Pular para o conteúdo principal

Construção coletiva – ‘Golpes e fraudes, o que está acontecendo e como se proteger’ foi tema de evento

Na segunda-feira, 27, em uma parceria entre Sicredi Progresso PR/SP, OAB/PR Subseção Toledo e Polícia Civil foi realizado um simpósio para diálogo sobre prevenção e segurança contra golpes e fraudes financeiras no ambiente digital, na sede da OAB/Toledo.
O evento trouxe conscientização voltada, principalmente, para entidades de classe e formadores de opinião com o objetivo de pulverizar os conhecimentos sobre o que tem acontecido, como se proteger e proteger associados, clientes e negócios contra criminosos digitais.
Em fala de abertura, o presidente da OAB/PR Subseção Toledo, Fabiano José Bordignon, destacou que é preciso transformar preocupação em conhecimento e medo em prevenção.
“Todos estamos vulneráveis. Nossa intenção com esse momento é um ato de defesa contra a criminalidade protegendo também a nossa profissão. Não há fórmula mágica, mas vamos construir juntos e disseminar conhecimento para que todos possam evitar qualquer tipo de golpe.
Informação clara é o antídoto mais eficaz contra o engano”, afirmou Bordignon.
Foram quatro os especialistas convidados para as abordagens da noite com temáticas técnica, jurídica e investigativa.
A primeira palestra da noite foi do Superintendente de Segurança Corporativa do Sistema Sicredi, membro da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e coordenador da Câmara Temática de Segurança Cibernética e Prevenção a Fraudes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marcio Leite.
Com diversos dados, Leite salientou a grande quantidade de vítimas de golpes e fraudes. Cerca 40,8 milhões de brasileiros com mais de 16 anos já foram vítimas de golpes digitais em 2024, conforme dados do Senado Federal.
“Além disso, uma em cada quatro pessoas já caiu em algum tipo de fraude ou golpe. O número de crimes aumentou muito após a pandemia e a capacidade de supressão não é na mesma velocidade”, destaca o Superintendente, que também ressaltou o quanto as instituições financeiras têm investido em segurança cibernética, somente no passado foram R$ 5 bilhões (dados Febraban).
Dentre os principais golpes aplicados pelos criminosos estão: por meio do WhatsApp com registro de 153 mil vítimas, Falsas Vendas Online com 150 mil vítimas e Falso Funcionário de Banco com 105 mil vítimas – conforme dados de 2024.
Marcio ressaltou que o fator preponderante em cada golpe é a engenharia social, ou seja, iludir as pessoas para que elas mesmas divulguem informações confidenciais ou realizem ações que beneficiem o criminoso.
Na segunda palestra da noite, o delegado-adjunto da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Rodrigo Baptista Santos, trouxe informações de como funciona o processo investigativo, os desafios na recuperação de valores e a importância da denúncia e da prevenção.
“Ao fim do ano de 2024, foram 2.121 ocorrências de estelionato em Toledo, um comparativo simples é com o ano de 2019, quando tínhamos o registro de apenas 110 casos”, alertou o delegado.
Dentre as principais atitudes ao cair em um golpe ou uma fraude, os especialistas alertaram para o reporte imediato à instituição financeira e o boletim de ocorrência online, sem deixar de juntar provas, caso seja necessário um processo judicial.
Na última palestra da noite, os advogados Bruno Schmidt Silva, especialista em Direito Digital e Proteção de Dados Pessoais e Presidente da Comissão de Direito Digital e Proteção de Dados da OAB/PR, Subseção de Toledo e a advogada Maíra Glaeser, Presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB/PR, Subseção Toledo e Membra da Comissão Estadual de Direito Bancário da OAB Paraná trabalharam o entendimento da justiça sobre golpes e fraudes aliado à medidas preventivas, além de abordarem como os advogados podem lidar com efetividade no assunto.
O presidente da Sicredi Progresso PR/SP, Inácio Cattani, ressaltou a importância do diálogo promovido durante o evento e por meio de outras ações realizadas em parceria.
“Quando damos voz ao tema, ampliamos o diálogo, fortalecemos a prevenção e contribuímos para reduzir a incidência desses crimes que impactam tantas pessoas e instituições. Como Cooperativa, acreditamos que a segurança e a conscientização são de responsabilidade coletiva. Por isso, seguimos comprometidos, trabalhando lado a lado com nossos parceiros para construir um ambiente cada vez mais seguro para todos. Esperamos que essa ação, dentre outras, reverbere e que a comunidade esteja alerta”, concluiu Cattani.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...