Pular para o conteúdo principal

O direito ao voto e as responsabilidades do eleitorado

 

Dilceu Sperafico*
O voto é muito mais direito do que dever, mesmo sendo obrigatório e resultando em multa a eleitores e eleitoras, de 18 a 70 anos de idade, que não comparecerem às sessões eleitorais e/ou não justificarem ausência, na data do pleito. Representa oportunidade única de escolher, de acordo com seus valores, as pessoas mais bem preparadas para o exercício de função pública, atendendo anseios e carências da maioria da população e as necessidades e potencialidades do Estado e da Nação.
No pleito deste ano os eleitores irão escolher futuros ocupantes de cargos de presidente e vice-presidente da República, senador ou senadora, governador ou governadora do Estado, deputado ou deputada federal e deputado ou deputada estadual, pelos próximos quatro ou oito anos, como no caso de membros do Senado Federal, levando em consideração sua história, preparo, propostas e compromissos, na avaliação do eleitorado.
Para o pleito deste dois de outubro estão aptos a votar 156,4 milhões de eleitores, de 5.570 cidades, dos quais 52,65% são mulheres, 47,33% homens, 40,72% têm de 25 a 44 anos de idade, 36,03% de 45 a 69 anos, 13,74% de 16 a 24 anos e 9,52% mais de 70 anos. Apenas 2,1% tem o voto facultativo, com idades de 16,17 e mais de 70 anos.
Quanto à escolaridade, 26,31% têm ensino médio completo, 22,97% ensino fundamental incompleto, 16,65% ensino médio incompleto, 10,95% ensino superior completo, 7,16% dizem saber ler e escrever, 6,52% possuem ensino fundamental completo, 5,38% ensino superior incompleto e 4,05% assumem a condição de analfabetos.

Em sua grande maioria, portanto, o eleitorado brasileiro é formado por pessoas com conhecimentos e experiência da vida suficientes para avaliar campanhas eleitorais de candidatos e partidos, fazendo escolha correta e coerente com as suas e aspirações da família, da comunidade, categoria profissional, região, Estado e País. Em outras palavras, têm condições de optar pelos candidatos mais bem preparados para o exercício das funções públicas almejadas.
Para isso, os votantes contam com acesso aos veículos de imprensa tradicionais, portais, emissoras de rádio e televisão, blogs, redes sociais e diálogos pessoais, com opiniões coletivas e individuais, que no seu conjunto lhes permitem a avaliação correta da personalidade, coerência, ideias, virtudes, defeitos, interesses, ideologias e conhecimentos de candidatos, levando em consideração discurso e prática no dia-a-dia, como cidadãos, profissionais, líderes comunitários e/ou classistas e políticos.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, com menos limitações por ser de responsabilidade de partidos e candidatos, é outra fonte fundamental para avaliação do caráter, criatividade, comportamento, seriedade e contribuições para o desenvolvimento e bem-estar da coletividade, além do respeito à inteligência e paciência de eleitores e adversários, visão da realidade local, estadual e nacional e objetivos individuais e coletivos de postulantes a cargos eletivos.
Graças ao acesso a tantas informações o cidadão têm condições de avaliar a capacidade pessoal, intelectual, profissional e política de candidatos, comparando ações práticas às promessas de campanha, visando a melhor escolha na hora de digitar números nas urnas eletrônicas, contribuindo assim, para o seu e o bem-estar de familiares, vizinhos e amigos e o desenvolvimento de seu município, Estado e País.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Viver Toledo - Ano 14

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Ger. Administrativa: Luciane Graeff

(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato, Orca Contabilidade







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde

A Prefeitura de Toledo alerta a comunidade sobre a ocorrência de golpes praticados por pessoas que estão se passando por agentes de saúde do município. Todos os servidores da área da saúde são devidamente identificados, com crachá e uniforme, e que os serviços prestados à população são inteiramente gratuitos.   A orientação à comunidade é que, caso a pessoa receba a visita de alguém que se apresente como agente de saúde e tenha qualquer dúvida sobre a veracidade da abordagem, não forneça informações pessoais, não permita a entrada em sua residência e entre em contato imediatamente com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou procure a Unidade de Saúde mais próxima.   “Ressaltamos ainda que todas as campanhas de saúde são previamente divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura de Toledo (site, redes sociais e comunicados à imprensa)”, destaca a secretária de Saúde, Adriane Monteiro.     Viver Toledo - Ano 17 Por quem faz jornalismo há 47 anos Editoria: Wanderley Gra...

Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto

No início da tarde de quarta-feira (2), a Defesa Civil interditou a Rua Santo Ângelo, entre as ruas Barão do Rio Branco e Padre Anchieta, após o rompimento de dois tubos na galeria pluvial, que abriu um buraco no asfalto. Após a interdição do trecho, equipes da Emdur iniciaram imediatamente a obra de recuperação da galeria, finalizada ainda na quarta. Em função de um problema na usina de asfalto, o pavimento da via será refeito na próxima semana. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria Wanderley Graeff - 45 98801-8722 Karine Graeff - 45 98811-1281 Juninho Graeff - 45 99854-3812 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Recanto Cataratas: campanha de aniversário tem descontos de até 35%, para hospedagem até 31 de julho de 2026

Promoção do resort inclui cortesia para duas crianças até 10 anos de idade e parcelamento em 10 vezes sem juros em dados selecionados entre de 7 de julho de 2025 a 31 de julho de 2026 Para comemorar seu aniversário, o Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), comemora 35 anos com uma campanha especial oferecendo até 35% de desconto para quem busca conforto e lazer em um dos destinos mais procurados do Brasil. A promoção é válida para reservas realizadas no período de 7 a 10 de julho de 2025 - em dados selecionados até o dia 31 de julho de 2026, exclusivamente para aquisições pelos canais oficiais do resort - site e central de atendimento. Certamente uma boa oportunidade para programar férias, escapadas em feriados ou aproveitar finais de semana prolongada com tarifas reduzidas. Além dos descontos, os benefícios incluem hospedagem gratuita para duas crianças até 10 anos de idade e parcelamento do valor em até 10 vezes no Cartão de Crédito. Vocacionado para famílias, o Recanto Cataratas ...