Pular para o conteúdo principal

Os benefícios do marco legal da geração própria de energia solar

 

Dilceu Sperafico*

O Brasil deu passo importante rumo à autossuficiência na geração energia elétrica, aproveitando as muitas possibilidades que a natureza oferece, no campo e nas cidades. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que criou o marco legal da geração própria de energia, com benefícios para todo o sistema. A legislação prevê subsídio para a geração de energia solar até 2045 e estabelece regra de transição para quem optar pela produção própria, a partir de meados de 2023.

Com a atual legislação, quem gera sua própria energia solar recebe subsídio do poder público, sem arcar com custos do sistema de distribuição. Ocorre que, de forma geral, o consumidor paga tanto pela energia consumida, como pelo custo da transmissão e investimentos realizados pela distribuidora na montagem e manutenção da rede de fornecimento de eletricidade.

Na prática, atualmente o cidadão ou empresa que investe na geração de energia que consome não paga tarifa de distribuição e a nova legislação mantém esse benefício até 2045, como incentivo aos investimentos na ampliação da oferta de eletricidade alternativa. Até porque a implantação de extensas redes de distribuição, desde centrais hidrelétricas até grandes cidades, por exemplo, sempre envolve elevados investimentos, tanto na construção como na sua manutenção.

Já o marco legal de janeiro deste ano proporciona mais segurança jurídica para quem investe na produção da própria energia, segundo a avaliação da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Até então, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulava todas as atividades do setor elétrico por meio de resoluções.

Além dos beneficiários atuais, quem solicitar o serviço até 12 meses depois da lei sancionada ou sete de janeiro 2023, manterá o subsídio. A Absolar estima que a geração própria de energia no País soma atualmente nove gigawatts e segundo a entidade, dos mais de 89 milhões de consumidores de eletricidade do País, 1,1% já faz uso da energia solar.

Para os consumidores que aderirem ao projeto posteriormente, haverá dois grupos de transição, dependendo da data da opção. De forma gradual, o consumidor vai passar a também pagar pelo custeio da infraestrutura elétrica, mas apenas quando começar a injetar energia na rede.

Conforme a Absolar, o que o consumidor gerar e consumir em sua residência, empresa ou propriedade rural não terá nenhuma taxa de distribuição. Atualmente, o consumidor que gera e injeta energia na rede de distribuição recebe crédito e pode utilizar esse recurso de forma integral, abatendo do consumo o custo do uso da infraestrutura externa.

A adesão após sete de janeiro de 2023 até sete de julho de 2023 renderá desconto de 4,1% na energia injetada na rede para custear a infraestrutura elétrica, com regra de transição até 2030. Serão 8,1% em 2024; 12,2% em 2025; 16,2% em 2026; 20,3% em 2027; 24,3% em 2028; 27% em 2029 e 2030; e com percentual a ser definido em 2031. A adesão depois de sete de julho de 2023 terá regra de transição mais curta. O percentual será o mesmo até 2028, mas a partir do ano seguinte, o percentual ainda não está definido.

Na prática, a regra de desconto de 4% ao ano é aceitável, levando em consideração que a tarifa de energia elétrica do Brasil tem elevação anual acima desse valor e o preço de equipamentos de energia solar vem sendo reduzido ano após ano.

*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Secretaria da Fazenda alerta população sobre dívida ativa

A Secretaria da Fazenda alerta a população de Toledo para que os que se encontram com dívidas junto ao município, com relação a 2025 e anos anteriores, procurem o Departamento de Receita na Prefeitura de Toledo até o dia 30 de dezembro, para regularizar os débitos. Caso contrário serão reinscritos ou inscritos na dívida ativa, podendo causar diversas consequências como a inibição de crédito e outras complicações em relação à vida financeira.  A Prefeitura de Toledo possui uma legislação de parcelamento, sendo possível parcelar em até 60 vezes, com desconto de juros e multas. “É muito importante que os contribuintes que estão em débito com o município procurem a prefeitura até o final do ano, estaremos aptos e prontos para atender a população, auxiliando a quitar essas dívidas, seja a vista ou de forma parcelada. Em caso do não pagamento, o contribuinte poderá receber diversas consequências em sua vida financeira”, tais como: protesto ou execução fiscal,  comentou o diretor da ...

Prefeitura de Toledo recebe mais de R$ 4 milhões da Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Toledo recebeu, na segunda-feira (22), um repasse de R$ 4.029.807,50 proveniente das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores. O valor, devolvido ao Executivo Municipal, decorre da economia obtida no primeiro ano da atual legislatura. A formalização do repasse ocorreu durante a 45ª sessão ordinária da Câmara Municipal em 2025, a última do ano. O presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle, pontuou que a restituição marca um momento histórico para a Casa de Leis. “Esse repasse é resultado direto de planejamento, eficiência administrativa e trabalho coletivo”, salientou. “Conseguimos executar as ações planejadas para este ano com menos recursos do que estava previsto, e essa economia retorna agora como recursos livres para investimentos que farão diferença concreta na vida das pessoas”, comentou. A economia foi obtida a partir da gestão do orçamento ao qual a Câmara tem direito por lei, equivalente a até 6% do orçamento municipal. Do montante total repassado, ...

Recanto Cataratas lança programação especial para as férias de verão

  Foz do Iguaçu (PR) é um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil, reunindo atrações naturais icônicas, como as Cataratas do Iguaçu, além de ampla oferta de lazer para todas as idades. Durante as férias de verão, o destino se torna ainda mais atrativo — e o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention se destaca como opção ideal para quem busca descanso, diversão e experiências completas.  Pensando nas famílias que desejam aproveitar a temporada, o resort preparou uma programação especial de férias, válida de 4 a 31 de janeiro de 2026. A proposta é oferecer uma experiência all-in-one, com excelente custo-benefício, estrutura completa de lazer e serviços de alto padrão. Com cerca de 500 acomodações entre apartamentos e suítes, distribuídas em diferentes categorias, o Recanto Cataratas atende a diversos perfis de viajantes. As amplas áreas de lazer, a área de entretenimento e a reconhecida gastronomia consolidam o resort como um verdadeiro destino de férias em Foz ...