Pular para o conteúdo principal

Exposição “Muirapiranga no Paraná” abre temporada das artes em 2023 em Toledo

Elizabeth Titton que abre exposição em Toledo - Divulgação


O Teatro Municipal de Toledo receberá, a partir de quarta-feira (8), às 19h, a abertura da exposição “Muirapiranga no Paraná”, da artista visual e escultora Elizabeth Titton.
 
Até o fim de março, o público de toda a região poderá conhecer uma coleção composta por 21 esculturas de 40 cm de altura e 15 gravuras relativas aos estudos dos indígenas do Xingu, as quais oferecem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com etiquetas em braile, colocadas nas bases das esculturas, além do texto do catálogo com o mesmo recurso – além disso, contará com códigos virtuais (QR code) para todo o material da mostra, que levam a um canal da autora no Youtube, onde estão áudios explicativos sobre o processo de criação e texto crítico.
 
O nome “muirapiranga” é um tributo às árvores, em especial ao pau-rainha, árvore amazônica cuja madeira vermelha remete à cor da ferrugem das esculturas oxidadas. Em razão de sua qualidade e dureza, a árvore também é utilizada para a confecção de instrumentos musicais.
 
A visitação às obras ocorrerá até 31 de março de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
 
A exposição integra projeto aprovado pelo Programa Estadual Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, e conta com apoio do Governo Municipal de Toledo, por meio da Secretaria da Cultura, e da Havan – a produção é da empresa Cultural Office e o logotipo da “Muirapiranga no Paraná” foi criado por Susana Mezzadri.
 
A artista
Elizabeth Titton é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1973) e Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap, 1982). Foi diretora do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), entre 1984 e 1987, e hoje integra o conselho consultivo do espaço. Além disso, é criadora do Espaço Cultural “Pró-Criar” (1988), instituição que ainda dirige.
 
Nas décadas de 1970 e 1980 frequentou diferentes cursos de aperfeiçoamento artístico e o ateliê de escultura no Centro de Criatividade de Curitiba. Foi professora do Curso Superior de Escultura da Embap e tem ativa participação em diferentes associações e conselhos de instituições que se dedicam à promoção e preservação da arte em Curitiba.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Educação: o escudo mais poderoso diante da violência contra a mulher

  Por Paulo Rocha* A violência contra a mulher não começa no tapa. Ela nasce muito antes — nas palavras que ferem, nos silêncios que consentem, nos estereótipos que se repetem, na omissão coletiva que normaliza o inaceitável. E toda cultura que tolera a violência fracassa moralmente. Por isso, o enfrentamento dessa barbárie vai além da segurança pública. É um desafio educacional, civilizatório. Não se trata de assumir uma posição ideológica — como se houvesse mais de uma possível. A escola precisa romper o silêncio e incorporar esse tema com seriedade. A educação atua como escudo em três frentes: prevenção, proteção e transformação. Ensinar respeito, empatia e igualdade desde a infância é enfrentar a raiz da violência. Crianças e jovens precisam aprender que força não é dominação, que diferenças não justificam desigualdades e que autonomia, voz e dignidade não são concessões — são direitos de todas as pessoas. Silenciar é educar para a violência. Ignorar o problema não o elimina — ...

Deputado Sperafico assina PEC que propõe responsabilização penal de menores por crimes hediondos

Deputado Dilceu Sperafico O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas-PR) assinou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), que propõe a redução excepcional da maioridade penal em situações específicas de crimes hediondos e de crueldade extrema contra pessoas e animais.   A iniciativa altera o artigo 228 da Constituição Federal, que hoje estabelece a inimputabilidade penal dos menores de 18 anos, para admitir exceção estritamente delimitada, sem extinguir a regra geral. Segundo Sperafico, a proposta “não extingue a inimputabilidade penal, não generaliza a redução da maioridade penal e não criminaliza a infância”.   O parlamentar destaca que a PEC remete a regulamentação a Lei Complementar, o que, segundo ele, preserva flexibilidade normativa, garante debate técnico aprofundado e impede interpretações ampliativas ou arbitrárias, assegurando o devido processo legal, a ampla defesa e as proteções próprias da pessoa em desenvol...

Ademir Kopeginski conduz primeira reunião da Gestão 2026 da ACIT

O presidente da ACIT, Ademir Kopeginski, reuniu nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, membros da nova Diretoria Executiva e dos Conselhos para a primeira reunião da Gestão 2026. O encontro marcou o momento de apresentação dos integrantes que compõem a gestão recém-empossada, que assumiu oficialmente os trabalhos em 1º de janeiro de 2026. Além das apresentações, o grupo discutiu pautas estratégicas que deverão ser trabalhadas nos próximos meses, com foco no fortalecimento das empresas locais e no desenvolvimento da comunidade toledana. Durante a reunião, Ademir Kopeginski destacou a importância da renovação e da participação ativa dos membros. “Estamos trazendo pessoas novas, novas ideias. Somos representativos e atuantes, e isso fortalece ainda mais a nossa entidade”, afirmou. O presidente também ressaltou a responsabilidade da atual gestão em garantir continuidade ao trabalho já realizado. “Precisamos ter continuidade. Cabe a nós fazer as transições necessárias, dar nossas contribuiçõe...