Pular para o conteúdo principal

Esclerose Múltipla: conheça a doença que acomete cerca de 40 mil brasileiros

 

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que é celebrado em 30 de maio, é voltado para a conscientização da doença, que, segundo estimativa da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, afeta cerca de 40 mil brasileiros. A data foi criada para unir as pessoas portadoras da patologia em todo o mundo, assim como para promover o conhecimento sobre o tema.

Esclerose Múltipla é uma doença neurológica considerada autoimune, progressiva e crônica. Por motivos que podem ser genéticos ou ambientais, ocorre um desequilíbrio no sistema imunológico do paciente, que começa a agredir a bainha mielina (capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas), comprometendo a função do sistema nervoso.

Em geral, a Esclerose Múltipla acomete pessoas entre 20 e 40 anos, provocando dificuldades motoras e sensitivas e pode apresentar sintomas iniciais diversos. “A maioria das pessoas começa a ter problemas motores no início da doença, mas os primeiros sintomas também podem ser uma deficiência na visão ou um problema psíquico”, afirma o médico convidado pela Prati-Donaduzzi, Eduardo Motti.

Existem diferentes tipos da doença:

•Esclerose múltipla remitente-recorrente (EMRR) – possui períodos de melhora, e outros de recaídas, que podem durar de dias até anos.

•Esclerose múltipla secundária progressiva (EMSP) – caracterizada por quadro mais grave em que o doente não se recupera das crises e fica com sequelas definitivas, como a perda total da visão.

•Esclerose múltipla progressiva com surtos (EMPS) – quando a doença se desenvolve de maneira mais rápida e agressiva.

•Esclerose múltipla primária progressiva (EMPP) – possui a característica de piora da doença de forma gradativa.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base em estudo clínico e nos sinais relatados pelo paciente, que são analisados e confirmados por um neurologista. Para ajudar na confirmação da suspeita de Esclerose Múltipla, o especialista deve solicitar exames de sangue, além de exame de imagem, como a ressonância magnética. Dessa forma é possível fazer uma avaliação mais profunda, descartando a possibilidade de um diagnóstico errôneo.

Os sintomas da Esclerose Múltipla podem ser confundidos com outras enfermidades e têm característica intermitente, ou seja, podem surgir e desaparecer periodicamente. Motti explica que, em caso de problemas motores, por exemplo, pode parecer que o paciente teve um AVC. Portanto, os sinais precisam ser acompanhados e avaliados por um médico especialista, que acompanhando o paciente poderá definir precisamente o diagnóstico.

Os principais sintomas decorrentes da Esclerose Múltipla são:

•Problemas de visão como visão borrada;

•Rigidez muscular;

•Espasmos;

•Fadiga;

•Urgência urinária;

•Lapsos de memória e de atenção;

•Dormência e formigamento em diferentes partes do corpo;

•Problemas para manter o equilíbrio;

•Dificuldade no andar.

Tratamentos

A Esclerose Múltipla, por ser uma doença autoimune, não tem cura, mas os tratamentos existentes possuem boa eficácia contra os principais sintomas, e ajudam o paciente a viver com mais qualidade e conforto.

Os principais objetivos do tratamento são diminuir a fase mais crítica da doença e tentar prolongar o intervalo entre os surtos. Para isso, é feito o uso de medicamentos para controle do sistema imunológico, o que dificulta o ataque das células de defesa do organismo. O intuito é evitar que as crises aconteçam.

Além do acompanhamento médico e uso dos medicamentos, é indicado que os pacientes façam atividades físicas para fortalecer os ossos e ajudar a combater os efeitos da doença no corpo, além de fisioterapia para ajudar na reformulação do ato motor, isso em conjunto com períodos de repouso para evitar esforços desnecessários. “A reabilitação motora feita por meio de fisioterapia e atividades físicas é um aspecto importante do tratamento”, conclui o médico.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais de 4,6 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sperafico comemora decisão do STF sobre marco temporal das terras indígenas e diz que continuará atento ao tema

Deputado Sperafico: atenção ao tema continua - Arquivo Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A decisão recente do Supremo Tribunal Federal suspendendo a decisão monocrática do ministro Edson Luiz Fachin que determinava a demarcação de áreas indígenas no Oeste do Paraná, voltou a dar tranquilidade aos agricultores da região de Guaíra. Tomada por maioria, a decisão foi comemorada pelo deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas-PR), que foi uma das primeiras vozes a se levantar pela manutenção do marco temporal.   “Prevaleceu o bom senso. Voltamos a ter mais segurança jurídica para que o nosso homem do campo possa continuar desenvolvendo as suas atividades que muito ajudam o Paraná e o Brasil, produzindo alimentos e gerando receita e renda para o país”, assegurou o parlamentar.   Para o deputado Sperafico, a derrubada de uma decisão tomada de forma monocrática faz justiça, dando assim o direito de propriedade a quem há décadas está estabelecido legalmente nas áreas rurais do Oeste

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Assinado contrato para construção de ponte sobre o Arroio Marreco

  Um sonho antigo da comunidade da Grande Coopagro está prestes a se tornar realidade. Foi assinado, de forma simbólica, o contrato para a construção da ponte sobre o Arroio Marreco, na extensão da Rua Ângela Zanella. Realizado na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, o ato contou com a presença de vereadores, representantes da empresa que executará a obra, secretários e servidores públicos municipais da área técnica. O encontro teve o objetivo de alinhar detalhes e tirar dúvidas antes sobre cada fase da obra. O edital licitatório estabelecia o valor de R$ 6.717.527,92, mas a CDA Engenharia Ltda. de Joinville, ofereceu R$ 5.436.522,41 (desconto de 19,07%) e sagrou-se vencedora do certame. Segundo o contrato, o prazo para entrega é de 240 dias a contar da emissão da ordem de serviço, o que deve ser na semana que vem.  Com 60 metros de extensão e 15 metros de largura, a ponte será construída em curva e terá ainda iluminação LED e passarela com 2,50 metros de largura e a 1 metro de al