Pular para o conteúdo principal

“Não cabe a Toledo pedir favores”, diz presidente da Acit sobre representatividade

 Segunda mulher a exercer a liderança da entidade, ela aponta que 2022 será ano de ajustes e que polarização eleitoral não ajuda
Anaide: abordagem de temas sensíveis como representatividade e polarização nas eleições (Wanderley Graeff/Viver Toledo
Wanderley Graeff – Viver Toledo –
“Estamos sentindo fortemente o que a falta de representatividade nos custa. A gente está numa das regiões mais ricas do país e temos que pedir favores. Isso absolutamente não cabe para uma cidade como Toledo.” A afirmação é da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach de Araújo, em entrevista ao Viver Toledo, nesta quarta-feira (30), por ocasião de sua eleição para o cargo. Ela é a segunda mulher e a 36ª liderança a exercer a presidência da entidade, que completa em 2022 os seus 55 anos de existência.
Na entrevista, tocou-se num dos pontos nevrálgicos da atualidade, que é a falta de representatividade política de Toledo, o que motivou a Acit a desenvolver uma campanha institucional pelo voto consciente.
Ano de ajustes
Avaliando as perspectivas para 2022, para Anaide este será novamente um ano de ajustes, um tanto atípico e complicado por conta da eleição presidencial. Segundo a dirigente empresarial, para agravar a situação, “a polarização do processo eleitoral não ajuda, especialmente quando a economia passa por momentos difíceis com a inflação e as taxas de juros subindo expressivamente”.
Demandas dos associados
Ainda nos aspectos econômicos e institucionais, a presidente apontou a atenção às demandas dos associados como uma pauta permanente que a nova diretoria continuará priorizando.
Entre outras frentes, a defesa das bandeiras de Toledo e região e questões que nunca saem de pauta, como a necessidade da realização das reformas tributária e política, a diminuição do estado e a desburocratização, são, segundo ela, temas que constam da plataforma permanente de atuação da entidade.
Campanhas de prêmios
Segundo Anaide, em atenção especial às comemorações dos 55 anos, as campanhas de estímulo às vendas serão mais expressivas em 2022, com uma premiação condizente com a data, em campanhas formatadas pela diretoria e colaboradores, sob a coordenação da vice-presidente de Assuntos do Comércio, Francielle Razzadori de Souza.
Força produtiva
Sobre o trabalho da Acit em linhas gerais, Anaide salientou que a entidade tem uma atuação muito forte na representação dos associados, que hoje respondem por mais de 51% da força produtiva do município, incluindo os microempreendedores individuais.
“No sistema associativista você vai sendo conduzido naturalmente”
Anaide comentou na entrevista ao Viver Toledo sobre a ascensão ao cargo máximo da entidade, salientando: “quando a gente entra no sistema associativista, de certa forma você vai sendo conduzida, assumindo responsabilidades e quando você vê chega a hora de assumir a principal responsabilidade que é a presidência”.
Simbolismo da presença feminina
Para ela existe um aspecto simbólico e interessante que ela seja a segunda mulher a presidir a Acit neste ano de comemoração dos 55 anos. “Espero que isso ocorra com uma frequência maior, que o intervalo entre a presidência e outra de uma mulher seja bem menor, se possível com uma alternância entre homens e mulheres. Afinal, somos mais de 50% da sociedade”, disse.
Para a presidente da Acit, ainda é preciso de muito mais mulheres atuando em entidades representativas, inclusive na política, mas para isso é preciso que haja apoio dos homens. “A gente precisa que pais, maridos e filhos incentivem as mulheres. O apoio de casa é fundamental para que a mulher se sinta mais livre e confiante para participar”.
Sobre Anaide
Natural de Toledo e formada em Ciências Econômicas pela Unioeste, Anaide Holzbach de Araújo, é sócia da Maxicon Sistemas, empresa de soluções de tecnologia para agroindústrias que soma 128 colaboradores e clientes em todo o território nacional e que também faz parte como uma das empresas incubadas do ecossistema do Biopark.
Ela também está na diretoria da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e é diretora da Subseção Oeste da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR).
Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota máxima no Enamed coloca UFPR Toledo entre as referências em formação médica no Brasil

Curso de Medicina da UFPR Toledo é ofertado no campus localizado no território do Biopark Campus da UFPR no Biopark - Foto: Marketing/Biopark O curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) campus Toledo conquistou nota 5 no Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica), a pontuação máxima da avaliação nacional. O resultado reconhece a qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura, do corpo docente e do desempenho dos estudantes, consolidando o campus como referência na formação médica no Oeste do Paraná e no estado.   Para a vice-diretora da UFPR Toledo, Profª. Dra. Ana Carla Zarpelon, a conquista tem um significado especial para o campus, que completa 10 anos de atuação. “A nota máxima no Enamed representa o reconhecimento nacional da qualidade do projeto pedagógico, da infraestrutura oferecida, do trabalho qualificado do corpo docente e técnico e, especialmente, do comprometimento dos nossos estudantes. Para o campus, reafirma a identidade construída ...

Em visita a Toledo, Governador do Paraná ressalta importância da Prati-Donaduzzi no Eixão do Desenvolvimento Obra

A Prati-Donaduzzi anunciou uma parceria com o Estado do Paraná para o lançamento da obra de infraestrutura popularmente conhecida como “Eixão do Desenvolvimento”. O anúncio contou com a participação do CEO da empresa, Eder Maffissoni, e do Governador do Estado do Paraná, Carlos Massa (Ratinho Junior), e aconteceu durante a inauguração da duplicação da Avenida Egídio Munaretto, a PR-317, na quinta-feira, 22. Além deles, estiveram presentes os fundadores da Prati-Donaduzzi, Dr. Luiz Donaduzzi e Dra. Carmen Donaduzzi.  A obra vai ligar a Avenida Barão do Rio Branco ao Biopark, aumentando a capacidade produtiva da empresa, que planeja investir R$ 3 bilhões nos próximos anos, além de colaborar para o desenvolvimento econômico local. A via de mais de oito quilômetros integrará áreas urbanas, industriais e educacionais, impulsionando o crescimento na região. Segundo Eder Maffissoni, a melhoria na infraestrutura ajudará na criação de novos postos de trabalho dentro da companhia.  “Tod...

Smed e Sicredi oficializam parceria para projeto "União faz a vida" em Toledo

  Para selar e oficializar a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Cooperativa Sicredi, autoridades, professores e a diretoria da cooperativa se reuniram no Yara Country Clube nesta terça-feira (27). O projeto “União faz a vida” completa 31 anos em 2026 e agora integra o quadro de projetos da rede escolar do município. Na cerimônia, foi assinado o Termo de Cooperação que viabiliza a parceria. Com o início das aulas previsto para o dia 2 de fevereiro, o ano letivo já iniciará com a implantação do projeto na educação infantil para crianças de quatro e cinco anos de idade. O programa tem como foco complementar a formação das crianças ao construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Durante esta terça e quarta-feira (27 e 28), os professores da rede municipal do ensino fundamental que trabalham com crianças na idade pré-escolar passarão por capacitação durante todo o dia, a fim de prepará-los para aplicar o projeto em sala. Para Janice Salva...