. Na busca pela solução, Bartz esteve na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, onde conheceu a técnica do “No-Tillage” na propriedade do agricultor Harry Young Jr., no Kentucky.
Em 1972, após importar a mesma máquina semeadora não agressiva que Young usava, ele adotou o método que, no Brasil, passou a ser chamado de Plantio Direto. Consiste no mínimo ou na ausência de revolvimento do solo, manutenção dos restos culturais da safra anterior e em rotação de culturas. Com isso, conseguiu resultados positivos na produtividade da soja, na conservação do solo e na economia com menos uso de maquinários.
A desconfiança inicial, que levou Bartz a ser chamado de “alemão louco” e a produção ser apreendida pela Polícia Federal, logo foi substituída pela certeza de que a adoção da técnica garantia maior produtividade. A fama se espalhou, a propriedade ganhou visibilidade, outros produtores passaram a visitar e perceber que o solo estava mais vivo.
Não demorou muito para que o sistema ganhasse adeptos e Bartz percorresse o Brasil e outros países proferindo palestras. Hoje, prestes a completar 50 anos de implantação no Brasil, o Plantio Direto, nascido da visão de futuro de Herbert Bartz, já se espalhou pela América do Sul.
Ele deixa a esposa Luíza e os filhos Johann e Marie.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Ger.Adm: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba



Verão no Parque retoma as atividades no dia 08 de fevereiro

 

A partir da segunda-feira (08) o Programa Verão no Parque, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), retoma as atividades no município de Toledo. As ações acontecem no Parque Ecológico Diva Paim Barth e Parque Urbano Frei Alceu das 17h às 20h. O programa tem como principal objetivo incentivar o desporto como política de saúde preventiva.

São diversas as atividades que a população pode usufruir durante o programa. Os interessados podem emprestar bicicletas, além de bolas de voleibol, basquete e futsal. Além disso, voltam também às aulas de Ritmos Coreografados que serão ministradas pelo professor Rafael Torres.

A secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa, convida toda a população a participar das ações realizadas nesta temporada. “Iniciamos o Programa Verão no Parque na minha primeira gestão em 2013 e tivemos uma excelente participação da comunidade, agora em 2021 estaremos retomando esta atividade com todos os cuidados que o momento exige. Teremos diversas atividades disponibilizadas para a população no Verão no Parque, comenta a secretária.

O programa, que já foi sucesso nas temporadas de 2013 a 2016 retorna em 2021. Segundo Monica Van de Sand, coordenadora do setor de Lazer e Recreação da SMEL, o Programa Verão no Parque realizava mensalmente mais de 8.000 atendimentos “estamos organizando tudo o que é necessário para iniciar as atividades com segurança. Esperamos uma grande adesão da comunidade que pediu muito pela volta do programa”.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.










Biopark beneficia mais um município da região oeste com a produção de queijos finos

 



Os municípios de Toledo e Cascavel foram pioneiros na produção de queijos finos na Região Oeste do Paraná. Isso só foi possível com a ajuda do Biopark, que conta um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltado para essa área. Agora, chegou a vez de Diamante D’Oeste, município com um pouco mais de 5 mil habitantes, ter à disposição queijos de alta qualidade com sabor europeu. A produção será comandada por Elis Carla Colombi, uma produtora local que recebeu todo acompanhamento e suporte especializado gratuito da equipe do Biopark.
“Logo que entrei no projeto recebi a visita da equipe do Biopark em minha propriedade. Primeiro a Pâmela, que é Zootecnista, e trouxe informações muito importantes sobre o cuidado com os animais e a influência disso no leite. Depois veio o Kennidy, que me ensinou a técnica para produzir um queijo fino. A vinda dos profissionais aqui é muito importante, pois eles veem a nossa realidade e nós precisamos de pessoas que entendam como é o dia a dia do agricultor. Em poucos meses já consegui lançar o primeiro produto”, conta a produtora.
O primeiro queijo fino lançado por Elis é o tipo Saint-Paulin, de origem francesa, e que tem como características uma casca compacta, cor amarelo claro, um sabor suave e um pouco amanteigado. Atualmente mais cinco produtores, dos municípios de Toledo, Santa Helena e Pato Bragado, estão participando do projeto na fase de pesquisa e desenvolvimento, sendo que novos queijos devem chegar em breve ao mercado.
A equipe responsável pelo projeto também leva capacitação e inovação para as propriedades acompanhando todas as etapas de produção, como manejo e alimentação dos animais, boas práticas de produção de leite, técnica de produção de queijos, testes de qualidade e auxílio para marketing e vendas. “Se o produtor quer se qualificar e permanecer no campo, ele tem que ter suporte e fazer a propriedade render como se estivesse em qualquer outro trabalho. Eu penso que quem produz alimentos de qualidade vai conseguir gerar muito emprego, muita renda, e vai conseguir transformar a vida de muitas pessoas”, comenta Elis.
Com boas perspectivas de comercialização, a produtora inaugurou há pouco mais de um mês sua loja no centro da cidade onde vende, além do queijo tipo Saint-Paulin, outros alimentos de origem de sua propriedade. “Eu sinto que o Biopark quer que eu cresça, quer que a região cresça e isso me motiva. Já estou com vontade de fazer mais tipos de queijos finos, pois vejo que isso é uma grande oportunidade. O fato de ter um selo do Biopark, enaltece o nosso produto”, ressalta a produtora.
Segundo o pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy de Bortoli, esse é o resultado de um trabalho em conjunto. “Iniciamos o trabalho com a Elis há seis meses e com o processo de melhoria da qualidade do leite, por exemplo, conseguimos dobrar a produção de leite diária por animal. A dedicação e o entusiasmo da produtora contribuíram para que o produto fosse lançado rapidamente”, explica.
Onde encontrar
Além desse, outros tipos de queijos do projeto já estão sendo comercializados em outros municípios, como os queijos tipo Morbier-Café e Saint-Paulin, produzidos pela Queijaria Átani, em Toledo, e os queijos tipo Gouda e Morbier-Café produzidos pela Queijaria Ludwig, em Cascavel.
Quem tiver o interesse em conhecer o projeto pode entrar em contato pelo telefone (45) 2036-3606, do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, e para adquirir produtos os contatos são: Átani Derivados de Leite, Linha Três Irmãos, s/n, Zona Rural - Vila Nova, Toledo, informações pelos telefones (45)99832-7954 ou (45)99832-8886; Queijaria Ludwig, Marginal da Rodovia BR 467, no 429, Linha Sede Alvorada, Cascavel, informações pelo telefone (45)99125-2387; e em Diamante D’Oeste, Produtos Elis, na Avenida Paraná, nº 488, Centro, pelo telefone (45)98823-9642.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.












Agência do Trabalhador e Senac promovem curso de “Qualidade no Atendimento ao Cliente”

 

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) irão promover uma capacitação de 40 horas para pessoas que estão em busca de trabalho. O curso terá como tema a “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e será on line. As inscrições seguem até a próxima quarta-feira (03).

Serão dez vagas para jovens indicados pela Secretaria da Juventude do município, dez para pessoas cadastradas na Agência do Trabalhador e 10 para empresas que fizeram contratações por meio do órgão nos últimos meses. Segundo o diretor da Agência do Trabalhador, Rodrigo Souza, a intenção é qualificar os profissionais e criar novas oportunidades, inclusive para jovens que buscam o primeiro emprego.

“Serão cinco vagas para o Centro da Juventude do Jardim Europa (Márcio Antônio Bombardelli) e cinco para o do Jardim Coopagro (Mariana Luiza Von Borstel). A seleção será feita pelo Secretaria da Juventude. Teremos 10 vagas para as empresas que mais contrataram por meio da Agência e elas farão a indicação de alguém que integre o seu quadro funcional. Já as outras 10 serão selecionadas pelos nossos intermediadores, levando em consideração o perfil para a vaga buscado pela pessoa que fez o cadastro conosco buscando se colocar no mercado”, explicou Rodrigo.

O curso começa no dia 22 de fevereiro e segue até o dia 23 de março, com aulas nas segundas, quartas e sextas, das 19h às 22h. Os selecionados participarão da qualificação de forma gratuita.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.







Rede municipal de ensino prepara volta às aulas

 Preparação para este retorno foi o tema central de encontro de quinta (28). Nas escolas, ano letivo inicia-se, de forma remota, em 9/2; nos Cmeis, só em março

O retorno às aulas foi o tema central da primeira reunião de 2021 entre representantes da Secretaria de Educação de Toledo (Smed) e diretores de 36 escolas e 28 centros municipais de educação infantil (Cmeis). Durante o encontro, realizado no auditório da prefeitura, foram discutidos assuntos técnicos, logísticos e pedagógicos relacionados ao ano letivo de 2021, como as medidas de prevenção à Covid-19 a partir do momento em que as aulas presenciais forem retomadas na rede municipal de ensino.
Este cuidado já começou pela forma como a Smed organizou o encontro: para evitar aglomerações e promover o necessário distanciamento social, os gestores foram divididos em duas turmas: pela manhã, os diretores das escolas municipais; à tarde, os dos Cmeis. Os protocolos sanitários também serão seguidos à risca na abertura oficial do ano letivo em evento que será realizado em 8 de fevereiro no Teatro Municipal de Toledo.
No dia seguinte, as escolas já darão início às atividades pedagógicas, ainda de forma remota. Como esta modalidade não é viável para as turmas de Cmeis, nestes estabelecimentos o ano letivo só terá início em março. “Na educação infantil esses preparativos levam um pouco mais de tempo. Esse retorno só acontecerá se cumpridas todas as exigências e protocolos sanitários e observados todos os processos de preparação pedagógica”, garante a secretária da Educação, Elisângela Batista.
Ainda em março as turmas de Pré-Escola e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (5º ano) passarão a assistir aulas de forma híbrida, com os alunos acompanhando-as presencialmente e o restante de casa - a cada semana, haverá uma troca entre os dois grupos. “Esse retorno às aulas presenciais é de extrema importância. Por isso, temos que refletir sobre cada passo deste processo de retomada da rotina em meio a uma pandemia. É um desafio gigante que temos pela frente e nosso objetivo é permitir que isso aconteça ao mesmo tempo em que vamos colocar em prática projetos que visam à melhoria da qualidade de ensino oferecido pela rede municipal”, salienta.

Diretrizes
Além de dialogar com a Smed sobre o retorno às aulas, os diretores de escolas e Cmeis atualizaram seus conhecimentos em gestão escolar e ouviram da secretária de Educação, do prefeito Beto Lunitti e do vice Ademar Dorfschmidt quais serão os principais projetos que a gestão municipal pretende implantar na rede municipal de ensino, como o Teia dos Saberes, Rede de Proteção do Educando, Educação Ativa, Professor Pesquisador e Aluno Conectado. “Temos alguns dos melhores professores do Paraná, que merecem ser valorizados e reconhecidos para que, juntos, possamos tornar Toledo, a nona maior economia do estado, na primeira colocada nos índices relacionados à educação”, observa. Em sua fala, o vice-prefeito Ademar destacou a importância dos professores para um mundo que enfrenta desafios jamais vistos anteriormente. “A pandemia mudou a realidade em todos os aspectos e só pela educação será possível conduzir esta transformação da melhor maneira possível”, pontua.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.





27/01/2021

Fachada do HGU recebe novos letreiros e nova pintura

 

A identificação das principais entradas do público e profissionais do Hospital Geral Unimed (HGU) com letreiros faz parte do projeto de remodelação da fachada do prédio. Entrada principal, entrada das ambulâncias e do Pronto-Atendimento foram os pontos que receberam uma placa em material ACM, iluminada, nas cores e padrões da marca. Além dessa identificação, equipes trabalham, desde outubro de 2020, no preparo das paredes e na pintura externa do hospital. A previsão de conclusão é para o fim deste mês. 

Os investimentos objetivam reforçar a presença da Unimed naquele espaço que possui longa trajetória de atendimento à comunidade de Toledo e região. “Essa remodelação representa a nova fase do hospital que agora conta com os padrões de excelência da Unimed Costa Oeste em todas as áreas”, ressalta o diretor vice-presidente Dr. Manoel Joaquim de Oliveira.

Ele comenta que a pintura e instalação das fachadas fazem parte de um projeto maior de modernização em todos os pavimentos para melhorar o fluxo e redimensionar espaços. “Em torno de dois anos o hospital estará muito diferente de quando ele foi arrendado pela Unimed Costa Oeste, tanto em termos visuais, quanto em estrutura de equipamentos e atendimento”, garante.

Melhorias contínuas

Tudo isso ocorre sem prejuízos aos pacientes que mesmo em meio as obras, continuam sendo atendidos. “As melhorias internas, principalmente em equipamentos, são realizadas de forma contínua, oferecendo segurança à equipe médica, enfermagem e pacientes”, destaca Dr. Manoel.

A mais recente conquista foi a reabertura da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), fechada por mais de um ano, antes mesmo da administração da Unimed. A atual estrutura possui modernos equipamentos e equipe qualificada para oferecer, em um ambiente seguro e confortável, a melhor recuperação aos pacientes.

Além disso, o Pronto-Atendimento possui plantão clínico e pediátrico 24h para beneficiários da Unimed e de outros convênios. “Estamos estudando a abertura do plantão obstétrico para trazer mais um benefício aos nossos pacientes”, adianta o diretor.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.







Estado solicita que Ministério da Saúde reavalie quantidade de vacinas ao Paraná

 


O Governo do Estado enviou nesta semana uma nota técnica ao Ministério da Saúde solicitando uma reavaliação no número de doses da vacina contra a Covid-19 que está sendo encaminhado ao Paraná. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, um dos critérios usados pelo Governo Federal para validar a divisão dos imunizantes é o número de trabalhadores da saúde.

Segundo ele, pelo fato de o Estado ter apenas um equipamento federal, o Hospital de Clínicas, em Curitiba, estaria em desvantagem em relação a outras unidades da Federação com proporção populacional semelhante, como é o caso do Rio Grande do Sul.

“Estamos em contato permanente com o Ministério da Saúde para ampliar o repasse de doses para o Paraná. Pelo nosso cálculo, recebemos um pouco menos. Telefonei para o ministro Eduardo Pazuello no sábado (23) e ele se mostrou solícito. Disse que se existir qualquer tipo de erro, o Paraná será recompensado automaticamente”, explicou o governador.

O documento disponibilizado ao MS revelou, após recontagem por parte da Secretaria da Saúde com base na ampliação do leque feita pelo próprio ministério, que o Paraná conta com aproximadamente 303 mil profissionais da saúde. O número é 11,5% superior à primeira versão, que continha 272 mil trabalhadores.

Até o momento, o Governo do Estado recebeu 391.700 doses, divididas em dois lotes da Coronavac e um da AstraZeneca. Já o Rio Grande do Sul garantiu 511,2 mil vacinas no mesmo período. Em relação à população, de acordo com a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná soma 11.516.840 habitantes, pouco superior ao estado vizinho, que tem 11.422.973 moradores.

“O nosso quadro da saúde é bem diluído justamente pelo fato de não ter tantos hospitais federais. É essa a conta que mostramos ao Ministério para ter acesso a mais doses como forma de fazer justiça a uma distribuição de forma igualitária”, ressaltou.

Logística

Ratinho Junior destacou, também, a agilidade da equipe da Secretaria de Estado da Saúde no repasse dos imunizantes para os 399 municípios paranaenses. A primeira remessa com vacinas produzidas pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, lembrou ele, chegou a todas as regionais em 27 horas.

O lote da AstraZeneca/Oxford foi distribuído de forma ainda mais rápida, em menos de oito horas. Uma terceira parte, também da Coronavac, começou a ser entregue nesta quarta-feira (27) às Regionais de Saúde.

O Paraná vacinou 76.517 pessoas contra a Covid-19 até as 17h de terça-feira (26). O número representa 34,8% das 219.271 doses distribuídas pelo Governo do Estado até o momento.

Sputnik V

Outro ponto destacado pelo governador é que o Paraná segue como parceiro do instituto Gamaleya. Ele afirmou que o Tecpar e as universidades estaduais ajudarão na execução da fase 3 de testes da vacina russa se a ação for cobrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O Tecpar não tem condições de produzir uma quantidade grande de vacinas, mas pode colaborar na parte científica do processo e está à disposição”, disse.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.






Cine Panambi: programação de 28/01 a 04/02

 

Programação de 28/01 a 04/02

SALA 1

FILME 1: TROLLS 2

Em Trolls 2, a rainha Poppy (Anna Kendrick) e Branch (Justin Timberlake) fazem uma descoberta surpreendente: há outros mundos Troll além do seu, e suas diferenças criam grandes confrontos entre essas diversas tribos. Quando uma ameaça misteriosa coloca todos os Trolls do país em perigo, Poppy, Branch e seu grupo de amigos devem embarcar em uma jornada épica para criar harmonia entre os Trolls rivais e uní-los contra um mal maior. (01h34).

Sessões: diariamente 15h00

FILME 2: MULHER-MARAVILHA 1984

Na década de 80, a próxima aventura da Mulher Maravilha no grande ecrã a encontra em que ela enfrenta seus dois novos inimigos: Max Lord e Barbara Minerva/Cheetah.  (02h31).

Sessões: diariamente 19h30

SALA 2

FILME 1: PINÓQUIO

No live action de Pinóquio, somos apresentados à verdade sombria por trás de um clássico que marcou gerações. O solitário marceneiro Gepeto (Roberto Benigni) tem o grande desejo de ser pai, e deseja que Pinóquio (Federico Ielapi), o boneco de madeira que acabou de construir, ganhe vida. Seu pedido é atendido, mas a desobediência do jovem brinquedo faz com que ele se perca de casa e embarque em uma jornada repleta de mistérios e seres mágicos, que o levará a conhecer de fato os perigos do mundo. (02h05).

Sessões: diariamente 15h15 e 19h15

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.