Paraná separa doses para vacinar mais de 32 mil trabalhadores da educação
O Paraná vai começar
a vacinar nos próximos dias 32.760 trabalhadores da educação como parte do
processo de retomada gradativa às aulas presenciais da Rede Pública de Ensino a
partir de 10 de maio.
As doses fazem
parte da última remessa de vacinas da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz que chegou ao
Paraná na segunda-feira (3). A distribuição para as 22 Regionais de Saúde será
feita nesta quarta-feira (5), com apoio das aeronaves do Governo do Estado.
O quantitativo
corresponde a 15,5% dos trabalhadores da educação previstos no Plano Estadual
de Vacinação contra a Covid-19, estimado em 210.897 pessoas. O número leva em
consideração profissionais das rede pública (estadual e municipal), privada e
da assistência social – são em torno de 90 mil educadores e assistentes ligados
apenas à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Neste primeiro momento
serão vacinados aqueles com idades entre 55 a 59 anos.
O governador destacou que, além dos mais de 32 mil trabalhadores da educação que serão imunizados nesta semana, outros 8 mil profissionais já receberam ao menos uma dose da vacina. Eles têm mais de 60 anos e integram o grupo prioritário elaborado pelo Ministério da Saúde. “São 40 mil pessoas, o que nos permite dar uma boa arrancada neste começo”, disse.
Secretário de
Estado da Saúde, Beto Preto explicou que a partir de agora todas as remessas de
vacinas que chegarem ao Paraná terão um porcentual de doses separado para a
educação. É essa taxa de imunização, aliada ao diagnóstico diário da circulação
da doença e dos números de leitos disponíveis que vai balizar o avanço no
retorno presencial de alunos e professores. “O acompanhamento é diário,
seguindo o contexto e evolução da pandemia”, destacou.
Ainda segundo o
secretário, serão levados em consideração dois critérios nas próximas divisões
dentro do grupo de trabalhadores da educação. Além da idade, com a redução da
faixa etária conforme a quantidade de vacinas, quem já retomou o trabalho
presencial nas escolas passará a ter prioridade. “Esse lote inicial vai ser
voltado para os profissionais do ensino fundamental, médio e Centros Municipais
de Educação Infantil, os CMEIs”, ressaltou Beto Preto.
A 20ª Regional de
Saúde, que compreende Toledo, receberá neste primeiro momento 995 doses para
este grupo.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine
Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica
Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e
Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain
Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo
Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial