Pular para o conteúdo principal

“Não cabe a Toledo pedir favores”, diz presidente da Acit sobre representatividade

 Segunda mulher a exercer a liderança da entidade, ela aponta que 2022 será ano de ajustes e que polarização eleitoral não ajuda
Anaide: abordagem de temas sensíveis como representatividade e polarização nas eleições (Wanderley Graeff/Viver Toledo
Wanderley Graeff – Viver Toledo –
“Estamos sentindo fortemente o que a falta de representatividade nos custa. A gente está numa das regiões mais ricas do país e temos que pedir favores. Isso absolutamente não cabe para uma cidade como Toledo.” A afirmação é da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach de Araújo, em entrevista ao Viver Toledo, nesta quarta-feira (30), por ocasião de sua eleição para o cargo. Ela é a segunda mulher e a 36ª liderança a exercer a presidência da entidade, que completa em 2022 os seus 55 anos de existência.
Na entrevista, tocou-se num dos pontos nevrálgicos da atualidade, que é a falta de representatividade política de Toledo, o que motivou a Acit a desenvolver uma campanha institucional pelo voto consciente.
Ano de ajustes
Avaliando as perspectivas para 2022, para Anaide este será novamente um ano de ajustes, um tanto atípico e complicado por conta da eleição presidencial. Segundo a dirigente empresarial, para agravar a situação, “a polarização do processo eleitoral não ajuda, especialmente quando a economia passa por momentos difíceis com a inflação e as taxas de juros subindo expressivamente”.
Demandas dos associados
Ainda nos aspectos econômicos e institucionais, a presidente apontou a atenção às demandas dos associados como uma pauta permanente que a nova diretoria continuará priorizando.
Entre outras frentes, a defesa das bandeiras de Toledo e região e questões que nunca saem de pauta, como a necessidade da realização das reformas tributária e política, a diminuição do estado e a desburocratização, são, segundo ela, temas que constam da plataforma permanente de atuação da entidade.
Campanhas de prêmios
Segundo Anaide, em atenção especial às comemorações dos 55 anos, as campanhas de estímulo às vendas serão mais expressivas em 2022, com uma premiação condizente com a data, em campanhas formatadas pela diretoria e colaboradores, sob a coordenação da vice-presidente de Assuntos do Comércio, Francielle Razzadori de Souza.
Força produtiva
Sobre o trabalho da Acit em linhas gerais, Anaide salientou que a entidade tem uma atuação muito forte na representação dos associados, que hoje respondem por mais de 51% da força produtiva do município, incluindo os microempreendedores individuais.
“No sistema associativista você vai sendo conduzido naturalmente”
Anaide comentou na entrevista ao Viver Toledo sobre a ascensão ao cargo máximo da entidade, salientando: “quando a gente entra no sistema associativista, de certa forma você vai sendo conduzida, assumindo responsabilidades e quando você vê chega a hora de assumir a principal responsabilidade que é a presidência”.
Simbolismo da presença feminina
Para ela existe um aspecto simbólico e interessante que ela seja a segunda mulher a presidir a Acit neste ano de comemoração dos 55 anos. “Espero que isso ocorra com uma frequência maior, que o intervalo entre a presidência e outra de uma mulher seja bem menor, se possível com uma alternância entre homens e mulheres. Afinal, somos mais de 50% da sociedade”, disse.
Para a presidente da Acit, ainda é preciso de muito mais mulheres atuando em entidades representativas, inclusive na política, mas para isso é preciso que haja apoio dos homens. “A gente precisa que pais, maridos e filhos incentivem as mulheres. O apoio de casa é fundamental para que a mulher se sinta mais livre e confiante para participar”.
Sobre Anaide
Natural de Toledo e formada em Ciências Econômicas pela Unioeste, Anaide Holzbach de Araújo, é sócia da Maxicon Sistemas, empresa de soluções de tecnologia para agroindústrias que soma 128 colaboradores e clientes em todo o território nacional e que também faz parte como uma das empresas incubadas do ecossistema do Biopark.
Ela também está na diretoria da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) e é diretora da Subseção Oeste da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR).
Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre aos 36 anos em Toledo o médico André Avelino Campagnolo

André Campagnolo - Reprodução/rede social Faleceu na madrugada deste sábado o médico André Avelino Campagnolo, 36, que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele se encontrava em seu apartamento no Jardim La Salle na tarde de quinta-feira (02), quando foi encontrado inconsciente pelo pai, o médico Sérgio Campagnolo, após não responder às ligações.   André teve uma crise convulsiva, seguida de broncoaspiração e parada cardíaca. Após os primeiros atendimentos realizados pelo pai, ele foi levado para o Hospital Dr. Campagnolo onde vinha recebendo os cuidados, mas infelizmente seu estado de saúde evoluiu para um quadro irreversível.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná, com vários médicos. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome. Também são médicos...

Médico membro de tradicional família está em estado grave após parada cardíaca

Médico André Campagnolo - Reprodução/Instagram O médico André Avelino Campagnolo está internado em Unidade de Terapia Intensiva depois de ter sofrido uma parada cardíaca na tarde de quinta-feira (02), em casa. De acordo com o radialista Edio Rosseto, da Rádio Guaçu, que recebeu as informações do pai de André, o também médico Sérgio Campagnolo, seu estado de saúde é grave.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo. O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.   São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo.  Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo.  Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e um...