Pular para o conteúdo principal

Evento no Biopark reúne Embrapa e setor da Aquicultura da Região

 No encontro, foram identificadas as demandas das cooperativas e dos frigoríficos da Região Oeste​

www.biopark.com.br/invista

Um evento realizado ontem (30) no Biopark, reuniu representantes de cooperativas, frigoríficos e pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura para uma reunião sobre os desafios e as oportunidades do setor. A programação faz parte das tratativas para a instalação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa no Biopark, anunciada em julho deste ano, em Brasília. O primeiro encontro abordou a temática da Aquicultura, mas a unidade terá foco ainda na produção de proteína animal de aves e suínos. “Nessa primeira rodada, estamos com a Embrapa entendendo as demandas, para que o próximo passo seja um plano de ação e, em consequência disso, possamos aumentar o valor agregado, a segurança alimentar por meio do fortalecimento das ações da Embrapa no Oeste”, ressalta o vice-presidente do Biopark, Paulo Almeida.

Para a chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, que veio de Palmas (TO), há sinergia entre as duas instituições para a busca por melhores resultados. “O empreendimento do Biopark está bem alinhado com as estratégias da Embrapa para promover a inovação, ou seja, encurtar o tempo do desenvolvimento da pesquisa e adoção pelo mercado de uma nova solução tecnológica”, enfatiza. Entre as demandas da Região que foram apresentadas por representantes do setor da aquicultura, estão o pedido para que a Embrapa desenvolva protocolos para a redução do PH da água; gerenciamento de recursos hídricos; desenvolvimento de produtos e subprodutos para aproveitamento da matéria-prima; melhoramento genético da tilápia e do camarão de água doce; ordenamento territorial da aquicultura e protocolos voltados para o desenvolvimento de procedimentos que viabilizem o controle sanitário de doenças e viroses.

De acordo com a Embrapa, essas solicitações serão avaliadas para a realização de um planejamento estratégico de execução voltado para a Região. “Contamos com uma equipe multidisciplinar, com uma infraestrutura para experimentos indoor e em campo, que depois serão validados para as condições do Paraná”, explica Danielle. “Nós estamos aqui promovendo soluções que podem encurtar os sistemas produtivos de tilápia e soluções para fomentar as políticas públicas e diminuir os riscos climáticos da produção de peixes na Região”, complementa.

Os representantes de empresas que atuam no setor, avaliaram positivamente a iniciativa. “A parceria entre Embrapa e Biopark facilitará o desenvolvimento da cadeia, unirá as demandas dos setores com as já existentes em cada indústria, empresa ou cooperativa e fortalecerá o desenvolvimento da psicultura na Região”, ressalta o gerente de departamento de peixes da C-Vale, Paulo Poggere. O empresário e produtor José Backes, da Pescados Sereia, enfatiza as melhorias que podem ser desenvolvidas com foco nas questões climáticas. “A aquicultura da nossa Região ganhará muito com a Embrapa vindo para cá porque nós enfrentamos hoje muitos problemas no segmento, principalmente em relação ao clima. Precisamos de uma genética que seja resistente para as baixas temperaturas. Nossos produtores estão tendo grandes perdas de junho até setembro. Para a Região, seria importante um desenvolvimento de uma genética para uma tilápia mais resistente ao frio”.

Segundo o engenheiro de pesca Jean Shuler, da Paturi Psicultura Agroindustrial, empresa localizada em Toledo que produziu 11,8 mil toneladas de tilápias em 2021, 8% da produção do Paraná e 3% da produção nacional, a vinda da unidade da Embrapa para o Biopark contribuirá para aumentar a produtividade e competitividade no mercado. “A partir do momento que aumentam as pesquisas, melhora a produtividade e consequentemente diminuímos custos. A tendência é que o consumo seja maior porque deve melhorar a competitividade com outras proteínas como frango e suíno, por exemplo; que são teoricamente mais baratas que o peixe”, comenta.

A pesquisadora da Embrapa Ocidental, Fernanda Osullivan, que é especialista internacional em genética de peixes, explica os possíveis impactos da implantação da unidade no Oeste. “A ideia é iniciarmos os trabalhos de edição genômica em tilápia, essa é inicialmente uma proposta de linha de pesquisa que não existe no Brasil, ao começar esse trabalho gerando linhagem de superioridade zootécnica, podemos ter um impacto imediato na cadeia da tilapicultura”.

Viver Toledo - Ano 14

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Ger. Administrativa: Luciane Graeff

(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato, Orca Contabilidade





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PP e União Brasil oficializam “Superfederação” e criam a maior força partidária do Congresso

Sperafico com deputados e lideranças - Divulgação O Progressistas (PP) e o União Brasil oficializaram nesta semana a criação da federação partidária União Progressista, que passa a ser a maior força política do país. O novo bloco reúne 109 deputados federais, 15 senadores, além de 1.350 prefeitos espalhados por todo o Brasil, consolidando também presença em seis governos estaduais.   O deputado federal Dilceu Sperafico (União Progressista-PR) participou da convenção conjunta que sacramentou a união entre as duas legendas. Em seu discurso, destacou a importância histórica da medida.   “Estou no Progressistas desde sua fundação e vejo com bons olhos essa nova força política. No Paraná, temos 4 deputados federais e 7 estaduais. Isso mostra a nossa força e aumenta ainda mais a nossa responsabilidade”, afirmou Sperafico, lembrando que a federação reforça o papel do partido no cenário nacional. Segundo o parlamentar, em seu sétimo mandato, o objetivo central da União Progressista se...

Feirinha Biopark movimenta a tarde de sábado (23) com atrações culturais e gastronômicas

Neste sábado (23), a partir das 15h30, a Queijaria Flor da Terra será palco de mais uma edição da Feirinha Biopakr, reunindo cultura, bem-estar e gastronomia em um único espaço. Com entrada gratuita e aberta a toda a comunidade, o evento promete uma tarde repleta de experiências para todas as idades. A programação inclui uma aula de yoga para iniciantes, ideal para quem deseja relaxar e cuidar da saúde. A imaginação também ganha destaque na roda de histórias com lendas do Paraná, trazendo um toque de tradição e encantamento ao encontro. As crianças terão um espaço especial com atividades no espaço kids totalmente gratuito, para se divertirem com segurança. Para animar o público, haverá show ao vivo durante a tarde, garantindo música e diversão. Além disso, diversos expositores estarão presentes com opções gastronômicas e artesanais, valorizando produtores locais e oferecendo ao público a chance de saborear e levar para casa produtos únicos. A Feirinha Biopark é uma oportunidade para re...

Rosângela Moro defende avanços no tratamento de doenças raras em evento: deputada estará ao vivo na Guaçu FM

Mais de 13 milhões de brasileiros são afetados por algum tipo de doença rara. Diante desse cenário, é fundamental ampliar o debate e promover ações concretas.   Pensando nisso, a Academia Nacional de Medicina promove, nesta quinta-feira, 21 de agosto, um encontro com a Frente Parlamentar Mista da Inovação e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras (iTec Raras). O evento com participação da Deputada Federal Rosângela Moro(União-SP), reunirá parlamentares, acadêmicos e médicos especialistas, que discutirão temas como diagnóstico, tratamento e políticas públicas voltadas às doenças raras.   Regras mais claras para estudos clínicos, garantindo segurança, rapidez e incentivos, com apoio de agências de fomento, como também fortalecimento das redes de referência e uso de tecnologias modernas, além de estratégias futuras para enfrentar os desafios da área, estarão na pauta do evento. Rádio Guaçu Rosângela Moro participa nesta terça-feira (19), do programa Guaçu Notícias, na Guaçu FM e ...