Pular para o conteúdo principal

O Senhor te abençoe e te guardee te conceda a paz

Cruzando o limiar de um novo ano, 2023, sempre carregamos muitas esperanças em nossos corações. Hoje celebramos a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. Neste dia professamos nossa fé em sua maternal proteção para cada dia deste ano que se inicia. Maria, ao acolher em seu seio Jesus Cristo, Deus Salvador, nos ensina a esperar com alegria e fortalecer a nossa fé. Além de nos estimular a viver e sermos construtores da paz.

As três leituras deste início de um novo ano nos convidam a refletir sobre o tempo e sobre a plenitude dos tempos: o tempo do homem e o tempo de Deus, todos os instantes de nossa vida tornam-se um tempo oportuno para acolher as bênçãos de Deus.

A primeira leitura traz a fórmula de bênção com a qual os sacerdotes abençoavam o povo de Israel. Deus é a fonte da bênção porque é a fonte da vida. Só ele pode garantir fecundidade, prosperidade e paz. O homem pode e deve ser construtor do mundo, mas deve agir consciente de possuir somente um fragmento, a plenitude pertence a Deus. Nas mãos do homem está a política, a arte, a ciência que são meios necessários e indispensáveis, mas são fragmentos que não abrem a porta do mistério.

“O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor te mostre seu rosto radiante e tenha misericórdia de ti, o Senhor te mostre o seu rosto para ti e te conceda a paz” (Nm 6, 24-26). Diante de todas as nossas dúvidas para este novo ano que se inicia, a Igreja hoje nos indica o caminho para uma vida bem-aventurada: estar na presença de Deus, sob seu olhar luminoso, que espalha graça e paz, para além de toda angústia e Trevas.


Assim viveu a Virgem Maria, que hoje contemplamos como Mãe de Deus: foi a primeira a passar por muitos imprevistos: uma viagem cansativa até Belém, falta de alojamento, dar à luz numa gruta e depois de novo a fuga no Egito, a perplexidade de Jesus no Templo até o momento da Cruz. “Em tudo isto, porém, Maria não desmorona, não se agita, não se perturba com acontecimentos maiores do que ela. Ela simplesmente considera, em silêncio, o que está acontecendo, guarda-o na memória e no coração, refletindo com calma e serenidade. Esta é a paz interior que gostaríamos de ter no meio dos acontecimentos por vezes tumultuados e confusos da história, acontecimentos cujo significado muitas vezes não apreendemos e que nos confundem”. (Bento XVI). Maria vive tudo na presença de Deus, abandona-se ao olhar daquele que conduz a história, abre-se à sua vontade e torna-se fecunda, gerando Deus.

O olhar de Deus precisamente nestes dias, podemos contemplá-lo no rosto do Menino de Belém: em Jesus, Deus nos mostrouo seu verdadeiro rosto, a sua serenidade, que tem nas mãos o destino de cada homem, também o nosso. Assim, hoje, para nós, pode ser a plenitude dos tempos, o momento em que nós mesmos acolhemos esta boa notícia: "Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, para que recebamos a adoção de filhos" (Gl 4, 4). Por isso podemos entrar neste novo ano cheios de confiança, sabendo que somos filhos de um Pai que cuida de nós e sempre trabalhará para o nosso bem.

Feliz e abençoado Ano Novo!

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

Viver Toledo - Ano 14

Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff

Ger. Administrativa: Luciane Graeff

(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial

CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Marco das Três Fronteiras, Parque Nacional do Iguaçu, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões, Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial

www.sicoob.com.br







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre aos 36 anos em Toledo o médico André Avelino Campagnolo

André Campagnolo - Reprodução/rede social Faleceu na madrugada deste sábado o médico André Avelino Campagnolo, 36, que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele se encontrava em seu apartamento no Jardim La Salle na tarde de quinta-feira (02), quando foi encontrado inconsciente pelo pai, o médico Sérgio Campagnolo, após não responder às ligações.   André teve uma crise convulsiva, seguida de broncoaspiração e parada cardíaca. Após os primeiros atendimentos realizados pelo pai, ele foi levado para o Hospital Dr. Campagnolo onde vinha recebendo os cuidados, mas infelizmente seu estado de saúde evoluiu para um quadro irreversível.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná, com vários médicos. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome. Também são médicos...

Médico membro de tradicional família está em estado grave após parada cardíaca

Médico André Campagnolo - Reprodução/Instagram O médico André Avelino Campagnolo está internado em Unidade de Terapia Intensiva depois de ter sofrido uma parada cardíaca na tarde de quinta-feira (02), em casa. De acordo com o radialista Edio Rosseto, da Rádio Guaçu, que recebeu as informações do pai de André, o também médico Sérgio Campagnolo, seu estado de saúde é grave.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo. O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.   São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo.  Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo.  Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e um...