Pular para o conteúdo principal

Saúde chama profissionais devido ao aumento de pacientes com sintomas gripais

 

Nos últimos dias, em especial na semana passada, ocorreu o aumento na procura por atendimento da população com covid-19 e demais sintomas gripais no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Nesta segunda-feira (31), conforme o relatório apresentado no início da manhã, haviam 38 pacientes internados, sendo destes 14 intubados e o restante em enfermaria. Na data de hoje, foram confirmados 145 novos casos e um óbito.

A alta demanda por tratamento se reflete no quadro funcional. Os servidores municipais, segundo relato da secretária de Saúde Gabriela Kucharski, estão com dificuldades de realizar escalas extraordinárias. Diante da situação, a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) realizou o chamamento de cinco enfermeiros (dois deles devem assinar contrato nesta semana), dez técnicos de enfermagem e seis médicos (três já em fase de contratação e três chamados nesta segunda-feira).

Os novos servidores irão atuar exclusivamente no PAM/Mini Hospital. “Os trabalhadores da saúde, em especial os que trabalham diretamente com o atendimento de pacientes com sintomas gripais estão extenuados. A maioria já tem jornada dupla, atuam em outros hospitais ou municípios, e o aumento da procura dos pacientes de coronavírus, em especial pela gravidade dos quadros, gera um cansaço físico e mental muito grande para os trabalhadores da saúde”, comenta.

Perfil dos pacientes

Segundo dados da Secretaria de Saúde, os pacientes com idades entre 20 e 49 anos sempre foram os que mais procuraram o atendimento com suspeita de covid-19. Porém, os casos mais graves se concentravam em pessoas com idade mais avançada. Com a chegada das vacinas, houve uma diminuição de internamentos, em especial intubações, entre pacientes idosos.

As pessoas com mais de 60 anos representavam 70% dos pacientes com quadros mais preocupantes no início da pandemia e atualmente essa proporção se inverteu. Segundo o relatório da manhã desta segunda-feira (31), dos 14 pacientes intubados, apenas seis tinham idade superior aos 60 anos. “Se eles foram vacinados, ainda não temos essa informação, mas entre os imunizados, temos sentido sim uma diminuição considerável nos casos graves”, disse Gabriela reforçando a importância da vacina.

A secretária ainda disse que é preciso que as pessoas procurem a segunda dose. “Temos algumas situações de pessoas que não vieram fazer a segunda dose. Algumas pessoas divulgam, inclusive em rádios, informações falsas sobre a ineficácia e até mesmo malefícios em relação à vacina e prestam um desserviço à comunidade”, frisa.

Contágio

De acordo com dados da Secretaria de Saúde o maior contágio tem acontecido em eventos comunitários. A responsável pela Saúde em Toledo, Gabriela Kucharski, expôs que as pessoas geralmente têm contraído a doença em eventos familiares e confraternizações, como aniversários, casamentos e outras situações que envolvem festividades ou lazer. “Temos poucos registros de contaminação laboral porque geralmente são ambientes controlados. O mesmo se aplica à questão das escolas”, explica.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente no Piauí tira a vida de empresário de Novo Sarandi e esposa e mais uma pessoa

Acidente frontal vitimou três pessoas - Reprodução O empresário Ivandro Bonna e sua esposa, Andrea Cristina Block, morreram em um acidente próximo ao distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no estado do Piauí no final de segunda-feira (28). A colisão frontal entre duas caminhonetes resultou na morte de uma terceira pessoa.   O casal era muito conhecido na região, uma vez que ele residiu por vários anos no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, enquanto ela era de Marechal Cândido Rondon. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender à ocorrência, porém as vítimas não resistiram aos ferimentos. Ivandro era ligado à Cerâmica Bona e possuía propriedades no Piauí, estado onde residia já há alguns anos. Andrea e Ivandro residiam no Piauí Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR ...

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Veículo do Paraguai força ultrapassagem e causa acidente fatal no Oeste

Acidente resultou na morte do condutor do Corsa - PRE Um acidente com uma vítima fatal e cinco pessoas feridas ocorreu na noite de sábado (3), na PR-497, Km 19+350m, no trecho entre São Miguel do Iguaçu a Itaipulândia. O motorista de um veículo GM/Corsa emplacado em Missal/PR, Vilson Sartori, de 66 anos de idade, veio a óbito no caminho para o atendimento hospitalar.   No outro veículo, um Toyota/Prêmio prata, emplacado no Paraguai, ficaram levemente feridos o motorista de 55 anos de idade, uma mulher de 34 anos, um menino de 10 anos, uma adolescente de 15 anos e uma menina de 10 anos de idade. Todos receberam atendimento no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal.   Conforme os dados colhidos no local pela Polícia Rodoviária Estadual, o Corsa trafegava pela rodovia, sentido São Miguel do Iguaçu a Itaipulândia, quando foi atingido lateralmente pelo outro veículo que transitava em sentido contrário na contramão de direção.   O veículo com placas do Paraguai teria provo...