Pular para o conteúdo principal

Líder nacional: Paraná foi o estado que mais gerou empregos no comércio em fevereiro

Foto: Gilson Abreu/AEN




O Paraná foi o estado que registrou o maior saldo na geração de empregos com carteira assinada no setor do comércio em fevereiro. É o que apontam dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgado nesta quarta-feira (29). Foram registrados 2.141 postos de trabalho no setor paranaense.
 
O resultado é o saldo entre o número de admissões (37.915 trabalhadores) e desligamentos (35.774 pessoas). Atualmente, mais de 689 mil paranaenses trabalham de forma registrada no comércio, de um total de quase 3 milhões de trabalhadores com carteira assinada, de todos os setores.
 
O desempenho do setor comercial que deu ao Paraná a liderança entre os estados está na contramão do cenário nacional, que teve uma retração de 1.325 vagas. Das 27 unidades da federação, apenas 13 tiveram mais contratações do que demissões no segmento no último mês.
 
Na sequência do Paraná no ranking nacional, aparecem São Paulo, com um saldo positivo de 1.964, Pará (1.184), Mato Grosso (551), Goiás, (539) e Tocantins (390). Minas Gerais (-1.477), Rio de Janeiro (-3.230) e Rio Grande do Sul (-1.101) tiveram desempenhos negativos.
 
O governador Carlos Massa Ratinho Junior ressalta que os resultados do Caged confirmam o bom momento da economia do Paraná. “Junto com os serviços, o segmento comercial é o que mais gera empregos, representando em torno de quase 60% das vagas que existem no mercado de trabalho. Portanto, é muito importante que o comércio esteja aquecido, ampliando as suas contratações”, afirmou.
 

Entre os municípios paranaenses, quem liderou as contratações foi Curitiba, com saldo de 326 novos empregos, seguida por Maringá (158), Colombo (121), Guarapuava (110), Cambé (95), Fazenda Rio Grande (69), Sarandi (62) e São José dos Pinhais (61).
 
Desde o início da série histórica do novo Caged, em janeiro de 2020, o setor do comércio do Paraná registrou saldos anuais positivos. Nos três últimos anos, as empresas instaladas em todo o Estado registraram 68.200 admissões a mais do que desligamentos com carteira assinada no segmento.
 

EMPREGOS GERAIS 
Os números do comércio ajudaram o Paraná a se destacar no saldo geral de empregos formais gerados em fevereiro, com mais de 24 mil vagas. Os números fizeram com que o Estado fosse o terceiro do ranking nacional no mês, atrás apenas de São Paulo (65 mil) e Minas Gerais (30 mil), que possuem populações muito maiores. Os outros segmentos econômicos analisados pelo Caged são serviços, setor no qual o Paraná teve um saldo de 16.997 empregos, indústria (2.543), agricultura (1.222) e construção (1.178).
 
O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, citou outros indicadores que corroboram com a política de fortalecimento da empregabilidade no Paraná. “Estamos seguindo à risca a determinação de fazer do Paraná o Estado de maior empregabilidade do Brasil. Já ocupamos o primeiro lugar através da Rede Sine (Sistema Nacional de Emprego). No Caged, ultrapassamos o Rio de Janeiro e chegamos ao terceiro lugar geral, e no segmento do comércio superamos São Paulo”, apontou.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Ger. Administrativa: Luciane Graeff
(45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professores de Toledo participam de imersão educacional na Finlândia

Investimento na formação de professores beneficia estudantes e contribui para o desenvolvimento educacional do município Um grupo de 17 professores do Colégio e Academia Donaduzzi, localizados no Biopark, em Toledo, está de malas prontas para mais um desafio. Em janeiro, eles embarcam para a Finlândia para uma imersão em escolas reconhecidas internacionalmente pela excelência pedagógica. A viagem encerra a capacitação realizada em uma parceria da Faculdade Donaduzzi com a Universidade de Helsinki, em que a turma passou por 360 horas de especialização no programa Star Lessons. Durante a especialização, os professores desenvolveram propostas práticas e construíram coletivamente um modelo pedagógico. A pós oferece dupla certificação, pela Faculdade Donaduzzi e Universidade de Helsinki. E, agora, na imersão na Finlândia, os docentes vão acompanhar aulas, dialogar com educadores finlandeses e observar de perto o funcionamento das escolas que servem de referência para o projeto pedagógico do...

Além do Inglês, uma Escola de Habilidades: inaugurada em Toledo a Mister Wiz

Proprietários e colaboradores da Mister Wiz - Yuli Fotografia Toledo ganhou um novo espaço de desenvolvimento e oportunidades para transformar talentos e lideranças. Foi inaugurada a Mister Wiz, com cursos pensados para impulsionar o futuro.   Os proprietários da franquia, Giovani Giaretta e Daiane Luzzi, e a equipe receberam convidados para a inauguração na noite de quarta-feira (17), na localização estratégica da escola, no Edifício Taipas, em frente à Prefeitura de Toledo. O prefeito Mario Costenaro e o vice-prefeito Lucio de Marchi estiveram na escola. O chefe do Executivo destacou a proposta inovadora do empreendimento e desejou sucesso. "Toledo está crescendo em todos os aspectos e nossa gente precisa cada vez mais de novidades que ajudem no seu desenvolvimento pessoal", disse.   Os dirigentes da franquia de Toledo ressaltam que o mundo moderno exige muito além do domínio do idioma referencial no ambiente de negócios, sendo preciso saber se comunicar e ter inteligência ...

Vice-presidente do Biopark recebe Prêmio Embaixador da Inovação no Paraná

O vice-presidente do Biopark Educação, Paulo Roberto Rocha, foi homenageado pelo Governo do Paraná com o Prêmio Embaixador da Inovação, reconhecimento concedido a personalidades que contribuem para o fortalecimento do ecossistema inovador do Estado. A cerimônia ocorreu na segunda-feira (15), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, e integrou a terceira edição das comendas Embaixadores da Inovação e Prêmio Mecenas. Promovida pela Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), a premiação reconhece lideranças que impulsionam o desenvolvimento econômico, social e cultural do Paraná por meio de iniciativas, investimentos e articulação de projetos inovadores. Ao todo, 54 personalidades foram homenageadas nesta edição. Para o vice-governador Darci Piana, o reconhecimento reforça o papel estratégico da inovação no crescimento do Estado. “Valorizar quem transforma ideias em resultados é incentivar o Paraná a avançar ainda mais”, destacou. Já o secretário da SEIA, Alex Canziani, res...