Pular para o conteúdo principal

Inovação e pesquisa: Prati-Donaduzzi contribui na redução dos impactos na saúde mental dos brasileiros

 O laboratório paranaense conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e ampla linha de pesquisa com foco no Sistema Nervoso Central

Cerca de 23 milhões de brasileiros apresentam sintomas de transtornos mentais, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda de acordo com a pesquisa, ao menos 5 milhões de pessoassofrem com doenças graves e persistentes. Os reflexos da pandemia são notados até hoje, no primeiro ano da Covid-19, o número de casos globais de ansiedade e depressão aumentaram em 25%.

“O isolamento social provocou mudanças nas pessoas. Acredito que essa própria agressividade que é vista no trânsito, nas corporações, no dia a dia e nas casas, mostram que o brasileiro não está bem mentalmente e nem buscando assistência médica. Ou seja, a população brasileira está mais adoecida, e utiliza outros meios para aliviar as doenças psíquicas como válvula de escape”, ressaltou o psiquiatra, Dr. Fábio Aurélio.

Referência na produção de medicamentos no Brasil, a Prati-Donaduzzi carrega consigo a missão de prover saúde e bem-estar através dos produtos farmacêuticos de alta qualidade para milhões de brasileiros. Atualmente, somente na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçãosão cerca de 300 pessoas que trabalham em diversos segmentos, entre elesanalítico, farmacotécnico, embalagens, inovação e pesquisa clínica, estabilidade, melhoria de processos, entre outros.

“Buscamos proporcionar melhorias para esta atuação, e assim oferecer novas opções de tratamentos e medicamentos inovadores para todos. Para isso, a empresa busca inovar de diversas formas, desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos pacientes e classe médica, seja através de novas formas farmacêuticas para facilitar a administração dos medicamentos para diversos pacientes e faixas etárias, considerando-se inclusive as dificuldades de cada paciente durante o tratamento, ou também, através de novas possibilidades de modulação da liberação do produto, para otimizar a comodidade posológica durante o tratamento terapêutico”, destacou Leticia Rechia,  diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Prati-Donaduzzi.

Novas alternativas terapêuticas

A Prati-Donaduzzi é a única farmacêutica do Brasil a realizar o estudo clínico fase III para a utilização do CanabidiolPrati-Donaduzzi no tratamento de epilepsia refratária. Nos últimos anos, o laboratório vem buscandoformas alternativas de inovação para combater diversas outras patologias, principalmente de distúrbios do Sistema Nervoso Central (SNC), além de reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos, como explica Leticia. 

“Com esse avanço conseguimos proporcionar um tratamento mais confortável para os pacientes, através da aplicação de tecnologias diferenciadas para sistemas de liberação de fármacos. Assim, as alternativas mais modernas favorecem um tratamento seguro e altamente eficaz para combater os problemas de saúde mental, direcionando o fármaco para seu local específico de ação no SNC”, enfatizou.

A pesquisa por novas moléculas, formas farmacêuticas e apresentações de moléculas já existentes, oferecemnovas possibilidades de tratamentos no Brasil. A partir disso,os pacientes podem teropções eficazes e a classe médica consegue prescrever tratamentos para melhorar efetivamente a qualidade de vida da população e o manejo terapêutico das doenças agudas e crônicas.

“Estudos recentes têm direcionado o desenvolvimento de novos medicamentos para moléculas mais seletivas, que atuam em receptores alvo-específicos e, consequentemente, apresentam eficácia superior e menor incidência de eventos adversos, justamente por agir de forma direta em seu local de atuação. Ainda, a possibilidade de modulação da liberação do fármaco é um dos grandes diferenciais da tecnologia farmacêutica atual, o que permite otimizar o tratamento inclusive com estratégias de nanotecnologia”, completou Leticia.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de    doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Viver Toledo - Ano 14

Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff

 (45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial

CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Apoio:Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort &Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Marco das Três Fronteiras, Parque Nacional do Iguaçu, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões,Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Toledo terá desconto para pagamento do IPTU 2026

A Prefeitura de Toledo vai oferecer desconto ao contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU 2026 em cota única. Os contribuintes que quitarem o imposto até o dia 10 de março terão desconto de 5% sobre o valor total, medida que atende a uma das diretrizes do plano de governo do prefeito Mario Costenaro. Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o tributo em até 10 parcelas mensais, sem acréscimos. A primeira parcela vence em 10 de março, e as demais têm vencimento sempre no dia 10 de cada mês, até dezembro. “Buscamos compreender o momento econômico do país e aplicar apenas a correção do índice oficial da inflação”, comenta o prefeito. Costenaro ressalta ainda que, ao contrário da maioria das prefeituras, “Toledo está oferecendo um desconto que ajuda num período onde tradicionalmente os contribuintes têm muitos gastos”. Regras  A Prefeitura de Toledo definiu as regras para a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Coleta de Lixo (TCL) e da Contribuição...

Terceira etapa de reurbanização da Avenida Ministro Cirne Lima é iniciada

  A terceira etapa da reurbanização da Avenida Ministro Cirne Lima foi iniciada e contempla um trecho de aproximadamente 1,5 km de melhorias, no trecho entre a Rua Augusto Formighieri e a Avenida Maripá. As obras iniciaram na semana passada, e contemplam a revitalização das calçadas e do canteiro central.  O investimento desta etapa é de aproximadamente R$ 3,07 milhões, pela Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos (Infra), com execução pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur). Segundo o secretário da pasta, Fabio Leal, os trabalhos atuais concentram-se na padronização das calçadas ao longo da via. Ele explicou que as equipes da Emdur atuam na recuperação das laterais da avenida, com a implantação de piso tátil e concreto alisado, seguindo critérios de acessibilidade e uniformização. Na sequência do cronograma, o canteiro central também passará por intervenções estruturais. “Faremos toda a revitalização deste espaço, com a impl...

O desempenho positivo do agronegócio e a evolução do PIB brasileiro

Dilceu Sperafico* Apesar das dificuldades políticas, econômicas, sociais, comerciais, diplomáticas e climáticas enfrentadas pelo Brasil ao longo de 2025, o agronegócio prosseguiu como um dos principais pilares do desenvolvimento do País no período. Conforme especialistas, a agropecuária representou 29,4% do Produto Interno Bruto (PIB), considerando toda cadeia produtiva, desde o plantio de lavouras e criação de animais, até exportações de produtos agropecuários, derivados e matérias primas. Tanto que o Banco Central, ainda em dezembro, elevou sua projeção para o crescimento do PIB no ano de 2,0% para 2,3%. O montante previsto na época era de 3,2 trilhões de reais. Já no Paraná, um dos maiores produtores de alimentos do País, a expansão do PIB foi de 2,9% nos três primeiros trimestres de 2025, devendo ter chegado 762 bilhões de reais. Dentro da porteira, a produção agropecuária do País corresponde a 8,9% do PIB, enquanto o restante vem da indústria, transformação, comércio, empregos, tr...