Pular para o conteúdo principal

Julho Amarelo: mais de mil crianças em 35 países foram afetadas por hepatite

Conheça mais sobre os tipos de hepatites virais, causas e sintomas



Estudos realizados pela Universidade de Glasgow e pelo Great Ormond Street Hospital, em Londres, revelaram que houve um aumento nos casos de hepatite aguda em crianças. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022 foram registrados pelo menos 1.010 casos em 35 países. Infelizmente, esse surto resultou em 46 crianças necessitando de transplante de fígado, e 22 delas não sobreviveram.
A Dra. Lilian Cabral, especialista em Gastroenterologia e Hepatologia, destaca os principais sintomas aos quais os pais precisam estar atentos: "diminuição do apetite, sensação de fraqueza, fadiga e desconforto abdominal. A presença de icterícia, que é a coloração amarelada da pele e dos olhos, chama mais atenção para possíveis doenças hepáticas, as quais também podem ser acompanhadas por coceira generalizada, urina de cor escura e fezes de coloração esbranquiçada", explica a profissional convidada pela Prati-Donaduzzi.
 
No Brasil, as hepatites virais mais prevalentes são causadas pelos vírus A, B e C. Além desses, temos o vírus da hepatite D, que é menos frequente, principalmente na região Norte do país.  “A Hepatite é um termo genérico que se refere a qualquer inflamação no fígado. Existem inúmeras causas, como o uso excessivo de medicamentos, chás e suplementos. As hepatites B e C são causadas por vírus e podem se tornar crônicas, levando à cirrose e ao câncer de fígado se não tratadas adequadamente", esclarece a médica.
 
Formas de transmissão
De acordo com dados do Ministério da Saúde, essas infecções têm um impacto significativo, resultando em 1,4 milhão de mortes por ano em todo o mundo, seja devido à infecção aguda, câncer de fígado ou cirrose associada às hepatites. As hepatites B e C podem ser transmitidas de várias maneiras, incluindo o contato com sangue contaminado. "É recomendável sempre esterilizar lâminas de barbear, alicates, agulhas e qualquer material que possa ter resíduos de sangue. No caso da hepatite B, existe uma vacina que é administrada em três doses", orienta a Dra. Lilian. Além disso, a hepatite B é transmitida principalmente por relações sexuais, portanto, o uso de preservativos é recomendado.
 
Tratamento
Hoje em dia, a hepatite C tem grandes chances de cura. O tratamento é realizado com comprimidos, com duração de 12 a 24 semanas, a depender do caso. A hepatite B não tem cura, e nem todo caso precisa ser tratado com remédio. Quando o vírus estiver em atividade e o médico considerar que tem indicação, o antiviral é iniciado, e raramente pode ser suspenso. Já as hepatites A e E, também causadas por vírus, não se tornam crônicas, e não têm tratamento medicamentoso específico.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cresol inaugura no Panorama sua quarta estrutura em Toledo

Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Cresol Integração inaugurou sexta-feira (11), a sua quarta estrutura em Toledo e terceira de atendimento ao público. A Sala de Negócios junto ao Allmayer Supermercado, no Jardim Panorama, se soma às duas agências e ao Centro Administrativo instalados na cidade. Além de Toledo, a Cresol Integração atua em outros 18 municípios das regiões Oeste e Centro-Oeste do Paraná e prepara a expansão para os estados do Mato Grosso e Goiás. “Estamos muito felizes de entregar mais um local de atendimento que se soma às nossas agências na cidade, pensando sempre em atender melhor os nossos cooperados”, disse o presidente da cooperativa de crédito, Julcemar Mierzwinski. Segundo ele, “com os pés no chão e dando os passos certos, a Cresol Integração segue o seu planejamento de expansão com várias unidades previstas em cidades do Paraná, Mato Grosso e Goiás”.   Lideranças, associados e convidados prestigiaram a inauguração, entre eles o presidente da Associação Comerc

Primato e Lar assinam aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte

Dirigentes da Primato e da Lar: parceria estratégica Com o objetivo de somar forças no cooperativismo e desenvolver a avicultura na região, a Primato Cooperativa Agroindustrial, com sede em Toledo (PR) e a Lar Cooperativa Agroindustrial, com sede em Medianeira (PR), assinaram no dia 09 de maio, uma aliança estratégica de intercooperação para a produção e abate de frangos de corte. O acordo é um marco para o progresso da atividade avícola ao reunir duas importantes cooperativas do Paraná em benefício dos associados integrados, da comunidade de forma em geral e do mercado interno e externo.   “Entendemos que é uma forma das cooperativas se unirem e fortalecer o sistema cooperativista. Vamos trabalhar em conjunto com a Lar, que é uma Cooperativa referência para nós neste segmento, assim como já fazemos com o abate de suínos em parceria com a Frimesa. Essa mudança deve garantir ao nosso cooperado ainda mais segurança e prosperidade através de uma aliança estratégica muito bem elaborada”, a

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im