Pular para o conteúdo principal

Covid-19: apesar de avanço na vacinação, Toledo segue em Alerta Vermelho

 

Realizada na manhã desta terça-feira (31), a primeira reunião do Centro de Operações Emergenciais (COE) após o anúncio de que Toledo seria o único município de um país em desenvolvimento que terá um estudo observacional da Pfizer, no qual se avaliará o comportamento da Covid-19 entre uma população acima dos 12 anos de idade plenamente vacinada, foi marcada pelo otimismo entre os membros do grupo de trabalho, mas não pela euforia. Afinal, a pandemia de Covid-19 ainda não acabou e os dados epidemiológicos que compõem a matriz de risco criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) apontam que o município atingiu 22 pontos numa escala de 0 a 40, permanecendo em Alerta Vermelho, o que indica alto risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) - na semana passada, eram 21 pontos.

O quadro, ainda preocupante, se deve sobretudo a dois fatores: ao aumento de 20% no número de óbitos entre as semanas epidemiológicas 32 a 34/2021 (20%, de 5 para 6) e da taxa média de ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na 20ª Regional de Saúde, que ficou em 76,34% entre 22 e 28/8.

Outro ponto abordado durante a reunião foi sobre a presença da variante delta no Paraná. Embora tenham sido confirmados casos em Cascavel e Ouro Verde do Oeste, não foi notada nenhuma mudança no comportamento clínico dos pacientes com sintomas de Covid-19 que buscam atendimento.

Contudo, os membros do COE pontuaram a respeito da necessidade de manter a população mobilizada em relação aos cuidados que a imensa maioria vem tendo desde o início da pandemia.


Estudo

Outro ponto abordado durante o encontro foi o estudo observacional que a Pfizer desenvolverá em Toledo. Após detalhar como a parceria firmada pelo município com a farmacêutica norte-americana, o Plano Nacional de Imunização (PNI) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi construída etapa após etapa, destacou-se que a escolha do município se deve a vários fatores, sendo um reconhecimento ao trabalho realizado em várias frente de combate à Covid-19: testagem, diagnóstico, monitoramento, tratamento, vacinação, processamento de dados, estrutura e qualidade de vigilância epidemiológica entre outros.

Os membros do COE também destacaram os ótimos resultados que o esforço dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde, iniciado na última quarta-feira (25), em vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível tem apresentado em um pouco menos de uma semana de trabalho. A população, sobretudo os mais jovens, têm aderido de forma excepcional à campanha de vacinação - em cinco dias, 16.666 doses foram aplicadas, uma média de 3.333,2/dia, quase cinco vezes mais que o ritmo de vacinação registrado até então (em torno de 700 doses/dia).

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Sicoob







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente no Piauí tira a vida de empresário de Novo Sarandi e esposa e mais uma pessoa

Acidente frontal vitimou três pessoas - Reprodução O empresário Ivandro Bonna e sua esposa, Andrea Cristina Block, morreram em um acidente próximo ao distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no estado do Piauí no final de segunda-feira (28). A colisão frontal entre duas caminhonetes resultou na morte de uma terceira pessoa.   O casal era muito conhecido na região, uma vez que ele residiu por vários anos no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, enquanto ela era de Marechal Cândido Rondon. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender à ocorrência, porém as vítimas não resistiram aos ferimentos. Ivandro era ligado à Cerâmica Bona e possuía propriedades no Piauí, estado onde residia já há alguns anos. Andrea e Ivandro residiam no Piauí Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR ...

Vídeo mostra barco à deriva e atendimento a ferido em acidente em Santa Helena

Atendimento a ferido em Santa Helena - Correio do lago Um acidente de graves proporções entre duas embarcações de pesca aconteceu no domingo (27), em Santa Helena, resultando em um homem gravemente ferido e outro desaparecido. Equipes de resgate iniciaram as buscas pelo jovem Matheus Berta, de 21 anos, nesta segunda-feira (28). As buscas foram reiniciadas às 7h, com o reforço de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, que se deslocam até Santa Helena para auxiliar nos trabalhos de localização.    O desaparecimento mobilizou a comunidade local de pescadores e as autoridades, que seguem empenhadas nas operações para encontrar o jovem. Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas ao longo do dia.   O acidente aconteceu durante a largada do 12º Festival de Pesca ao Tucunaré, que acabou cancelado diante da gravidade dos fatos. Pescadores esportivos registram imagens do resgate de vítimas e de uma lancha à deriva após acidente. De acordo com o port...

Homem morre atropelado na PR-491; veículo evadiu-se do local

Um acidente fatal foi registrado no início da madrugada deste dia 1º de maio, na PR-491, entre Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa. Conforme dados colhidos no local, o veículo trafegava pela rodovia estadual e atropelou o pedestre que estava sobre a pista de rolamento.   O homem não identificado veio a óbito no local, enquanto o veículo envolvido na tragédia não foi localizado. O acidente ocorreu à altura do Km 04+400m, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, com o registro à 1h15.   Se um veículo se evadir do local de um acidente, o condutor pode ser enquadrado por um crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fuga do local do acidente com o objetivo de evitar responsabilidade penal ou civil pode resultar em detenção de seis meses a um ano, ou multa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial ...