Pular para o conteúdo principal

G7 se manifesta contra alta de preço dos cartórios

 

O G7, grupo que reúne as principais entidades representativas da sociedade civil organizada no Paraná, encaminhou ofício ao desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, manifestando sua posição contrária ao aumento das taxas administrativas dos cartórios extrajudiciais, proposto pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg). O documento foi protocolado no TJPR na manhã desta quarta-feria, 29 de setembro.

 “O setor produtivo e a sociedade não podem ser, mais uma vez, sobrecarregados com mais encargos da atividade pública, nem mesmo ter a atividade de cartórios em concorrência com a iniciativa privada. Uma vez que o papel do Estado é suprimir as ausências e não competir com o setor produtivo”, aponta o ofício.

Aumento acima da inflação

Entre os principais motivos defendidos pelas entidades, um deles é de que, a análise técnica da proposta, realizada pela OAB/PR, demonstra aumentos acima da inflação, o que seria um desrespeito à sociedade brasileira. Além disso, a proposta apresentada não demonstra que o valor das taxas seja insuficiente para custear os serviços prestados e, por isso, representantes do G7 apontam que os argumentos não justificam a elevação de preço.

O grupo defende que a solução mais adequada para remunerar os Cartórios Extrajudiciais deficitários, caso isso ocorra, deve ser por meio da instituição de uma renda mínima para as serventias deficitárias, oriunda do Provimento 81/2018 do CNJ, proposta já encaminhada anteriormente pelo G7 ao TJPR.

Sobre o G7

G7 é um grupo que reúne sete grandes entidades representativas da sociedade civil organizadas. É composto pelas seguintes entidades: Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Toledão, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Macuco Safári, Sicoob Viação, Sorriso de Toledo, Biopark, Aludex Esquadrias e Vidros, Ocxo Implantes, Indusfados, Sonomag Colchões, Prati Donaduzzi









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simepar alerta para novos temporais nos próximos dias; Defesa Civil orienta cuidados

  O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) emitiu um novo alerta para a ocorrência de chuvas intensas, ventos fortes e granizo em várias regiões do Estado nos próximos dias. A partir desta quarta-feira (5), as condições atmosféricas voltam a ficar instáveis, com alto risco de tempestades localmente severas – situação que deve se agravar na sexta-feira (7) e que demanda atenção redobrada da população. De acordo com o Simepar, o Noroeste e o Oeste do Estado já amanhecem com tempestades na quarta-feira, que devem avançar para outras regiões ao longo do dia, mas tendem a perder força gradualmente. Nessas áreas, há risco de chuva intensa em curto período, rajadas de vento fortes, descargas elétricas e granizo pontual. Na quinta-feira (6), o tempo deve ficar mais estável, com chuvas ocasionais apenas em pontos isolados. A condição mais crítica deve ocorrer na sexta-feira (7), quando a aproximação de uma frente fria impulsionada por um sistema de baixa pressão...

Prefeitura realiza ação emergencial na região do Jardim Coopagro

  A chuva da noite do último sábado (1º) em Toledo, que chegou a 150 milímetros em poucos minutos, provocou diversos pontos de alagamento em vários bairros e distritos. Equipes da Prefeitura de Toledo e da Defesa Civil auxiliaram na remoção de árvores, limpeza emergencial de bocas de lobo, recuperação de estradas rurais, entre outras ações para auxiliar a população mais atingida.  E um dos pontos mais críticos foi a região do Jardim Coopagro. Equipes da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur) estiveram no bairro na manhã desta segunda-feira (3) para uma completa limpeza das bocas de lobo. O prefeito Mario Costenaro e o vice Lucio De Marchi foram de perto conferir a situação, em busca de soluções definitivas e ouvir a população. “Nossa determinação é para uma ação emergencial agora, para amenizar o problema desses moradores. Em paralelo, determinamos um amplo estudo para solucionar o problema de uma vez por todas”, salienta o prefeito, que visitou moradores na Rua Rob...

Toledo recebe recursos para implantação de pista de atletismo

  O deputado estadual Luís Corti esteve semana passada em Toledo e confirmou a liberação de R$ 1 milhão para a construção de uma pista de atletismo na cidade, a qual deverá ser implantada no Estádio Municipal 14 de Dezembro, como antecipa o secretário de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso.  Corti foi recebido pelo prefeito Mario Costenaro e pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O valor será liberado pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado das Cidades (Secid). “Mantive conversa com o secretário Guto Silva, que prontamente compreendeu a importância do fortalecimento da política esportiva no Paraná e atendeu esse nosso pedido”, comentou o deputado. “Agora é preciso, com a máxima urgência, a entrega dos projetos de pavimentação, engenharia e complementares para serem inseridos no Portal dos Municípios para que seja aberta a prioridade para Toledo”, explicou o deputado. “No início do ano, quando a gente assumiu a secretaria, nós recebemos aq...