Pular para o conteúdo principal

Alunos do IFPR-Biopark desenvolvem aplicativo que facilita acompanhamento de obras

 

O Gerente de Engenharia do Biopark, Rodolfo Domingues Possani, ressalta que o aplicativo já está em fase de testes pelo setor de Engenharia Civil do Biopark

Proporcionar o acesso a uma educação focada em desafios práticos e que estimulem o pensamento crítico, visão ágil e com foco na resolução de problemas, são pilares defendidos pelo Biopark. Por meio da metodologia ativa de ensino, os estudantes são estimulados a aplicar inovação enquanto atuam em projetos reais.

Os resultados já impactam positivamente o Ecossistema e a comunidade como um todo. Um dos exemplos é o Super Builder Advisor, um aplicativo desenvolvido na disciplina “Projeto integrador” do curso técnico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio do Centro de Referência Educacional IFPR-Biopark.

“Sempre fomos motivados a pensarmos em soluções para atendimento de demandas do próprio ecossistema, de forma que nós também pudéssemos contribuir para o desenvolvimento, crescimento e consolidação do território da inovação”, explica o aluno Alexandre Klock Ernzen, que desenvolveu a solução juntamente com os colegas, Gervásio Bartnik, Jhonata Fucks e Murilo Morato com orientação de Rafael Luiz Bartz.

O primeiro cliente do aplicativo será o próprio Biopark que testará a ferramenta em sua área de Engenharia Civil. A solução vai contribuir para o acompanhamento mais ágil do andamento das obras. “Será possível efetuarmos o registro diretamente na obra, em tempo real, e todas as informações são transmitidas para os responsáveis, melhorando a gestão e tornando a tomada de decisões mais ágil, garantindo melhor eficiência no emprego de materiais, mão de obra e tempo”, explica o Gerente de Engenharia do Biopark, Rodolfo Domingues Possani. 

Ainda de acordo com Alexandre, a ideia é tornar este projeto uma startup que possa ingressar no programa de residência de empresas do Biopark ou na incubadora do Parque, melhorando a solução e disponibilizando a mesma para outros envolvidos no Ecossistema. “Sabemos que há muito desenvolvimento por vir com novas obras de prédios, indústrias, espaços comerciais, entre outros, e esperamos que nosso aplicativo possa auxiliar em todas essas obras”, acrescenta.

O bom desempenho da equipe no desenvolvimento do aplicativo também foi notado pelo empreendedor Clóvis Wichoski, da Mapperidea – empresa residente no Biopark. Após participar da banca de avaliação do trabalho, Clóvis cedeu aos alunos um ano de acesso à plataforma da empresa, que usa inteligência artificial para o desenvolvimento de softwares. “Gostei muito do projeto e alunos nota 10 merecem nosso apoio. Demos a licença de uso do Mapperidea como uma forma de incentivo para que outros alunos do Ecossistema pensem em soluções como essa”, acrescenta. 

Instituições de ensino

Atualmente o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro de Referência IFPR-Biopark está com 26 estudantes. Atuam também no Ecossistema a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTPFR) e a Faculdade Biopark que oferta cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, além do Clube de Ciências voltado ao público de 8 a 15 anos. 

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Toledo perde a pioneira Clenar Viezzer Formighieri

  Toledo lamentou hoje falecimento de Clenar Terezinha Viezzer Formighieri, ocorrido nesta terça-feira (23), aos 83 anos. A pioneira estava internada em Cascavel por conta de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório será na sede social da Catedral Cristo Rei.  Filha de Ernesto e Gentila Viezzer, a família chegou em Toledo em 9 de fevereiro de 1948, oriundos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Clenar era a segunda filha do casal, atuou como cartorária e em 2022 recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal pelos serviços prestados aos munícipes toledanos. Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região. Em 1998, ela e o marido Jandir Formighieri, juntamente com o casal de amigos Celito e Maria Dilonê Pizzato, trouxeram para a Diocese de Toledo o movimento de espiritualidade Equipes de Nossa Senhora. Por longo período, Clenar foi a coordenadora e depois atuou no ra

Deputado Sperafico anuncia recursos para asfalto e saúde de Marechal Cândido Rondon

Sperafico participou de reunião em Linha Arara - Divulgação O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) anunciou a destinação de recursos da ordem de R$ 500 mil para a execução de obras de pavimentação asfáltica da estrada ligando a sede do município de Marechal Cândido Rondon à localidade de Linha Arara. O parlamentar participou de reunião naquela comunidade, segunda-feira (22).   A destinação dos recursos atende ao pedido realizado ao deputado Sperafico pelo suplente de vereador Carlinhos Silva, visando a aplicação do asfalto sobre pedras irregulares na estrada de Linha Arara. O encontro contou com a participação expressiva da comunidade e também dos vereadores Vanderlei Sauer, Adriano Backes e Claudinho, além do suplente Carlinhos Silva. O secretário de Infraestrutura, João Carlos Klein, representou o prefeito Márcio Rauber. Recursos federais estão assegurados ao município Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de mais uma verba para Marechal Cândido Rondon. Serão R$ 2