Pular para o conteúdo principal

BRDE e Fomento Paraná discutem cidades inclusivas, mobilidade e crédito sustentável

Foto: Rodolfo Buhrer/BRDE




Cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis. Esse foi o tema principal do 8º Fórum do Desenvolvimento, seminário promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) que contou com a participação de técnicos do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Fomento Paraná. Curitiba foi a cidade escolhida para sediar o primeiro dos quatro seminários que precedem um dos maiores eventos do País sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável.
 
Realizado no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, o evento discutiu pautas como mobilidade urbana, estratégia de financiamentos de projetos de adaptação climática nas cidades, soluções integradas de infraestrutura e melhoria na gestão pública.
 
O superintendente do BRDE no Paraná, Paulo Starke Junior, ressaltou o papel do banco como agente de desenvolvimento social e econômico do Sul do País por meio do crédito. “A discussão desses temas trouxe como eixo principal o clamor social por cidades cada vez mais sustentáveis e preparadas para uma transformação. Nesse sentido, BRDE e Fomento Paraná trouxeram cases relevantes para o evento, com parceiros que apontam para uma nova direção nos investimentos”, afirmou.
 
Ao colocar o crédito sustentável como diretriz do sistema de fomento para as cidades, o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves ressaltou a importância do sistema liderado pela ABDE. "Ele deve estar sintonizado com um mundo que tem expectativa pela descarbonização e ofertas de linhas de crédito cada vez mais inclusivas”, analisou. “Diante desse debate, acredito que as instituições financeiras saem fortalecidas com estimativa de melhorar seus níveis de financiamentos, principalmente dentro do Estado”.
 
A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, que também está à frente do Badesul Desenvolvimento, agência de fomento do Rio Grande do Sul, disse que a escolha de Curitiba, cidade tida como referência na mobilidade e planejamento urbanos, foi ideal para discutir esses temas. "Queremos buscar alternativas com representantes de instituições, governos e os agentes financeiros para melhor qualidade das cidades”, disse.
 
TEMAS DISCUTIDOS 
A primeira mesa discutiu mobilidade urbana, com foco em alternativas, a exemplo da eletromobilidade. O debate destacou o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) na promoção da mobilidade urbana sustentável no País e os desafios e oportunidades para o financiamento desses projetos. Participaram representantes da Fomento Paraná, BRDE, da ONG internacional Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI) e da CWBUS Inovação.
 
O segundo debate abordou estratégias para viabilizar o financiamento de projetos de adaptação climática em cidades brasileiras. Foram apresentados esforços de adaptação climática para as cidades brasileiras, com contribuições dos atores para discutir os passos tomados, bem como desafios e oportunidades para avanço nessa agenda. Estiveram na mesa a Prefeitura de Curitiba, a Fundação Grupo Boticário, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o BRDE.
 
Soluções integradas de infraestrutura e melhoria da gestão pública foi o tema do último debate. Foram exploradas as oportunidades e desafios do Sistema Nacional de Fomento na perspectiva de gestão urbana sustentável. Integraram a discussão representantes da Secretaria das Cidades do Paraná, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Fomento Paraná e Caixa Econômica Federal.
 

PRÓXIMOS EVENTOS 
Em maio, outro debate será realizado, de forma virtual, para discutir o financiamento para o avanço de uma economia de baixo carbono. No mês seguinte, autoridades discutirão, presencialmente, em Belém (PA), o ecossistema Amazônia, com foco em bioeconomia, inovação e agronegócio sustentável. Em julho, um webinar debaterá trabalho e produtividade no futuro digital e sustentável.
 
A jornada de quatro eventos preparatórios será seguida da realização da 8ª edição do Fórum do Desenvolvimento, nos dias 30 e 31 de agosto, em Brasília, em formato híbrido, com transmissão em tempo real pela internet.
 
APOIO 
O evento teve apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi patrocinado por: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além de contar com o apoio especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio regional do BRDE e da Fomento Paraná.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uniprime Pioneira empossa novo Diretor Comercial com foco no relacionamento com os cooperados

Renan Ziani: carreira na própria instituição A Uniprime Pioneira oficializou a posse de Renan Ziani como diretor Comercial da cooperativa. Com uma carreira construída internamente, o novo diretor assume o cargo com a missão de fortalecer, aproximar e fidelizar ainda mais o relacionamento com os cooperados. “Meu objetivo é preservar a essência do atendimento próximo, presente e atento às necessidades dos cooperados. Ao mesmo tempo, avançar em inovação, modernização e ampliação dos produtos e serviços. Vamos fortalecer o que fazemos bem e preparar a cooperativa para o futuro”, afirma.   A trajetória de Renan na Uniprime Pioneira teve início em 2016, na agência de Santa Helena, onde atuou diretamente no atendimento aos cooperados. Mais tarde, como assistente de negócios, ampliou sua experiência no fortalecimento de carteiras e na orientação de soluções financeiras.   Em 2020, passou a atuar como Supervisor de Produtos e Serviços, na Superintendência, em Toledo. Três anos depois, ...

Cojem entrega premiações às empresas mais lembradas em seus segmentos em Toledo

Equipe da Ótica Cristal, mais uma vez com o prêmio de ótica mais lembrada   Toledo foi palco de uma noite de comemorações e homenagens com a realização do 20° Prêmio Toledo Destaque Empresarial 2025. O evento, realizado pelo Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), no Olinda Hotel e Eventos, no sábado, dia 8 de novembro, reuniu mais de 500 pessoas, entre empresários e colaboradores premiados, autoridades locais, regionais, e representantes de entidades associativistas. Em seu 20º ano, o Prêmio Toledo Destaque Empresarial confirmou as empresas mais lembradas pelos moradores da cidade, consolidando-se como uma das premiações mais prestigiadas para os negócios locais. Para isso, é realizada uma pesquisa, em uma única fase, com a relação dos segmentos, onde estimula-se aos entrevistados a indicação por lembrança espontânea na pesquisa “Top of mind”. Ao todo, 78 segmentos foram premiados na noite de comemorações. Segundo o presidente...

Virada Cultural acontece de 05 a 07 de dezembro em Toledo

  Falta menos de um mês para a 14ª Virada Cultural de Toledo, que contará com mais de 40 atrações ao longo de três dias em quatro locais distintos. A programação iniciará no dia 5 de dezembro (sexta-feira) às 19h e conta com apresentações musicais, teatrais, dança, batalha de rima e produção de murais artísticos, tudo com acesso gratuito. Haverá também atividades especiais para o público infantil e atrações fixas durante os dias do evento. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura. A programação será dividida entre o Parque Ecológico Diva Paim Barth, a Biblioteca Pública Municipal, o Parque Ecológico Luiz Claudio Hoffmann  e  o Teatro Municipal.  Estarão entre as atrações fixas a Casa do Papai Noel com personagens natalinos no parque Diva Paim Barth, espaços instagramáveis com decoração natalina e espaços de recreação infantil. Também haverá a “Viradinha Cultural”, especialmente para as crianças, que contará com noite do pijama, contações de histórias, recrea...