Pular para o conteúdo principal

Produtores de suínos e frangos ainda têm o que festejar neste Ano Novo

 

Dilceu Sperafico*

Apesar de adversidades, como calamidade da seca, pandemia de Covid-19, inflação, valorização do dólar e aumento de custos de insumos, energia, desemprego e preço final de alimentos, com redução de vendas no mercado interno após perda de renda de consumidores, a agropecuária do Oeste do Paraná ainda tem o que comemorar neste início de 2022, tendo como motivações o trabalho e a produção.

Com a tradição do cardápio das festas de final de ano, as vendas e consumo de carnes de frangos e suínos atingiram bons volumes na região e Estado, beneficiando a população rural e urbana de uma das principais regiões produtoras destas proteínas do País. Já no mercado externo, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em previsões de novembro último, as exportações de carne de frango e derivados atingiriam 4,46 milhões de toneladas em 2021.

Outro fator positivo da previsão foi que mesmo com embarques recordes, a disponibilidade interna da proteína avícola também aumentou, passando de 10,6 milhões de toneladas para 10,9 milhões de toneladas, com crescimento de 3,0% no período. Somente de janeiro a outubro de 2021, o Brasil exportou cerca de 3,75 milhões de toneladas de carnes de aves.

A maior oferta no mercado internacional foi mais um resultado positivo da elevação na produção em 4,5%, estimada em 15,3 milhões de toneladas no período, quando comparada com 2020. Com isso, o volume de carne de frango e derivados disponíveis aos brasileiros ao longo do ano passou de 50 quilos por habitante.

Segundo a Conab, o cenário da carne suína nos mercados nacional e internacional foi semelhante ao da carne de frango. No País, com rebanho estimado em cerca de 42 milhões de cabeças, tanto a produção quanto as exportações de carne atingiram, segundo os especialistas, os maiores volumes já registrados.

A produção de carne suína e derivados ficou em torno de 4,45 milhões de toneladas e as exportações atingiram 1,24 milhão de toneladas. O maior volume de carne suína produzida se refletiu na elevação da disponibilidade da proteína nos mercados interno e externo, garantindo a oferta e mantendo quantidade de produto por habitante estável, próxima de 15 quilos por pessoa ao longo do ano.

Mesmo sem concorrer com os valores elevados da carne bovina, os preços recebidos pelos produtores de carne de frango apresentaram tendência de alta durante o ano, mas sem cobrir seus custos. Entre os principais fatores responsáveis pelo movimento altista estiveram a elevação dos custos de insumos da ração de aves, como milho e farelo de soja.

Dados da Embrapa mostram que a despesa com alimentação de aves praticamente dobrou entre julho de 2018 e julho de 2021.Com isso, no período, a participação da alimentação nos custos para o produtor de frangos passou de 68% para 76%.

Menos mal para consumidores da região, do Paraná e do País, foi que no mercado interno houve pressão baixista nos preços da carne suína, em determinados períodos do ano, assegurando relativa estabilidade dos valores, apesar da valorização do dólar, e estimulando o maior consumo nos festejos de final do ano.

Na criação de bovinos, a produção e exportações caíram em 2021, ficando em 8,1 milhões de toneladas e em 2,65 milhões de toneladas, respectivamente. No mercado interno, a oferta foi de 5,5 milhões de toneladas, com 25,8 quilos por habitante ao longo do ano de 2021.

*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm.: Luciane Graeff

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Aludex Esquadrias e Vidros, Ocxo Implantes, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Toledo lamenta morte do pioneiro Levino José Sperafico

A Prefeitura de Toledo lamenta a morte do empresário e pioneiro Levino José Sperafico, um dos nomes mais influentes na formação econômica do Oeste do Paraná. Ele tinha 80 anos e faleceu na madrugada desta quinta-feira (11) em São Paulo, onde estava em tratamento médico. A família está organizando os trâmites para o traslado do corpo a Toledo e já decidiu que o velório será realizado a partir das 6h desta sexta-feira (12) na Paróquia Menino Deus, igreja católica do Jardim Porto Alegre. O sepultamento será no Cemitério Cristo Rei, em data e horário a ser confirmado. A administração municipal manifesta pesar e solidariedade aos familiares e amigos, especialmente à esposa Amália e aos quatro filhos que são frutos deste matrimônio: Denis, Dalton, Alexandre e Marcos. Também exalta a contribuição de Levino José Sperafico para o desenvolvimento regional, legado este que foi reconhecido, em 2018, com a entrega, pela Câmara de Vereadores, do título de Cidadão Honorário de Toledo ao empresário. B...

Aplicação Premiada: em grande sorteio final, Ram Rampage vai para associado de Toledo/PR

Associados de São Paulo foram contemplados com outros dois carros Associado recebeu seu prêmio na sede administrativa - Divulgação A 3ª edição da Promoção Aplicação Premiada da Sicredi Progresso PR/SP foi finalizada quinta-feira (11) com a divulgação dos últimos associados sorteados ganhadores de três carros 0 km. A campanha, que iniciou em fevereiro e teve seu período de participação encerrado no fim de novembro, premiou 23 associados no total, 20 deles com prêmios de R$ 20 mil e, os últimos três associados, com três carros 0 km.   Esta foi a maior edição da Aplicação Premiada em termos de adesão. Foram 13.129 associados participantes com mais de 1 milhão de cupons eletrônicos gerados e mais de R$ 1 bilhão em negócios.   Ganhadores dos carros 0 km O prêmio de maior valor era a RAM Rampage Laramie e o associado que “tirou a sorte grande” foi Aparecido Rossato da Silva. Ele associou-se em fevereiro deste ano, na Agência Jd. Panorama, em Toledo/PR, com intuito de também particip...

Mais que uma empresa, um compromisso social com Toledo

Toledo ano 73 – Amigos de infância fazem história no setor industrial e transformam a Vertys numa potência Juliano Carulli e Douglas Molter: amizade para a vida e os negócios Trilhar o caminho da reinvenção, utilizando os recursos tecnológicos cada vez mais aperfeiçoados e buscando novos mercados, mas sem perder a essência. É dessa forma que a Vertys Solar Group apresenta um crescimento contínuo, sendo uma das empresas de Toledo com presença nacional em seus segmentos de atuação.   Os sócios Juliano Carulli e Douglas Molter estão realizando uma incrível jornada que remota à infância. E assim, a amizade de praticamente toda uma vida se transformou numa parceria de negócios bem sucedida há 36 anos.   Um dos grandes players do país no segmento de energia solar, a Vertys é resultado da experiência acumulada por Juliano e Douglas ao longo de uma trajetória empresarial iniciada quando ambos estavam na faixa dos 15 anos de idade e abriram uma serigrafia. Em seguida, com o equivalente...