Pular para o conteúdo principal

Coamo: aos 52 anos, programas fortalecem o cooperativismo e alcançam às famílias cooperadas

Família cooperada: fortalecimento do espírito cooperativista - Divulgação: Coamo


A restruturação organizacional promovida pela Coamo com o advento da Governança em fevereiro de 2020 teve como base o fortalecimento do espírito cooperativista entre os cooperados e familiares. Para atender esta demanda foi criada a Assessoria de Cooperativismo, ligada diretamente a diretoria de Suprimentos e Assistência Técnica, para promover e impulsionar a participação de toda a família nos diversos eventos, abrangendo desde crianças e adolescentes até adultos. As atividades fazem parte das ações desenvolvidas para a perpetuação da Coamo, que neste dia 28 de novembro completou 52 anos.
 
Importância - O diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, reforça a importância do cooperativismo como agente de desenvolvimento nas comunidades do campo e da cidade. “São várias as dimensões do nosso trabalho e por meio dele queremos aumentar cada vez mais o alcance a todos os públicos do meio cooperativista, propagando as nossas diretrizes com a missão, a visão e os valores da Coamo.”
 
Função - O diretor destaca a função da cooperativa em prol do atendimento às necessidades dos cooperados. “A Coamo é uma empresa diferente, nasceu da união de 79 cooperados em uma cidade pequena e sem recursos na época, e com organização e vontade dos fundadores e produtores foi crescendo ano após ano e se tornou uma grande cooperativa, que beneficia mais de 30 mil cooperados em mais de 70 municípios no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.”
 
Donos - Segundo ele, na cooperativa os donos são os cooperados e a atuação vai além da questão econômica. “Prova disso é o aspecto social onde o trabalho resulta na geração de renda, que é distribuída na forma de sobras, na proporção da movimentação de cada um nos negócios, e com ela a melhoria na qualidade de vida no ambiente onde ele esteja, seja rural ou urbano.”
 
Bem comum - O cooperativismo promove na prática o bem comum, apresenta bons resultados e contribui para a melhoria socioeconômica da família cooperada. Na Coamo, o movimento beneficia diretamente mais de 140 mil pessoas entre cooperados e familiares, atendidos pelos funcionários da cooperativa com dedicação e profissionalismo.
 
Crescimento - A Coamo nasceu e cresceu conjugando a força, união e trabalho dos associados, diretoria e funcionários, e vem proporcionando o desenvolvimento direto e a melhoria da produção, da renda e da qualidade de vida para milhares de pessoas.
 
“Nesses 52 anos, ultrapassamos e vencemos muitos desafios, e juntos, estamos preparados para enfrentar e vencer os novos desafios, do presente e do futuro. Sempre com a missão de gerar renda aos cooperados, com desenvolvimento sustentável do agronegócio, e ser a melhor opção de desenvolvimento aos cooperados, realização profissional aos funcionários, produtos aos clientes e negócios aos parceiros”, salienta José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo.
 
Valores - Na Coamo, trabalho, profissionalismo, honestidade e união são valores cultuados desde a fundação da cooperativa. Tudo é planejado com visão de futuro, buscando agregar maior valor à produção dos cooperados. O segredo de todo o sucesso está alicerçado em quatro fatores básicos: a política de capitalização, a estabilidade administrativa, o apoio incondicional dos cooperados e a harmonia existente entre a diretoria, cooperados e funcionários.
 
“Toda essa trajetória de sucesso da Coamo é fruto de muito trabalho e dedicação. Um trabalho alicerçado pelo tripé - diretoria, cooperados e funcionários. Com todos puxando para o mesmo lado, o resultado não poderia ser outro”, destaca Gallassini.
Revistinha Coamo Kids: divulgação dos valores do cooperativismo
Coamo + cooperativismo - Entre os programas e divulgação para a formação, educação e fortalecimento do cooperativismo estão a Revistinha Coamo Kids para crianças com até 12 anos, o FuturoCoop que reúne adolescentes até 17 anos, o programa de Jovens Líderes Cooperativistas, iniciado em 1998 que já formou mais de mil cooperados e concluiu a 26ª turma em 2022. Também dentro do + Cooperativismo, a cooperativa alcança o + Social, + Mulher, + Tecnologia e + Gestão. “Todos eles acompanhando a realidade das comunidades e o momento atual com a promoção de cursos, treinamentos e reuniões presenciais ou virtuais. Felizmente, temos percebido um grande interesse para aprender, conhecer mais e ser melhor como empreendedor do agronegócio”, explica José Ricardo Pedron Romani, assessor de Cooperativismo. Imprensa Coamo
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Causa Animal: pré candidato Douglas Wosch enfatiza importância de visão técnica no legislativo

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil nesse pleito de 2024, está engajado na causa animal. Douglas enfatiza a importância de um monitoramento técnico eficaz em relação aos projetos já apresentados e as leis instituídas pela causa animal no município de Toledo. “Uma visão técnica de um profissional graduado na área faz com que as leis já existentes aconteçam de uma forma muito mais precisa; lembrando que a função de um vereador é legislar e monitorar”, disse Douglas. Um projeto que o pré candidato acredita que poderia ser aplicado é o do ambulatório veterinário municipal, que atenderia as famílias mais necessitadas da cidade que possuem os seus pets, porém, se vêem desamparadas quando precisam de atendimento para os seus animais. Muitas vezes acabam endividadas e descapitalizadas nesse momento que geralmente não é programado. “Este é um projeto totalmente aplicável nessa modalidade de ambulatório e não hospital, aonde a oneração para o municípi

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im