A Unimed Costa Oeste encerra o ano de 2025 com resultados expressivos do Programa Nascer Bem, iniciativa social aberta à comunidade que, ao longo dos anos, vem se consolidando como uma importante ferramenta de educação, acolhimento e promoção da saúde para gestantes e seus acompanhantes que, de forma voluntária, desejarem participar. Os encontros são realizados em Toledo, no auditório da sede administrativa e em Marechal Cândido Rondon, nas dependências do Hospital Geral Unimed.
Com uma abordagem humanizada e multidisciplinar, o programa reafirma o compromisso da cooperativa com o cuidado integral desde o início da vida, fortalecendo vínculos com as famílias e contribuindo para gestações mais seguras, conscientes e tranquilas.
Somente em 2025, o Programa Nascer Bem realizou seis turmas, sendo três em Toledo e três em Marechal Cândido Rondon, reunindo 188 gestantes ao longo do ano. Os encontros proporcionaram informação qualificada, apoio emocional e orientação prática, fortalecendo a rede de cuidado materno-infantil e ampliando o acesso da comunidade a conteúdos fundamentais sobre gestação, parto e pós-parto.
Para a gerente de Atenção à Saúde da Unimed Costa Oeste, Bianca Neske, os números refletem um trabalho consistente e alinhado às necessidades das famílias. “O Nascer Bem atende a uma demanda real da comunidade ao observarmos o envolvimento das gestantes e seus acompanhantes, que chegam cheios de dúvidas e saem mais seguros, informados e confiantes para viver esse momento tão importante”, destaca Bianca.
Informação, acolhimento e cuidado humanizado
Concebido como uma iniciativa social da Unimed Costa Oeste, o Programa Nascer Bem complementa as orientações do pré-natal por meio de encontros conduzidos por uma equipe multidisciplinar. Ao longo das atividades, gestantes e acompanhantes recebem informações sobre fases da gestação, tipos de parto, amamentação, cuidados com o recém-nascido, saúde bucal infantil, nutrição, fisioterapia pélvica, saúde mental e primeiros cuidados, incluindo noções de primeiros socorros.
Com uma metodologia acolhedora e participativa, o programa promove a troca de experiências, fortalece o vínculo entre famílias e profissionais e garante uma visão integral da saúde, contemplando aspectos físicos, emocionais e informativos. Ao final de cada turma, as participantes recebem certificado e um brinde personalizado, marcando a conclusão dessa etapa de preparo para a chegada do bebê.
Impacto do Nascer Bem
A avaliação das participantes reforça o sucesso do programa e sua relevância para a comunidade. Nos depoimentos coletados em 2025, as gestantes e os acompanhantes destacam a qualidade dos conteúdos, a atenção dos profissionais e a tranquilidade adquirida ao longo dos encontros.
Pais de primeira viagem, Bruna e Lucas Muniz de Almeida fizeram o curso enquanto aguardavam a chegada de Jorge. Na ocasião, eles destacaram que o contato direto com profissionais de diferentes áreas ampliou o conhecimento e trouxe mais confiança. “Para nós, tudo era novidade. Ter a oportunidade de conversar com bombeiro, pediatra, psicóloga e outros profissionais, trouxe muita informação nova. A gente sai do senso comum, daquele conhecimento popular que nem sempre é correto. No curso, tudo foi esclarecido. Isso dá mais confiança e previne acidentes. Eu, particularmente, me senti mais pai depois que fui. Ver outros casais, trocar experiências, ajuda a ‘cair a ficha’ de que não estamos sozinhos nessa”, relatou Lucas.
Para Jaina Lunkes e Mauro Borgheti Júnior, que participaram enquanto esperavam Jonas, participar do Nascer Bem representou a realização de um desejo antigo. “Sempre sonhei em participar do Programa quando estivesse gestante. As palestras foram diversas, profundas e muito acolhedoras. Aprendi coisas que nem imaginava, como a importância de levar o bebê ao dentista ainda nos primeiros meses, o teste da linguinha, a fisioterapia pélvica... A fala do obstetra foi essencial, especialmente ao reforçar a importância da ultrassonografia morfológica do primeiro trimestre. O curso trouxe um equilíbrio muito bom entre o cuidado com o bebê e com a mãe, que também precisa de atenção física e emocional nesse período”, disse Jaina.
Compromisso com a saúde materno-infantil
Ao longo dos anos, o Programa Nascer Bem se consolidou como uma das principais iniciativas de promoção da saúde da Unimed Costa Oeste, reafirmando o compromisso da cooperativa com a prevenção, a educação em saúde e o cuidado humanizado. “Quando investimos em orientação e acolhimento desde o pré-natal, contribuímos diretamente para a saúde da mãe, do bebê e de toda a família, promovendo cuidado integral e prevenção.”, reforçou Bianca.
A avaliação positiva de 2025 reforça a importância da continuidade do programa, que segue transformando informação em segurança, orientação em confiança e cuidado em um começo de vida mais saudável para mães, bebês e famílias da região.
.jpeg)






Comentários
Postar um comentário