Pular para o conteúdo principal

Inovação e pesquisa: Prati-Donaduzzi contribui na redução dos impactos na saúde mental dos brasileiros

 O laboratório paranaense conta com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e ampla linha de pesquisa com foco no Sistema Nervoso Central

Cerca de 23 milhões de brasileiros apresentam sintomas de transtornos mentais, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda de acordo com a pesquisa, ao menos 5 milhões de pessoassofrem com doenças graves e persistentes. Os reflexos da pandemia são notados até hoje, no primeiro ano da Covid-19, o número de casos globais de ansiedade e depressão aumentaram em 25%.

“O isolamento social provocou mudanças nas pessoas. Acredito que essa própria agressividade que é vista no trânsito, nas corporações, no dia a dia e nas casas, mostram que o brasileiro não está bem mentalmente e nem buscando assistência médica. Ou seja, a população brasileira está mais adoecida, e utiliza outros meios para aliviar as doenças psíquicas como válvula de escape”, ressaltou o psiquiatra, Dr. Fábio Aurélio.

Referência na produção de medicamentos no Brasil, a Prati-Donaduzzi carrega consigo a missão de prover saúde e bem-estar através dos produtos farmacêuticos de alta qualidade para milhões de brasileiros. Atualmente, somente na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovaçãosão cerca de 300 pessoas que trabalham em diversos segmentos, entre elesanalítico, farmacotécnico, embalagens, inovação e pesquisa clínica, estabilidade, melhoria de processos, entre outros.

“Buscamos proporcionar melhorias para esta atuação, e assim oferecer novas opções de tratamentos e medicamentos inovadores para todos. Para isso, a empresa busca inovar de diversas formas, desenvolvendo produtos que atendam às necessidades dos pacientes e classe médica, seja através de novas formas farmacêuticas para facilitar a administração dos medicamentos para diversos pacientes e faixas etárias, considerando-se inclusive as dificuldades de cada paciente durante o tratamento, ou também, através de novas possibilidades de modulação da liberação do produto, para otimizar a comodidade posológica durante o tratamento terapêutico”, destacou Leticia Rechia,  diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Prati-Donaduzzi.

Novas alternativas terapêuticas

A Prati-Donaduzzi é a única farmacêutica do Brasil a realizar o estudo clínico fase III para a utilização do CanabidiolPrati-Donaduzzi no tratamento de epilepsia refratária. Nos últimos anos, o laboratório vem buscandoformas alternativas de inovação para combater diversas outras patologias, principalmente de distúrbios do Sistema Nervoso Central (SNC), além de reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos, como explica Leticia. 

“Com esse avanço conseguimos proporcionar um tratamento mais confortável para os pacientes, através da aplicação de tecnologias diferenciadas para sistemas de liberação de fármacos. Assim, as alternativas mais modernas favorecem um tratamento seguro e altamente eficaz para combater os problemas de saúde mental, direcionando o fármaco para seu local específico de ação no SNC”, enfatizou.

A pesquisa por novas moléculas, formas farmacêuticas e apresentações de moléculas já existentes, oferecemnovas possibilidades de tratamentos no Brasil. A partir disso,os pacientes podem teropções eficazes e a classe médica consegue prescrever tratamentos para melhorar efetivamente a qualidade de vida da população e o manejo terapêutico das doenças agudas e crônicas.

“Estudos recentes têm direcionado o desenvolvimento de novos medicamentos para moléculas mais seletivas, que atuam em receptores alvo-específicos e, consequentemente, apresentam eficácia superior e menor incidência de eventos adversos, justamente por agir de forma direta em seu local de atuação. Ainda, a possibilidade de modulação da liberação do fármaco é um dos grandes diferenciais da tecnologia farmacêutica atual, o que permite otimizar o tratamento inclusive com estratégias de nanotecnologia”, completou Leticia.

SOBRE A PRATI-DONADUZZI

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de    doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Viver Toledo - Ano 14

Editoria: Wanderley Graeff e Karine Graeff

 (45) 98801-8722 - vivertoledo@gmail.com

Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial

CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Apoio:Acit, Ótica Cristal, Prati-Donaduzzi, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Recanto Cataratas Thermas Resort &Convention,Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Marco das Três Fronteiras, Parque Nacional do Iguaçu, Soles Sushi, Inglês Athus, Sicoob Meridional, Viação Sorriso de Toledo, Sonomag Colchões,Sintomege, Sicredi Progresso PR/SP, Unimed Costa Oeste, Primato Cooperativa Agroindustrial






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Morre a tradicionalista toledana Maria Helena Jacobsen

Dona Helena Jacobsen - Arte: CTG Chama Crioula Faleceu na madrugada desta quarta-feira (7), a empresária aposentada Maria Helena Jacobsen, 80 anos, que era muito conhecida nos meios tradicionalistas. Ela era viúva de Aureliano Jacobsen, o “Pequito”, e ambos eram considerados entre os esteios do CTG Chama Crioula, uma das três entidades tradicionalistas da cidade. Ela deixa os filhos Maria Yara e Julio Jacobsen.   Por várias décadas, o casal comandou a empresa de ônibus Transtol, concessionária do transporte coletivo de Toledo e dona de frota de ônibus de turismo, até a venda da concessionária para o grupo Gulin/Viação Sorriso de Toledo.   Dona Helena estava internada na UTI do Hospital São Lucas, em Cascavel. Desde dezembro ela estava com problemas de saúde e em quadro infeccioso. Seu falecimento foi declaro à 1h desta quarta-feira.   O velório é realizado no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, até às 17h. O corpo será trasladado para Ronda Alta, no Rio Grande do Sul...

Homem morre atropelado na PR-491; veículo evadiu-se do local

Um acidente fatal foi registrado no início da madrugada deste dia 1º de maio, na PR-491, entre Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa. Conforme dados colhidos no local, o veículo trafegava pela rodovia estadual e atropelou o pedestre que estava sobre a pista de rolamento.   O homem não identificado veio a óbito no local, enquanto o veículo envolvido na tragédia não foi localizado. O acidente ocorreu à altura do Km 04+400m, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, com o registro à 1h15.   Se um veículo se evadir do local de um acidente, o condutor pode ser enquadrado por um crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fuga do local do acidente com o objetivo de evitar responsabilidade penal ou civil pode resultar em detenção de seis meses a um ano, ou multa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial ...