Pular para o conteúdo principal

Saúde chama profissionais devido ao aumento de pacientes com sintomas gripais

 

Nos últimos dias, em especial na semana passada, ocorreu o aumento na procura por atendimento da população com covid-19 e demais sintomas gripais no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Nesta segunda-feira (31), conforme o relatório apresentado no início da manhã, haviam 38 pacientes internados, sendo destes 14 intubados e o restante em enfermaria. Na data de hoje, foram confirmados 145 novos casos e um óbito.

A alta demanda por tratamento se reflete no quadro funcional. Os servidores municipais, segundo relato da secretária de Saúde Gabriela Kucharski, estão com dificuldades de realizar escalas extraordinárias. Diante da situação, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) realizou o chamamento de cinco enfermeiros (dois deles devem assinar contrato nesta semana), dez técnicos de enfermagem e seis médicos (três já em fase de contratação e três chamados nesta segunda-feira).

Os novos servidores irão atuar exclusivamente no PAM/Mini Hospital. “Os trabalhadores da saúde, em especial os que trabalham diretamente com o atendimento de pacientes com sintomas gripais estão extenuados. A maioria já tem jornada dupla, atuam em outros hospitais ou municípios, e o aumento da procura dos pacientes de coronavírus, em especial pela gravidade dos quadros, gera um cansaço físico e mental muito grande para os trabalhadores da saúde”, comenta.

Perfil dos pacientes

Segundo dados da Secretaria de Saúde, os pacientes com idades entre 20 e 49 anos sempre foram os que mais procuraram o atendimento com suspeita de covid-19. Porém, os casos mais graves se concentravam em pessoas com idade mais avançada. Com a chegada das vacinas, houve uma diminuição de internamentos, em especial intubações, entre pacientes idosos.

As pessoas com mais de 60 anos representavam 70% dos pacientes com quadros mais preocupantes no início da pandemia e atualmente essa proporção se inverteu. Segundo o relatório da manhã desta segunda-feira (31), dos 14 pacientes intubados, apenas seis tinham idade superior aos 60 anos. “Se eles foram vacinados, ainda não temos essa informação, mas entre os imunizados, temos sentido sim uma diminuição considerável nos casos graves”, disse Gabriela reforçando a importância da vacina.

A secretária ainda disse que é preciso que as pessoas procurem a segunda dose. “Temos algumas situações de pessoas que não vieram fazer a segunda dose. Algumas pessoas divulgam, inclusive em rádios, informações falsas sobre a ineficácia e até mesmo malefícios em relação à vacina e prestam um desserviço à comunidade”, frisa.

Contágio

De acordo com dados da Secretaria de Saúde o maior contágio tem acontecido em eventos comunitários. A responsável pela Saúde em Toledo, Gabriela Kucharski, expôs que as pessoas geralmente têm contraído a doença em eventos familiares e confraternizações, como aniversários, casamentos e outras situações que envolvem festividades ou lazer. “Temos poucos registros de contaminação laboral porque geralmente são ambientes controlados. O mesmo se aplica à questão das escolas”, explica.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação: o escudo mais poderoso diante da violência contra a mulher

  Por Paulo Rocha* A violência contra a mulher não começa no tapa. Ela nasce muito antes — nas palavras que ferem, nos silêncios que consentem, nos estereótipos que se repetem, na omissão coletiva que normaliza o inaceitável. E toda cultura que tolera a violência fracassa moralmente. Por isso, o enfrentamento dessa barbárie vai além da segurança pública. É um desafio educacional, civilizatório. Não se trata de assumir uma posição ideológica — como se houvesse mais de uma possível. A escola precisa romper o silêncio e incorporar esse tema com seriedade. A educação atua como escudo em três frentes: prevenção, proteção e transformação. Ensinar respeito, empatia e igualdade desde a infância é enfrentar a raiz da violência. Crianças e jovens precisam aprender que força não é dominação, que diferenças não justificam desigualdades e que autonomia, voz e dignidade não são concessões — são direitos de todas as pessoas. Silenciar é educar para a violência. Ignorar o problema não o elimina — ...

Deputado Sperafico assina PEC que propõe responsabilização penal de menores por crimes hediondos

Deputado Dilceu Sperafico O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas-PR) assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), que propõe a redução excepcional da maioridade penal em situações específicas de crimes hediondos e de crueldade extrema contra pessoas e animais.   A iniciativa altera o artigo 228 da Constituição Federal, que hoje estabelece a inimputabilidade penal dos menores de 18 anos, para admitir exceção estritamente delimitada, sem extinguir a regra geral. Segundo Sperafico, a proposta “não extingue a inimputabilidade penal, não generaliza a redução da maioridade penal e não criminaliza a infância”.   O parlamentar destaca que a PEC remete a regulamentação a Lei Complementar, o que, segundo ele, preserva flexibilidade normativa, garante debate técnico aprofundado e impede interpretações ampliativas ou arbitrárias, assegurando o devido processo legal, a ampla defesa e as proteções próprias da pessoa em desenvol...

Carreta da Inovação chega ao Parque Ecológico Diva Paim Barth

Estrutura itinerante do Governo do Paraná abre ao público nesta terça-feira (10), com atividades gratuitas até sexta (13) A Carreta da Inovação chegou ao Parque Ecológico Diva Paim Barth e está estacionada nas proximidades do Aquário Municipal Doutor Romolo Martinelli, onde passa pela fase de montagem das estruturas. A abertura oficial está marcada para esta terça-feira (10), às 18h, e a programação segue até sexta-feira (13). A iniciativa é do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, com articulação local da Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo (Funtec) e participação de diversas secretarias municipais. Segundo a diretora-executiva da Funtec, Tatiany Barbiero, a ação está alinhada às diretrizes adotadas pelo município na área. “A Carreta da Inovação faz parte de um conjunto estruturado de ações que reafirma o compromisso de Toledo com a ciência, a tecnologia e a inovação”, afirma, destacando q...