Pular para o conteúdo principal

Doação de sangue: um ato de amor que pode salvar até quatro vidas

Os colaboradores da Prati-Donaduzzi mostram seu orgulho roxo ao participarem da campanha Junho Vermelho.

O sangue é considerado um tecido líquido fundamental que circula pelo corpo humano, desempenhando diversas funções vitais. Ele transporta o oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo, permitindo a respiração celular e o funcionamento adequado dos órgãos. Em alguns casos, a reposição dele é necessária, principalmente quando ocorre uma perda significativa de sangue, seja devido a traumas, cirurgias, complicações médicas ou condições de saúde que resultem em anemia grave, dentre outrassituações.

Neste mês, a Prati-Donaduzzi reforçou o seu compromisso em ajudar o próximo, ao apoiar a campanha Junho Vermelho em parceria com o Hemepar de Toledo. Mesmo diante das baixas temperaturas, o frio não diminuiu o desejo dos colaboradores em praticar o bem ao próximo. O enfermeiro do trabalho saúde ocupacional da Prati-Donaduzzi, Jonathan Calgaro Presa, destaca a dedicação dos colaboradores nessa nobre causa.

“Somos conscientes das dificuldades enfrentadas pelos bancos de sangue, especialmente nesse período, e por isso enfatizamos a necessidade de uma doação contínua. É fundamental que as pessoas cultivem a cultura da doação, pois um dia podem precisar dela ou seus familiares e amigos. Queremos criar uma cultura de solidariedade, em que todos compreendam o impacto positivo que a doação de sangue pode ter na vida de outras pessoas”, enfatiza.

No Brasil, atualmente são coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, o que corresponde a aproximadamente 1,8% da população realizando doações.O enfermeiro RT da Unidade de Coleta e Transfusão de Toledo, João Batista Vieira, explica que existem alguns obstáculos que impedem a prática da doação de sangue.

“Ainda há pessoas que enfrentam o medo de agulhas e acreditam que terão que doar sempre sangue de forma contínua. Além disso, existe o receio de ganhar peso e a crença de que a retirada de sangue fará falta ao próprio corpo, quando na verdade o organismo é capaz de produzi-lo novamente. Outros temem contrair doenças sexualmente transmissíveis, acreditam no mito de que o sangue se torna mais espesso ou mais diluído após a doação e têm medo de sentir dor. É importante ressaltar que a doação de sangue é um processo rápido e seguro, que não causa nenhum dano ao organismo”, ressaltou o profissional de saúde.

Natielle Pereira, que atua no Farma I da Prati-Donaduzzi, teve a experiência de realizar sua primeira doação de sangue. “Ao observar essa atitude, percebo que consigo auxiliar milhares de pessoas, especialmente aquelas que enfrentaram acidentes ou estão lidando com doenças que requerem transfusões. Essa iniciativa é de extrema importância, e muitas empresas, incluindo a Prati-Donaduzzi, adotam essa prática. No meio da correria diária, é fácil esquecer de exercer esse gesto de solidariedade, que é benéfico tanto para quem doa quanto para quem recebe", compartilhou.

Sobre a Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi, indústria farmacêutica 100% nacional, é especializada no desenvolvimento e produção de medicamentos. Com sede em Toledo, Oeste do Paraná, produz aproximadamente 13 bilhões de doses terapêuticas por ano e gera mais 5 mil empregos. A indústria possui um dos maiores portfólios de medicamentos genéricos do Brasil e desde 2019 vem atuando na área de Prescrição Médica, sendo a primeira farmacêutica a produzir e comercializar o Canabidiol no Brasil.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cresol inaugura no Panorama sua quarta estrutura em Toledo

Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Cresol Integração inaugurou sexta-feira (11), a sua quarta estrutura em Toledo e terceira de atendimento ao público. A Sala de Negócios junto ao Allmayer Supermercado, no Jardim Panorama, se soma às duas agências e ao Centro Administrativo instalados na cidade. Além de Toledo, a Cresol Integração atua em outros 18 municípios das regiões Oeste e Centro-Oeste do Paraná e prepara a expansão para os estados do Mato Grosso e Goiás. “Estamos muito felizes de entregar mais um local de atendimento que se soma às nossas agências na cidade, pensando sempre em atender melhor os nossos cooperados”, disse o presidente da cooperativa de crédito, Julcemar Mierzwinski. Segundo ele, “com os pés no chão e dando os passos certos, a Cresol Integração segue o seu planejamento de expansão com várias unidades previstas em cidades do Paraná, Mato Grosso e Goiás”.   Lideranças, associados e convidados prestigiaram a inauguração, entre eles o presidente da Associação Comerc

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Toledo já enviou 200 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Já são cerca de 200 toneladas o volume de donativos encaminhados ao Rio Grande do Sul, em ação coordenada pelo Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil do Município de Toledo. Várias cargas já foram despachadas em carretas e caminhões baú, contando com a colaboração de empresas e da comunidade.   Os donativos chegam a toda hora ao quartel do CB, na Avenida Parigot de Souza, onde voluntários e a equipe da organização militar se revezam na seleção e organização dos palets.   O Viver Toledo conferiu. Veja o vídeo.   Viver Toledo Por quem faz jornalismo há 45 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR