Pular para o conteúdo principal

Os benefícios do marco legal da geração própria de energia solar

 

Dilceu Sperafico*

O Brasil deu passo importante rumo à autossuficiência na geração energia elétrica, aproveitando as muitas possibilidades que a natureza oferece, no campo e nas cidades. Em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que criou o marco legal da geração própria de energia, com benefícios para todo o sistema. A legislação prevê subsídio para a geração de energia solar até 2045 e estabelece regra de transição para quem optar pela produção própria, a partir de meados de 2023.

Com a atual legislação, quem gera sua própria energia solar recebe subsídio do poder público, sem arcar com custos do sistema de distribuição. Ocorre que, de forma geral, o consumidor paga tanto pela energia consumida, como pelo custo da transmissão e investimentos realizados pela distribuidora na montagem e manutenção da rede de fornecimento de eletricidade.

Na prática, atualmente o cidadão ou empresa que investe na geração de energia que consome não paga tarifa de distribuição e a nova legislação mantém esse benefício até 2045, como incentivo aos investimentos na ampliação da oferta de eletricidade alternativa. Até porque a implantação de extensas redes de distribuição, desde centrais hidrelétricas até grandes cidades, por exemplo, sempre envolve elevados investimentos, tanto na construção como na sua manutenção.

Já o marco legal de janeiro deste ano proporciona mais segurança jurídica para quem investe na produção da própria energia, segundo a avaliação da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Até então, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulava todas as atividades do setor elétrico por meio de resoluções.

Além dos beneficiários atuais, quem solicitar o serviço até 12 meses depois da lei sancionada ou sete de janeiro 2023, manterá o subsídio. A Absolar estima que a geração própria de energia no País soma atualmente nove gigawatts e segundo a entidade, dos mais de 89 milhões de consumidores de eletricidade do País, 1,1% já faz uso da energia solar.

Para os consumidores que aderirem ao projeto posteriormente, haverá dois grupos de transição, dependendo da data da opção. De forma gradual, o consumidor vai passar a também pagar pelo custeio da infraestrutura elétrica, mas apenas quando começar a injetar energia na rede.

Conforme a Absolar, o que o consumidor gerar e consumir em sua residência, empresa ou propriedade rural não terá nenhuma taxa de distribuição. Atualmente, o consumidor que gera e injeta energia na rede de distribuição recebe crédito e pode utilizar esse recurso de forma integral, abatendo do consumo o custo do uso da infraestrutura externa.

A adesão após sete de janeiro de 2023 até sete de julho de 2023 renderá desconto de 4,1% na energia injetada na rede para custear a infraestrutura elétrica, com regra de transição até 2030. Serão 8,1% em 2024; 12,2% em 2025; 16,2% em 2026; 20,3% em 2027; 24,3% em 2028; 27% em 2029 e 2030; e com percentual a ser definido em 2031. A adesão depois de sete de julho de 2023 terá regra de transição mais curta. O percentual será o mesmo até 2028, mas a partir do ano seguinte, o percentual ainda não está definido.

Na prática, a regra de desconto de 4% ao ano é aceitável, levando em consideração que a tarifa de energia elétrica do Brasil tem elevação anual acima desse valor e o preço de equipamentos de energia solar vem sendo reduzido ano após ano.

*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado

E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff (vivertoledo@gmail.com) – Ger. Adm. Luciane Graeff

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Biopark, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Urgente: morre em Toledo o radialista Teo de Andrade

Por Wanderley Graeff – Do Viver Toledo Um dos mais antigos profissionais do rádio toledano, o comunicador Teófilo Ruiz de Andrade, o Teo, anunciou em março de 2023 que a sua carreira estava inevitavelmente encerrada. E no início da madrugada desta sexta-feira (12), ele faleceu aos 78 anos, na Clínica Intensicor. Teo passou por cirurgias nos últimos anos e estava em tratamento de um câncer na língua, que havia operado pela primeira vez em 6 de julho de 2022 . Ele realizaria um segundo procedimento.   A triste realidade da doença que comoveu aqueles que conviveram profissional e socialmente com Téo, foi anunciada pelo próprio locutor através de texto de sua autoria, lido no ar numa manhã de um sábado, em março de 2023, pelo radialista Nésio Luís, no programa Plano Geral, da Rádio União, emissora à qual ele prestou serviços até se afastar para o tratamento da doença.   Na mensagem, Téo comentou das alegrias que viveu no rádio com seus milhares de ouvintes, se dizendo o mais feliz...

Kuarup Capital investe na Junsoft para impulsionar inovação e excelência

Sede própria da Junsoft Uma grande novidade no mercado. A Kuarup Capital acaba de concretizar a compra de 100% da participação acionária da Junsoft, empresa fundada em 2003 em Toledo, especialista no desenvolvimento de soluções em gestão empresarial. Em nota aos clientes e parceiros de negócios, a nova gestão destaca que a aquisição representa um passo significativo para as empresas em suas estratégias de crescimento.     A Kuarup é um fundo de investimento brasileiro formado por sócios com ampla experiência na gestão de companhias de diversos portes, segmentos e nacionalidades, focado em gestão de longo prazo que busca empresas com grande potencial de crescimento e expansão.     A decisão pela aquisição da Junsoft foi resultado de um extenso processo de análise, no qual a Kuarup avaliou mais de 1.500 empresas ao longo de três anos. A Junsoft foi escolhida por sua qualidade ímpar, pela excelência de suas soluções, pelo talento e experiência de sua equipe e pelo seu ...

Amistosos e treinos observam talentos para o futebol toledano

Equipe Sub-17: vitória em Santa Helena As equipes Sub-15 e Sub-17 do EC Toledo/Oeste Brasil FC realizaram amistosos na tarde de quarta-feira (9), em Santa Helena, representando a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Toledo, com vistas às competições que o Município disputará ao longo de 2025. No Sub-15, a vitória foi da equipe da casa, por 2 a 1, enquanto no Sub-17, o time toledano venceu por 2 a 0.   Os amistosos fazem parte do planejamento de atividades e da rotina de treinamentos nas duas categorias de rendimento, e foram avaliados positivamente pelas respectivas comissões técnicas e dirigentes. “Vencer sempre é bom, mas nesta fase de preparação o mais importante é observar a desenvoltura dos atletas em relação ao jogo coletivo e a assimilação de conceitos táticos”, observa o coordenador geral do projeto, Agenor Piccinin.   Em Santa Helena, entre os destaques da equipe toledana, o lateral esquerdo Anderson e o zagueiro Luiz Miguel tiveram muito boa desenvoltura. ...