Pular para o conteúdo principal

Fiscalização do novo ‘EstaR Gratuito’ entra em vigor no dia 04 de setembro

 

O novo modelo do Estacionamento Regulamentado de Toledo (EstaR Gratuito), oficializado no Decreto n° 839/2023, publicado no mês de junho pela administração municipal, está chegando aos últimos dias de fase de testes. A partir da segunda-feira, dia 4 de setembro, todas as normas regulamentadas entram em vigor.

No modelo, o sistema permite que os usuários utilizem uma vaga, por até duas horas, sem nenhum custo, na área de abrangência do EstaR, com monitoramento de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 12h. A fiscalização eletrônica é feita por meio de veículos que circulam pelos quatro setores de abrangência do EstaR, identificadas por placas nas cores verde, vermelho, amarelo e azul.

Para utilizar o Estacionamento, o usuário deve baixar o APP ‘EstaR Gratuito’ (disponível na Play Store e Apple Store), e cadastrar seu veículo. A ferramenta possibilita o acompanhamento à distância do monitoramento.

Em caso de o veículo permanecer na mesma vaga por mais de duas horas, os proprietários receberão, exclusivamente via aplicativo, uma notificação de irregularidade que poderá ser regularizada (também pelo app) no prazo máximo de até dez dias corridos, mediante o pagamento de uma taxa com o valor de R$ 50,00. Não havendo a regularização no prazo previsto, a irregularidade será convertida em infração com fundamento no inciso XVII do artigo 181 da Lei nº 9.503/1997 (Código de Trânsito Brasileiro), que prevê multa de R$ 195,23 + 5 pontos na carteira de habilitação.

A ACIT orienta aos lojistas para que informem seus colaboradores e clientes sobre o início da fiscalização, no dia 4 de setembro e, principalmente que baixem o aplicativo, cadastrem seus veículos e promovam a rotatividade dos automóveis estacionados na área central da cidade.

O Decreto na íntegra pode ser visto no site https://acit.org.br/area-de-download/.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça revoga prisão domiciliar de Meneghel condenado pela morte de policial federal

O juiz Leonardo Bechara Stancioli, do Tribunal de Justiça do Paraná, revogou a prisão domiciliar de Alessandro Meneghel, condenado há 29 anos, um mês e 15 dias de prisão pela morte do policial federal Alexandre Barbosa.   Em 2019, Meneghel passou a cumprir pena em regime domiciliar com argumento da defesa, de que o agropecuarista seria responsável por cuidar da mãe, que não estava bem de saúde.   Alexandre Drummond Barbosa foi morto a tiros em frente a uma casa noturna depois de uma discussão com Meneghel, em abril de 2012. O caso foi julgado em fevereiro de 2017.   Na ocasião, Meneghel   chegou a ser condenado a mais de 34 anos pelo crime, mas teve a pena reduzida para 29 anos por determinação do Tribunal de Justiça do Paraná. (José Roberto Benjamin do JRBNews)   Viver Toledo - Ano 17 Por quem faz jornalismo há 47 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – T...

Prefeitura de Toledo vai regulamentar a Lei do Pequeno Cientista

Em uma reunião marcada por emoção, reconhecimento e compromisso com o futuro da educação e da ciência, o prefeito de Toledo, Mario Costenaro, recebeu a visita de integrantes do Clube de Ciências do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Durante o encontro, o prefeito assumiu publicamente o compromisso de regulamentar, já na próxima semana, a Lei do Pequeno Cientista. “É um compromisso nosso”, afirmou Costenaro, destacando a importância de apoiar iniciativas que promovem o desenvolvimento científico entre crianças e adolescentes. A secretária de Educação, Janice Salvador, ressaltou que a equipe da Smed irá se dedicar para ajustar alguns pontos para a melhoria da lei e que para 2026 será possível planejar um apoio mais adequado às necessidades dos alunos. Pesquisa na prática  Coordenado pela professora Dioneia Schauren, o Clube de Ciências envolve atualmente cerca de 75 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Desde 2014, o grupo participa de feiras e event...

FPA pressiona por urgência no PDL 205/2024 contra o programa Terra da Gente

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) subiu o tom e reforçou apoio ao requerimento de urgência para o Projeto de Decreto Legislativo 205 de 2024, que busca sustar os efeitos do Decreto 11.995, assinado pelo governo federal neste ano.   Esse decreto criou o programa “Terra da Gente”, que trata da incorporação de imóveis rurais à Política Nacional de Reforma Agrária. Mas para o setor produtivo e parte expressiva do Congresso, a medida viola princípios constitucionais como o direito à propriedade e abre espaço para insegurança jurídica no campo.   O deputado federal Dilceu Sperafico, do Progressistas do Paraná, foi um dos que assinaram   o requerimento de urgência. Em nota, foi direto:     “Podem contar comigo. Assinei esse requerimento porque vejo que o Brasil precisa de respeito à propriedade e de um ambiente seguro para crescer e prosperar. Não podemos em hipótese alguma aceitar arbitrariedades que afetam a liberdade e a segurança jurídica”, afirmou Sperafi...