Pular para o conteúdo principal

Biopark beneficia mais um município da região oeste com a produção de queijos finos

 



Os municípios de Toledo e Cascavel foram pioneiros na produção de queijos finos na Região Oeste do Paraná. Isso só foi possível com a ajuda do Biopark, que conta um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação voltado para essa área. Agora, chegou a vez de Diamante D’Oeste, município com um pouco mais de 5 mil habitantes, ter à disposição queijos de alta qualidade com sabor europeu. A produção será comandada por Elis Carla Colombi, uma produtora local que recebeu todo acompanhamento e suporte especializado gratuito da equipe do Biopark.
“Logo que entrei no projeto recebi a visita da equipe do Biopark em minha propriedade. Primeiro a Pâmela, que é Zootecnista, e trouxe informações muito importantes sobre o cuidado com os animais e a influência disso no leite. Depois veio o Kennidy, que me ensinou a técnica para produzir um queijo fino. A vinda dos profissionais aqui é muito importante, pois eles veem a nossa realidade e nós precisamos de pessoas que entendam como é o dia a dia do agricultor. Em poucos meses já consegui lançar o primeiro produto”, conta a produtora.
O primeiro queijo fino lançado por Elis é o tipo Saint-Paulin, de origem francesa, e que tem como características uma casca compacta, cor amarelo claro, um sabor suave e um pouco amanteigado. Atualmente mais cinco produtores, dos municípios de Toledo, Santa Helena e Pato Bragado, estão participando do projeto na fase de pesquisa e desenvolvimento, sendo que novos queijos devem chegar em breve ao mercado.
A equipe responsável pelo projeto também leva capacitação e inovação para as propriedades acompanhando todas as etapas de produção, como manejo e alimentação dos animais, boas práticas de produção de leite, técnica de produção de queijos, testes de qualidade e auxílio para marketing e vendas. “Se o produtor quer se qualificar e permanecer no campo, ele tem que ter suporte e fazer a propriedade render como se estivesse em qualquer outro trabalho. Eu penso que quem produz alimentos de qualidade vai conseguir gerar muito emprego, muita renda, e vai conseguir transformar a vida de muitas pessoas”, comenta Elis.
Com boas perspectivas de comercialização, a produtora inaugurou há pouco mais de um mês sua loja no centro da cidade onde vende, além do queijo tipo Saint-Paulin, outros alimentos de origem de sua propriedade. “Eu sinto que o Biopark quer que eu cresça, quer que a região cresça e isso me motiva. Já estou com vontade de fazer mais tipos de queijos finos, pois vejo que isso é uma grande oportunidade. O fato de ter um selo do Biopark, enaltece o nosso produto”, ressalta a produtora.
Segundo o pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy de Bortoli, esse é o resultado de um trabalho em conjunto. “Iniciamos o trabalho com a Elis há seis meses e com o processo de melhoria da qualidade do leite, por exemplo, conseguimos dobrar a produção de leite diária por animal. A dedicação e o entusiasmo da produtora contribuíram para que o produto fosse lançado rapidamente”, explica.
Onde encontrar
Além desse, outros tipos de queijos do projeto já estão sendo comercializados em outros municípios, como os queijos tipo Morbier-Café e Saint-Paulin, produzidos pela Queijaria Átani, em Toledo, e os queijos tipo Gouda e Morbier-Café produzidos pela Queijaria Ludwig, em Cascavel.
Quem tiver o interesse em conhecer o projeto pode entrar em contato pelo telefone (45) 2036-3606, do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, e para adquirir produtos os contatos são: Átani Derivados de Leite, Linha Três Irmãos, s/n, Zona Rural - Vila Nova, Toledo, informações pelos telefones (45)99832-7954 ou (45)99832-8886; Queijaria Ludwig, Marginal da Rodovia BR 467, no 429, Linha Sede Alvorada, Cascavel, informações pelo telefone (45)99125-2387; e em Diamante D’Oeste, Produtos Elis, na Avenida Paraná, nº 488, Centro, pelo telefone (45)98823-9642.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBolsa, Pharma S.A., Pousada FECEP Guaratuba, Cataratas do Iguaçu S.A.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça revoga prisão domiciliar de Meneghel condenado pela morte de policial federal

O juiz Leonardo Bechara Stancioli, do Tribunal de Justiça do Paraná, revogou a prisão domiciliar de Alessandro Meneghel, condenado há 29 anos, um mês e 15 dias de prisão pela morte do policial federal Alexandre Barbosa.   Em 2019, Meneghel passou a cumprir pena em regime domiciliar com argumento da defesa, de que o agropecuarista seria responsável por cuidar da mãe, que não estava bem de saúde.   Alexandre Drummond Barbosa foi morto a tiros em frente a uma casa noturna depois de uma discussão com Meneghel, em abril de 2012. O caso foi julgado em fevereiro de 2017.   Na ocasião, Meneghel   chegou a ser condenado a mais de 34 anos pelo crime, mas teve a pena reduzida para 29 anos por determinação do Tribunal de Justiça do Paraná. (José Roberto Benjamin do JRBNews)   Viver Toledo - Ano 17 Por quem faz jornalismo há 47 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – T...

Prefeitura de Toledo vai regulamentar a Lei do Pequeno Cientista

Em uma reunião marcada por emoção, reconhecimento e compromisso com o futuro da educação e da ciência, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, recebeu a visita de integrantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Durante o encontro, o prefeito assumiu publicamente o compromisso de regulamentar, já na próxima semana, a Lei do Pequeno Cientista. “É um compromisso nosso”, afirmou Costenaro, destacando a importância de apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento científico entre crianças e adolescentes. A secretária de Educação, Janice Salvador, ressaltou que a equipe da Smed irá se dedicar para ajustar alguns pontos para a melhoria da lei e que para 2026 será possível planejar um apoio mais adequado às necessidades dos alunos. Pesquisa na prática  Coordenado pela professora Dioneia Schauren, o Clube de Ciências envolve atualmente cerca de 75 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Desde 2014, o grupo participa de feiras e event...

FPA pressiona por urgência no PDL 205/2024 contra o programa Terra da Gente

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) subiu o tom e reforçou apoio ao requerimento de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo 205 de 2024, que busca sustar os efeitos do Decreto 11.995, assinado pelo governo federal neste ano.   Esse decreto criou o programa “Terra da Gente”, que trata da incorporação de imóveis rurais à Política Nacional de Reforma Agrária. Mas para o setor produtivo e parte expressiva do Congresso, a medida viola princípios constitucionais como o direito à propriedade e abre espaço para insegurança jurídica no campo.   O deputado federal Dilceu Sperafico, do Progressistas do Paraná, foi um dos que assinaram   o requerimento de urgência. Em nota, foi direto:     “Podem contar comigo. Assinei esse requerimento porque vejo que o Brasil precisa de respeito à propriedade e de um ambiente seguro para crescer e prosperar. Não podemos em hipótese alguma aceitar arbitrariedades que afetam a liberdade e a segurança jurídica”, afirmou Sperafi...