Pular para o conteúdo principal

Empresa que agrega Inteligência Artificial a drones integra o Biopark

Geo-X passa a ser empresa residente do maior ecossistema de inovação privado do Brasil

Aislan Gomide Foina, Fernando Shimata Ghiraldi, Bruna Louise Cazali Zuttion e José Domingos, sócios da Geo-X (Divulgação)

A Geo-X, empresa que surgiu em Realeza, sudoeste do Paraná, está de casa nova. Desde o começo do segundo semestre, está entre as residentes do Biopark - Parque Científico e Tecnológico em Biociências, em Toledo, região oeste do Estado. O Biopark é um ecossistema de inovação mantido pela iniciativa privada. O ambicioso projeto, considerado o maior do país entre aqueles que não contam com recursos públicos, conta com empreendimentos de todo o Brasil e também dos Estados Unidos, Chile, Uruguai, Argentina e Canadá.
A oportunidade de fazer parte de um ecossistema acolhedor para ideias e projetos inovadores fez os sócios da Geo-X – Aislan Gomide Foina (diretor executivo - CEO), Bruna Louise Cazali Zuttion (diretora de operações - COO), Fernando Shimata Ghiraldi (diretor comercial - CBO) e José Domingos Moreira Neto (diretor jurídico - CLO) – optarem pelo programa de residência de empresas em Toledo.
 “O parque oferece uma infraestrutura fantástica. Além de dispor de uma rede de mentores experientes e que conhecem o cotidiano dos negócios, poderemos contar com profissionais de diversas áreas para colaboração. Há quatro instituições de ensino (três delas públicas) no Biopark e um dos problemas que enfrentávamos era a falta de mão de obra qualificada”, explica Fernando Ghiraldi.
O CBO da Geo-X destaca ainda o fato de o parque tecnológico ser mantido pela iniciativa privada. “Foi um fator que pesou muito para nós. Por não ter gerenciamento público, é tudo muito ágil. As tomadas de decisão ocorrem com maior rapidez.”
A presença de um grande número de empresas residentes também é vista como uma possibilidade para firmar parcerias e iniciar novos projetos colaborativos. São mais de cem negócios no Biopark, 19 deles internacionais.
“Só a entrada no parque tecnológico implicou em mudanças enormes. Nos sentimos impelidos a acelerar muitos dos processos, entramos em aposta muito maior”, reconhece José Domingos, CLO da Geo-X.
Retorno
Se, por um lado, a mudança de Realeza para Toledo traz expectativas para crescimento da empresa, por outro desperta a vontade de voltar à cidade em que a Geo-X surgiu. “É nosso desejo crescer, expandir e, no futuro, voltar a ter uma base em Realeza. Infelizmente, é preciso criar um ambiente favorável para o surgimento de mais empresas de tecnologia na cidade. Queremos voltar e contribuir com o ecossistema local”, revela Ghiraldi.
Sobre a Geo-X
A empresa oferece informação de fotometria, modelamento 3D, ortomosaicos, entre outros tecnologias no mercado de drones. Também desenvolve soluções que combinam Inteligência Artificial e o uso de drones e veículos aéreos não tripulados (VANTs) em diversas áreas, como topografia, construção civil, agronegócio e serviços para órgãos públicos.
O Biopark
No dia 22 de setembro, a iniciativa do casal de farmacêuticos Carmen e Luiz Donaduzzi completou cinco anos. O Biopark tem mais de 5 milhões de m² totalmente planejados e divididos em fases. Hoje, são mais de 20 obras em andamento, mais de R$ 300 milhões investidos, com mais de 500 empregos gerados e a circulação de duas mil pessoas pelo ecossistema, a cada dia. Há, também as âncoras, empresas com destaque em seus ramos de atuação como é o caso da indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Aludex Esquadrias e Vidros, Ocxo Implantes, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Causa Animal: pré candidato Douglas Wosch enfatiza importância de visão técnica no legislativo

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil nesse pleito de 2024, está engajado na causa animal. Douglas enfatiza a importância de um monitoramento técnico eficaz em relação aos projetos já apresentados e as leis instituídas pela causa animal no município de Toledo. “Uma visão técnica de um profissional graduado na área faz com que as leis já existentes aconteçam de uma forma muito mais precisa; lembrando que a função de um vereador é legislar e monitorar”, disse Douglas. Um projeto que o pré candidato acredita que poderia ser aplicado é o do ambulatório veterinário municipal, que atenderia as famílias mais necessitadas da cidade que possuem os seus pets, porém, se vêem desamparadas quando precisam de atendimento para os seus animais. Muitas vezes acabam endividadas e descapitalizadas nesse momento que geralmente não é programado. “Este é um projeto totalmente aplicável nessa modalidade de ambulatório e não hospital, aonde a oneração para o municípi