Pular para o conteúdo principal

Artigo: Escuta, Israel

 

*Dom João Carlos Seneme, css

O Evangelho deste domingo (31/10) narra o encontro de Jesus com um mestre da lei. Ele acompanhou a discussão de Jesus com os saduceus acerca da ressurreição dos mortos e ficou admirado com a sabedoria de Jesus. O mestre da lei se aproxima e questiona Jesus: “Qual o primeiro de todos os mandamentos”?

Jesus responde citando como primeiro mandamento o início da oração “Shemá Israel” (cf. Dt  6,4-9). Trata-se da grande profissão de fé do hebreu para com o Senhor repetida três vezes no dia e que contém toda a tradição de sua fé: “Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força” (Dt 6,4-5). Esta oração revela que a escuta é essencial para quem tem fé, revela a relação entre a humanidade e Deus: a escuta obediente é o fundamento do amor. Através da oração o ser humano acolhe o Senhor com fé, toma conhecimento de que Ele é único e reconhece o seu amor eterno.

Neste sentido descobrimos que amar a Deus é escutá-lo: é uma decisão para entrar em relação com o Outro. Não é ouvir pela metade, porque tal atitude indicaria desprezo. A escuta verdadeira supõe se despojar do que nos preocupa, presta atenção na palavra do outro para acolher e deixar germinar.

Amar a Deus é buscá-lo. Esta é a identidade do povo de Israel: eles buscam a Deus para se comunicar com ele. De tal modo que são conhecidos por “buscadores de Deus”. A busca é sinal de amor.

Amar a Deus significa praticar os seus mandamentos, obedecer a sua lei. Os mandamentos foram dados não para ser um peso, mas para que indiquem um caminho que conduz à verdadeira vida.

Amar a Deus significa retornar a Ele. Certamente muitas buscas conduzem a estradas erradas, que escravizam e matam. Encontrar a estrada para retornar ao verdadeiro amor é sabedoria. A estabilidade não é inerente ao ser humano: é instável, infiel. A fidelidade pertence a Deus. O ser humano manifestar o seu homem quando sabe retornar: “Vamos voltar ao Senhor: ele nos despedaçou e nos curará, nos feriu e nos atará a ferida” (Os 6,1).

Em seguida, Jesus aponta o amor ao próximo como síntese dos mandamentos. Devemos olhar estes ensinamentos à luz da morte e ressurreição de Jesus. Ou seja, o amor não pode ser medido, não há uma lógica simétrica para amar. Jesus alarga o horizonte do ser humano e coloca como critério da vida cristã o amor ser medidas.

A cruz é o momento revelador da lógica divina, porque a morte de Jesus redefine a imagem de Deus e a imagem da humanidade. Deus se coloca ao lado dos frágeis, coloca-se ao lado das vítimas. Deus se coloca ao lado do próximo: justo ou pecador, rico ou pobre, digno ou indigno. Ele se torna objeto de um amor gratuito e indestrutível. Na cruz Jesus nos diz que Deus nos ama como somos. Não uma humanidade idealizada, mas real, a humanidade e o mundo como realmente são. A cruz é a última palavra que oferece uma chave de leitura que o “como a si mesmo”.

*Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Toledão, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Macuco Safári, Sicoob Viação, Sorriso de Toledo, Biopark, Aludex Esquadrias e Vidros, Ocxo Implantes, Indusfados, Sonomag Colchões, Prati Donaduzzi








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Causa Animal: pré candidato Douglas Wosch enfatiza importância de visão técnica no legislativo

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil nesse pleito de 2024, está engajado na causa animal. Douglas enfatiza a importância de um monitoramento técnico eficaz em relação aos projetos já apresentados e as leis instituídas pela causa animal no município de Toledo. “Uma visão técnica de um profissional graduado na área faz com que as leis já existentes aconteçam de uma forma muito mais precisa; lembrando que a função de um vereador é legislar e monitorar”, disse Douglas. Um projeto que o pré candidato acredita que poderia ser aplicado é o do ambulatório veterinário municipal, que atenderia as famílias mais necessitadas da cidade que possuem os seus pets, porém, se vêem desamparadas quando precisam de atendimento para os seus animais. Muitas vezes acabam endividadas e descapitalizadas nesse momento que geralmente não é programado. “Este é um projeto totalmente aplicável nessa modalidade de ambulatório e não hospital, aonde a oneração para o municípi