Pular para o conteúdo principal

A navegação de cabotagem a redução do custo de transporte no Brasil

 

Dilceu Sperafico*

A tragédia da pandemia de Convid-19, que atinge o mundo inteiro há um ano e meio, está deixando em segundo plano muitas e importantes informações do interesse da população e da economia do País.

Este é o caso da aprovação, pela Câmara dos Deputados, no final do ano passado, do projeto de incentivo à navegação de cabotagem ou transporte marítimo de cargas entre portos de cidades litorâneas brasileiras.

A iniciativa, também conhecida como “BR do Mar”, ainda depende de apreciação do Senado Federal e sanção do presidente Jair Bolsonaro, mas se aprovada reduzirá o custo de transporte de alimentos, máquinas, matérias-primas e outras cargas, entre diferentes regiões do Brasil em três bilhões de reais por ano, na medida em que facilitará a navegação de navios estrangeiros na costa brasileira, com extensão de cerca de oito mil quilômetros, do Rio Grande do Sul ao Amapá.

O projeto de incentivo à navegação de cabotagem por todas as embarcações disponíveis, até agora restrita aos navios nacionais, foi elaborado por técnicos do Ministério da Infraestrutura e após sua aprovação final, possibilitará que o transporte de cargas na costa brasileira melhore a logística e reduza sensivelmente o custo para setores produtivos, prestadores de serviços e consumidores.

Com a restrição da antiga legislação, cargas de alimentos como arroz e trigo, por exemplo, produzidos no Sul do País, são levadas ao Nordeste e Norte do País, em longas viagens de caminhões por rodovias costeiras, com alto custos de combustíveis, despesas com condutores e desgaste de veículos e estradas, penalizando produtores, consumidores e cofres públicos.   


Além da economia de recursos financeiros, a navegação de cabotagem garantirá maior conforto, segurança e rentabilidade às empresas e caminhoneiros, que poderão se dedicar a percursos menores, com melhor pagamento por tonelada transportada e quilometragem percorrida, até locais mais próximos de residências e familiares de motoristas.

Até agora, apenas as empresas brasileiras de navegação podem fazer cabotagem e para isso ainda dependem de autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A partir da aprovação, sanção e publicação da nova lei, essas empresas poderão alugar embarcações nacionais ou estrangeiras para o transporte de cargas de seu interesse.

Com a medida, será facilitada a navegação na costa brasileira, liberando progressivamente o uso de navios estrangeiros no País e elevando a oferta de embarcações e a promoção de maior concorrência, com redução de custos no setor, em benefício de produtores rurais, indústrias de transformação e consumidores.

A proposta apresentada pelo Ministério da Infraestrutura recebeu textos substitutivos de parlamentares relatores, com dezenas de mudanças, mas sem alterações de suas finalidades e repercussões positivas, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

As empresas que se habilitarem ao programa no Ministério da Infraestrutura terão direitos e deveres e entre suas obrigações, deverão estar exigências de que navios afretados mantenham tripulação brasileira equivalente a dois terços do total, em cada nível técnico do oficialato, incluindo graduados ou subalternos, de todos os ramos de atividades. Com isso, comandantes, chefes e condutores de embarcações deverão ser todos brasileiros, o que beneficiará a mão-de-obra nacional.

*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br



Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Deputado Sperafico: oficializada emenda de R$ 1 mi para reforma do Centro de Eventos de Toledo

Prefeito Beto Lunitti e assessor parlamentar Vanderlei Queiroz O Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, receberá recurso da ordem de R$ 1 milhão para reforma, através de emenda parlamentar do deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas).   O anúncio foi feito quarta-feira (24), durante visita do assessor do deputado Sperafico, Vanderlei Queiroz, ao prefeito de Toledo, Beto Lunitti. Queiroz entregou documento oficializando o recurso, proveniente do Ministério do Turismo e que já consta do Orçamento Geral da União de 2024.   Na oportunidade, o prefeito Beto Lunitti agradeceu a visita de Queiroz e ao parlamentar pelo apoio aos pleitos do município: “Gratidão ao deputado Sperafico por mais um recurso para a nossa cidade. Juntos, temos somado forças para levar mais qualidade de vida para a nossa gente”.   Viver Toledo - Ano 15 Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Ind

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret