Pular para o conteúdo principal

Covid-19: apesar de avanço na vacinação, Toledo segue em Alerta Vermelho

 

Realizada na manhã desta terça-feira (31), a primeira reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE) após o anúncio de que Toledo seria o único município de um país em desenvolvimento que terá um estudo observacional da Pfizer, no qual se avaliará o comportamento da Covid-19 entre uma população acima dos 12 anos de idade plenamente vacinada, foi marcada pelo otimismo entre os membros do grupo de trabalho, mas não pela euforia. Afinal, a pandemia de Covid-19 ainda não acabou e os dados epidemiológicos que compõem a matriz de risco criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apontam que o município atingiu 22 pontos numa escala de 0 a 40, permanecendo em Alerta Vermelho, o que indica alto risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) - na semana passada, eram 21 pontos.

O quadro, ainda preocupante, se deve sobretudo a dois fatores: ao aumento de 20% no número de óbitos entre as semanas epidemiológicas 32 a 34/2021 (20%, de 5 para 6) e da taxa média de ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na 20ª Regional de Saúde, que ficou em 76,34% entre 22 e 28/8.

Outro ponto abordado durante a reunião foi sobre a presença da variante delta no Paraná. Embora tenham sido confirmados casos em Cascavel e Ouro Verde do Oeste, não foi notada nenhuma mudança no comportamento clínico dos pacientes com sintomas de Covid-19 que buscam atendimento.

Contudo, os membros do COE pontuaram a respeito da necessidade de manter a população mobilizada em relação aos cuidados que a imensa maioria vem tendo desde o início da pandemia.


Estudo

Outro ponto abordado durante o encontro foi o estudo observacional que a Pfizer desenvolverá em Toledo. Após detalhar como a parceria firmada pelo município com a farmacêutica norte-americana, o Plano Nacional de Imunização (PNI) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi construída etapa após etapa, destacou-se que a escolha do município se deve a vários fatores, sendo um reconhecimento ao trabalho realizado em várias frente de combate à Covid-19: testagem, diagnóstico, monitoramento, tratamento, vacinação, processamento de dados, estrutura e qualidade de vigilância epidemiológica entre outros.

Os membros do COE também destacaram os ótimos resultados que o esforço dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, iniciado na última quarta-feira (25), em vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível tem apresentado em um pouco menos de uma semana de trabalho. A população, sobretudo os mais jovens, têm aderido de forma excepcional à campanha de vacinação - em cinco dias, 16.666 doses foram aplicadas, uma média de 3.333,2/dia, quase cinco vezes mais que o ritmo de vacinação registrado até então (em torno de 700 doses/dia).

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Sicoob







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Deputado Sperafico: oficializada emenda de R$ 1 mi para reforma do Centro de Eventos de Toledo

Prefeito Beto Lunitti e assessor parlamentar Vanderlei Queiroz O Centro de Eventos Ismael Sperafico, em Toledo, receberá recurso da ordem de R$ 1 milhão para reforma, através de emenda parlamentar do deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas).   O anúncio foi feito quarta-feira (24), durante visita do assessor do deputado Sperafico, Vanderlei Queiroz, ao prefeito de Toledo, Beto Lunitti. Queiroz entregou documento oficializando o recurso, proveniente do Ministério do Turismo e que já consta do Orçamento Geral da União de 2024.   Na oportunidade, o prefeito Beto Lunitti agradeceu a visita de Queiroz e ao parlamentar pelo apoio aos pleitos do município: “Gratidão ao deputado Sperafico por mais um recurso para a nossa cidade. Juntos, temos somado forças para levar mais qualidade de vida para a nossa gente”.   Viver Toledo - Ano 15 Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Ind

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret