Pular para o conteúdo principal

Inovação e pesquisa: Prati-Donaduzzi contribui na redução dos impactos na saúde mental dos brasileiros

 O laboratório paranaense conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e ampla linha de pesquisa com foco no Sistema Nervoso Central

Cerca de 23 milhões de brasileiros apresentam sintomas de transtornos mentais, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda de acordo com a pesquisa, ao menos 5 milhões de pessoassofrem com doenças graves e persistentes. Os reflexos da pandemia são notados até hoje, no primeiro ano da Covid-19, o número de casos globais de ansiedade e depressão aumentaram em 25%.

“O isolamento social provocou mudanças nas pessoas. Acredito que essa própria agressividade que é vista no trânsito, nas corporações, no dia a dia e nas casas, mostram que o brasileiro não está bem mentalmente e nem buscando assistência médica. Ou seja, a população brasileira está mais adoecida, e utiliza outros meios para aliviar as doenças psíquicas como válvula de escape”, ressaltou o psiquiatra, Dr. Fábio Aurélio.

Referência na produção de medicamentos no Brasil, a Prati-Donaduzzi carrega consigo a missão de prover saúde e bem-estar através dos produtos farmacêuticos de alta qualidade para milhões de brasileiros. Atualmente, somente na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçãosão cerca de 300 pessoas que trabalham em diversos segmentos, entre elesanalítico, farmacotécnico, embalagens, inovação e pesquisa clínica, estabilidade, melhoria de processos, entre outros.

“Buscamos proporcionar melhorias para esta atuação, e assim oferecer novas opções de tratamentos e medicamentos inovadores para todos. Para isso, a empresa busca inovar de diversas formas, desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos pacientes e classe médica, seja através de novas formas farmacêuticas para facilitar a administração dos medicamentos para diversos pacientes e faixas etárias, considerando-se inclusive as dificuldades de cada paciente durante o tratamento, ou também, através de novas possibilidades de modulação da liberação do produto, para otimizar a comodidade posológica durante o tratamento terapêutico”, destacou Leticia Rechia,  diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Prati-Donaduzzi.

Novas alternativas terapêuticas

A Prati-Donaduzzi é a única farmacêutica do Brasil a realizar o estudo clínico fase III para a utilização do CanabidiolPrati-Donaduzzi no tratamento de epilepsia refratária. Nos últimos anos, o laboratório vem buscandoformas alternativas de inovação para combater diversas outras patologias, principalmente de distúrbios do Sistema Nervoso Central (SNC), além de reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos, como explica Leticia. 

“Com esse avanço conseguimos proporcionar um tratamento mais confortável para os pacientes, através da aplicação de tecnologias diferenciadas para sistemas de liberação de fármacos. Assim, as alternativas mais modernas favorecem um tratamento seguro e altamente eficaz para combater os problemas de saúde mental, direcionando o fármaco para seu local específico de ação no SNC”, enfatizou.

A pesquisa por novas moléculas, formas farmacêuticas e apresentações de moléculas já existentes, oferecemnovas possibilidades de tratamentos no Brasil. A partir disso,os pacientes podem teropções eficazes e a classe médica consegue prescrever tratamentos para melhorar efetivamente a qualidade de vida da população e o manejo terapêutico das doenças agudas e crônicas.

“Estudos recentes têm direcionado o desenvolvimento de novos medicamentos para moléculas mais seletivas, que atuam em receptores alvo-específicos e, consequentemente, apresentam eficácia superior e menor incidência de eventos adversos, justamente por agir de forma direta em seu local de atuação. Ainda, a possibilidade de modulação da liberação do fármaco é um dos grandes diferenciais da tecnologia farmacêutica atual, o que permite otimizar o tratamento inclusive com estratégias de nanotecnologia”, completou Leticia.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de    doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Viver Toledo - Ano 14

Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff

 (45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial

CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Apoio:Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort &Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Marco das Três Fronteiras, Parque Nacional do Iguaçu, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões,Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp