Pular para o conteúdo principal

Coamo: aos 52 anos, programas fortalecem o cooperativismo e alcançam às famílias cooperadas

Família cooperada: fortalecimento do espírito cooperativista - Divulgação: Coamo


A restruturação organizacional promovida pela Coamo com o advento da Governança em fevereiro de 2020 teve como base o fortalecimento do espírito cooperativista entre os cooperados e familiares. Para atender esta demanda foi criada a Assessoria de Cooperativismo, ligada diretamente a diretoria de Suprimentos e Assistência Técnica, para promover e impulsionar a participação de toda a família nos diversos eventos, abrangendo desde crianças e adolescentes até adultos. As atividades fazem parte das ações desenvolvidas para a perpetuação da Coamo, que neste dia 28 de novembro completou 52 anos.
 
Importância - O diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, Aquiles de Oliveira Dias, reforça a importância do cooperativismo como agente de desenvolvimento nas comunidades do campo e da cidade. “São várias as dimensões do nosso trabalho e por meio dele queremos aumentar cada vez mais o alcance a todos os públicos do meio cooperativista, propagando as nossas diretrizes com a missão, a visão e os valores da Coamo.”
 
Função - O diretor destaca a função da cooperativa em prol do atendimento às necessidades dos cooperados. “A Coamo é uma empresa diferente, nasceu da união de 79 cooperados em uma cidade pequena e sem recursos na época, e com organização e vontade dos fundadores e produtores foi crescendo ano após ano e se tornou uma grande cooperativa, que beneficia mais de 30 mil cooperados em mais de 70 municípios no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.”
 
Donos - Segundo ele, na cooperativa os donos são os cooperados e a atuação vai além da questão econômica. “Prova disso é o aspecto social onde o trabalho resulta na geração de renda, que é distribuída na forma de sobras, na proporção da movimentação de cada um nos negócios, e com ela a melhoria na qualidade de vida no ambiente onde ele esteja, seja rural ou urbano.”
 
Bem comum - O cooperativismo promove na prática o bem comum, apresenta bons resultados e contribui para a melhoria socioeconômica da família cooperada. Na Coamo, o movimento beneficia diretamente mais de 140 mil pessoas entre cooperados e familiares, atendidos pelos funcionários da cooperativa com dedicação e profissionalismo.
 
Crescimento - A Coamo nasceu e cresceu conjugando a força, união e trabalho dos associados, diretoria e funcionários, e vem proporcionando o desenvolvimento direto e a melhoria da produção, da renda e da qualidade de vida para milhares de pessoas.
 
“Nesses 52 anos, ultrapassamos e vencemos muitos desafios, e juntos, estamos preparados para enfrentar e vencer os novos desafios, do presente e do futuro. Sempre com a missão de gerar renda aos cooperados, com desenvolvimento sustentável do agronegócio, e ser a melhor opção de desenvolvimento aos cooperados, realização profissional aos funcionários, produtos aos clientes e negócios aos parceiros”, salienta José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo.
 
Valores - Na Coamo, trabalho, profissionalismo, honestidade e união são valores cultuados desde a fundação da cooperativa. Tudo é planejado com visão de futuro, buscando agregar maior valor à produção dos cooperados. O segredo de todo o sucesso está alicerçado em quatro fatores básicos: a política de capitalização, a estabilidade administrativa, o apoio incondicional dos cooperados e a harmonia existente entre a diretoria, cooperados e funcionários.
 
“Toda essa trajetória de sucesso da Coamo é fruto de muito trabalho e dedicação. Um trabalho alicerçado pelo tripé - diretoria, cooperados e funcionários. Com todos puxando para o mesmo lado, o resultado não poderia ser outro”, destaca Gallassini.
Revistinha Coamo Kids: divulgação dos valores do cooperativismo
Coamo + cooperativismo - Entre os programas e divulgação para a formação, educação e fortalecimento do cooperativismo estão a Revistinha Coamo Kids para crianças com até 12 anos, o FuturoCoop que reúne adolescentes até 17 anos, o programa de Jovens Líderes Cooperativistas, iniciado em 1998 que já formou mais de mil cooperados e concluiu a 26ª turma em 2022. Também dentro do + Cooperativismo, a cooperativa alcança o + Social, + Mulher, + Tecnologia e + Gestão. “Todos eles acompanhando a realidade das comunidades e o momento atual com a promoção de cursos, treinamentos e reuniões presenciais ou virtuais. Felizmente, temos percebido um grande interesse para aprender, conhecer mais e ser melhor como empreendedor do agronegócio”, explica José Ricardo Pedron Romani, assessor de Cooperativismo. Imprensa Coamo
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR PEDOFILIA EM TOLEDO

  A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Formosa do Oeste, cumpriu mandado de busca e apreensão em decorrência de investigações sobre crimes previstos nos artigos 217-A e 215-A do Código Penal e artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que tratam de delitos contra a dignidade sexual e armazenamento de material ilícito. A ação foi realizada em Jesuítas/PR, onde foram apreendidos notebooks que serão encaminhados para análise da Polícia Científica.  Durante as diligências, o investigado foi localizado e preso em Toledo/PR, sendo também apreendido um celular em sua posse.  A PCPR reforça seu compromisso no combate a crimes que atingem crianças e adolescentes, atuando com rigor técnico e responsabilidade social. DENUNCIE! A participação da população é fundamental para combater esse tipo de crime. Disque 181 ou procure a delegacia mais próxima. As informações podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa. Viver Toledo - Ano 16 Por que...

Prefeitos escolhem nome para título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná

  Os prefeitos e prefeitas da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) se reuniram na manhã desta sexta-feira (10), em assembleia fechada para, entre outras pautas, escolher o nome do homenageado para receber o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. Em votação secreta, o colegiado de prefeitos escolheu por maioria o nome de Nelson Padovani para receber a honraria.  Ex-deputado federal, Padovani chegou com a família ao Oeste do Paraná em 1958 vindo de Presidente Prudente (SP). Empresário no ramo de máquinas agrícolas, ele ajudou na mecanização agrícola de todo o oeste do Paraná, na década de 70. Foi também loteador nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Corbélia, Medianeira, Terra Roxa, Palotina, Ubiratã, Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Cafelândia, Nova Aurora, Braganey, edificando mais de 100 mil imóveis urbanizados.  Ex-deputado federal por dois mandatos, Nelson Padovani trouxe inúmeros recursos e obras para a região e ajudou na cr...

Cresol Integração celebra 25 anos de história, conquistas e desenvolvimento cooperativo

  No dia 11 de outubro de 2025, a Cresol Integração celebra seus 25 anos de fundação. Mais do que uma data simbólica, a ocasião reforça o legado construído pela cooperativa e seus cooperados ao longo de um quarto de século de dedicação, crescimento e compromisso com o desenvolvimento local. A comemoração também faz alusão aos 30 anos do Sistema Cresol, que nasceu em 1995 e se consolidou como a terceira maior força do cooperativismo de crédito do país. "Ao celebrar seu aniversário, a Cresol Integração não apenas olha para o passado com orgulho, mas também para o futuro com confiança. Os 25 anos de história representam muito mais do que números e resultados financeiros. Somos feitos de histórias, de conquistas coletivas e da força de cada cooperado que acreditou na essência do cooperativismo", enfatiza o presidente Julcemar Mierzwinski, "alinhada aos 30 anos do Sistema Cresol, a cooperativa reafirma que sua missão permanece a mesma: oferecer soluções financeiras que gerem ...