Pular para o conteúdo principal

O direito ao voto e as responsabilidades do eleitorado

 

Dilceu Sperafico*
O voto é muito mais direito do que dever, mesmo sendo obrigatório e resultando em multa a eleitores e eleitoras, de 18 a 70 anos de idade, que não comparecerem às sessões eleitorais e/ou não justificarem ausência, na data do pleito. Representa oportunidade única de escolher, de acordo com seus valores, as pessoas mais bem preparadas para o exercício de função pública, atendendo anseios e carências da maioria da população e as necessidades e potencialidades do Estado e da Nação.
No pleito deste ano os eleitores irão escolher futuros ocupantes de cargos de presidente e vice-presidente da República, senador ou senadora, governador ou governadora do Estado, deputado ou deputada federal e deputado ou deputada estadual, pelos próximos quatro ou oito anos, como no caso de membros do Senado Federal, levando em consideração sua história, preparo, propostas e compromissos, na avaliação do eleitorado.
Para o pleito deste dois de outubro estão aptos a votar 156,4 milhões de eleitores, de 5.570 cidades, dos quais 52,65% são mulheres, 47,33% homens, 40,72% têm de 25 a 44 anos de idade, 36,03% de 45 a 69 anos, 13,74% de 16 a 24 anos e 9,52% mais de 70 anos. Apenas 2,1% tem o voto facultativo, com idades de 16,17 e mais de 70 anos.
Quanto à escolaridade, 26,31% têm ensino médio completo, 22,97% ensino fundamental incompleto, 16,65% ensino médio incompleto, 10,95% ensino superior completo, 7,16% dizem saber ler e escrever, 6,52% possuem ensino fundamental completo, 5,38% ensino superior incompleto e 4,05% assumem a condição de analfabetos.

Em sua grande maioria, portanto, o eleitorado brasileiro é formado por pessoas com conhecimentos e experiência da vida suficientes para avaliar campanhas eleitorais de candidatos e partidos, fazendo escolha correta e coerente com as suas e aspirações da família, da comunidade, categoria profissional, região, Estado e País. Em outras palavras, têm condições de optar pelos candidatos mais bem preparados para o exercício das funções públicas almejadas.
Para isso, os votantes contam com acesso aos veículos de imprensa tradicionais, portais, emissoras de rádio e televisão, blogs, redes sociais e diálogos pessoais, com opiniões coletivas e individuais, que no seu conjunto lhes permitem a avaliação correta da personalidade, coerência, ideias, virtudes, defeitos, interesses, ideologias e conhecimentos de candidatos, levando em consideração discurso e prática no dia-a-dia, como cidadãos, profissionais, líderes comunitários e/ou classistas e políticos.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão, com menos limitações por ser de responsabilidade de partidos e candidatos, é outra fonte fundamental para avaliação do caráter, criatividade, comportamento, seriedade e contribuições para o desenvolvimento e bem-estar da coletividade, além do respeito à inteligência e paciência de eleitores e adversários, visão da realidade local, estadual e nacional e objetivos individuais e coletivos de postulantes a cargos eletivos.
Graças ao acesso a tantas informações o cidadão têm condições de avaliar a capacidade pessoal, intelectual, profissional e política de candidatos, comparando ações práticas às promessas de campanha, visando a melhor escolha na hora de digitar números nas urnas eletrônicas, contribuindo assim, para o seu e o bem-estar de familiares, vizinhos e amigos e o desenvolvimento de seu município, Estado e País.
*O autor é ex-deputado federal pelo Paraná e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado
E-mail: dilceu.joao@uol.com.br

Viver Toledo - Ano 14

Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Ger. Administrativa: Luciane Graeff

(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Maestro Thermas Park Hotel, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato, Orca Contabilidade







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret

Com Cattani na presidência, Sicredi Progresso dá posse ao novo Conselho de Administração

Presidente e vice com os diretores executivos Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo  A Sicredi Progresso Paraná São Paulo está oficialmente desde segunda-feira (29), com uma nova diretoria constituída, quando assumiu o Conselho de Administração para a gestão 2024-2028. Homologada em cerca de 30 dias pelo Banco Central do Brasil, a nova gestão foi empossada em ato realizado na sede administrativa, em Toledo, com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. A nova gestão foi apresentada à noite à imprensa em jantar realizado na sede administrativa.   Depois de 17 anos à frente da cooperativa, Círio Kunzler passou a presidência ao ex-diretor Executivo Inácio Cattani, permanecendo no Conselho de Administração, agora como vice-presidente. O cargo exercido por vários anos por Cattani passou a ter como titular João Augusto da Rocha, que até há poucos meses atuava como diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri. Completam a diretoria executiva Carina Vargas, d

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd