Pular para o conteúdo principal

O direito ao voto e as responsabilidades do eleitorado

 

Dilceu Sperafico*
O voto é muito mais direito do que dever, mesmo sendo obrigatório e resultando em multa a eleitores e eleitoras, de 18 a 70 anos de idade, que não comparecerem às sessões eleitorais e/ou não justificarem ausência, na data do pleito. Representa oportunidade única de escolher, de acordo com seus valores, as pessoas mais bem preparadas para o exercício de função pública, atendendo anseios e carências da maioria da população e as necessidades e potencialidades do Estado e da Nação.
No pleito deste ano os eleitores irão escolher futuros ocupantes de cargos de presidente e vice-presidente da República, senador ou senadora, governador ou governadora do Estado, deputado ou deputada federal e deputado ou deputada estadual, pelos próximos quatro ou oito anos, como no caso de membros do Senado Federal, levando em consideração sua história, preparo, propostas e compromissos, na avaliação do eleitorado.
Para o pleito deste dois de outubro estão aptos a votar 156,4 milhões de eleitores, de 5.570 cidades, dos quais 52,65% são mulheres, 47,33% homens, 40,72% têm de 25 a 44 anos de idade, 36,03% de 45 a 69 anos, 13,74% de 16 a 24 anos e 9,52% mais de 70 anos. Apenas 2,1% tem o voto facultativo, com idades de 16,17 e mais de 70 anos.
Quanto à escolaridade, 26,31% têm ensino médio completo, 22,97% ensino fundamental incompleto, 16,65% ensino médio incompleto, 10,95% ensino superior completo, 7,16% dizem saber ler e escrever, 6,52% possuem ensino fundamental completo, 5,38% ensino superior incompleto e 4,05% assumem a condição de analfabetos.

Em sua grande maioria, portanto, o eleitorado brasileiro é formado por pessoas com conhecimentos e experiência da vida suficientes para avaliar campanhas eleitorais de candidatos e partidos, fazendo escolha correta e coerente com as suas e aspirações da família, da comunidade, categoria profissional, região, Estado e País. Em outras palavras, têm condições de optar pelos candidatos mais bem preparados para o exercício das funções públicas almejadas.
Para isso, os votantes contam com acesso aos veículos de imprensa tradicionais, portais, emissoras de rádio e televisão, blogs, redes sociais e diálogos pessoais, com opiniões coletivas e individuais, que no seu conjunto lhes permitem a avaliação correta da personalidade, coerência, ideias, virtudes, defeitos, interesses, ideologias e conhecimentos de candidatos, levando em consideração discurso e prática no dia-a-dia, como cidadãos, profissionais, líderes comunitários e/ou classistas e políticos.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, com menos limitações por ser de responsabilidade de partidos e candidatos, é outra fonte fundamental para avaliação do caráter, criatividade, comportamento, seriedade e contribuições para o desenvolvimento e bem-estar da coletividade, além do respeito à inteligência e paciência de eleitores e adversários, visão da realidade local, estadual e nacional e objetivos individuais e coletivos de postulantes a cargos eletivos.
Graças ao acesso a tantas informações o cidadão têm condições de avaliar a capacidade pessoal, intelectual, profissional e política de candidatos, comparando ações práticas às promessas de campanha, visando a melhor escolha na hora de digitar números nas urnas eletrônicas, contribuindo assim, para o seu e o bem-estar de familiares, vizinhos e amigos e o desenvolvimento de seu município, Estado e País.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Viver Toledo - Ano 14

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Ger. Administrativa: Luciane Graeff

(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato, Orca Contabilidade







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acidente no Piauí tira a vida de empresário de Novo Sarandi e esposa e mais uma pessoa

Acidente frontal vitimou três pessoas - Reprodução O empresário Ivandro Bonna e sua esposa, Andrea Cristina Block, morreram em um acidente próximo ao distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, no estado do Piauí no final de segunda-feira (28). A colisão frontal entre duas caminhonetes resultou na morte de uma terceira pessoa.   O casal era muito conhecido na região, uma vez que ele residiu por vários anos no distrito de Novo Sarandi, em Toledo, enquanto ela era de Marechal Cândido Rondon. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para atender à ocorrência, porém as vítimas não resistiram aos ferimentos. Ivandro era ligado à Cerâmica Bona e possuía propriedades no Piauí, estado onde residia já há alguns anos. Andrea e Ivandro residiam no Piauí Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR ...

Vídeo mostra barco à deriva e atendimento a ferido em acidente em Santa Helena

Atendimento a ferido em Santa Helena - Correio do lago Um acidente de graves proporções entre duas embarcações de pesca aconteceu no domingo (27), em Santa Helena, resultando em um homem gravemente ferido e outro desaparecido. Equipes de resgate iniciaram as buscas pelo jovem Matheus Berta, de 21 anos, nesta segunda-feira (28). As buscas foram reiniciadas às 7h, com o reforço de equipes especializadas do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu, que se deslocam até Santa Helena para auxiliar nos trabalhos de localização.    O desaparecimento mobilizou a comunidade local de pescadores e as autoridades, que seguem empenhadas nas operações para encontrar o jovem. Novas informações sobre o caso devem ser divulgadas ao longo do dia.   O acidente aconteceu durante a largada do 12º Festival de Pesca ao Tucunaré, que acabou cancelado diante da gravidade dos fatos. Pescadores esportivos registram imagens do resgate de vítimas e de uma lancha à deriva após acidente. De acordo com o port...

Batida frontal: motorista tem ferimentos graves em choque de veículo contra caminhão

Choque frontal registrado pela PRE  Uma batida frontal entre um caminhão e um veículo Corsa resultou numa vítima ferida gravemente no final da noite de sexta-feira (25), na PR-467, entre Pato Bragado e Marechal Cândido Rondon.   De acordo com os dados colhidos pela Polícia Rodoviária Estadual, um caminhão Iveco, de cor branca, emplacado em Nova Santa Rosa, seguia no sentido a Pato Bragado, quando invadiu a pista da esquerda e colidiu frontalmente com o Corsa Classic, com placas de Marechal Cândido Rondon, cujo motorista, de   41 anos de idade teve ferimentos graves e   foi encaminhado à UPA de Marechal.   Chovia no momento do acidente, que ocorreu às 23h50, com destruição total do Corsa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Wanderley Graeff Jr. (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR