Pular para o conteúdo principal

Morre Angelo Costamilan, diretor da empresa que colonizou grande parte do Oeste do Paraná

Angelo em foto de sua rede social com a esposa, Beatriz - Reprodução
Por Wanderley Graeff – Do Viver Toledo
Faleceu na noite deste sábado (26), no Hospital Dr. Campagnolo, em Toledo, o empresário Angelo Caetano Costamilan, 80, diretor da Industrial Madeireira Rio Paraná S.A. – Maripá, empresa que colonizou Toledo e uma extensa área de municípios desmembrados da cidade-mãe. Desde o início deste ano, ele estava em tratamento de leucemia.
 
Genro do colonizador e ex-prefeito Willy Barth, Costamilan era natural de Caxias do Sul-RS, cidade com a qual mantinha vínculo, inclusive como torcedor e sócio do Esporte Clube Juventude, e onde se formou em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul.
 
Ele chegou a Toledo 1968 para dirigir a Maripá, a convite de Luiz Dalcanalle Filho e Diva Paim Barth. A empresa colonizou uma área de cerca de 120 mil alqueires, num dos projetos mais bem sucedidos da história do Brasil e se dedicou também, sob a gestão de Costamilan, a atividades industriais, comerciais e agropecuárias.
 
O cofre
Em certa ocasião, ao receber o editor do Viver Toledo na sede da colonizadora, ele mostrou a caixa-forte onde está guardada toda a documentação da área colonizada da Fazenda Britânia. Trata-se de uma área de significativo tamanho, com paredes blindadas, que guardam documentos que retratam a história fundiária do município de Toledo e do Oeste do Paraná. “Temos orgulho de dizer que a Maripá não teve qualquer processo relativo à demarcação das terras”, afirmou na ocasião.
 
Angelo era casado com Beatriz Barth Costamilan, falecida em 2018, de um câncer. “Bia” se notabilizou pela sua forte presença em ações sociais, tendo dedicado vários anos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (Apae).
 
Em 2020, Angelo Costamilan recebeu o título de Cidadão Honorário de Toledo. O empresário deixa os filhos Thomaz, Maria Isabel e Renata e sete netos.
 
O velório será realizado a partir das 10h30, na Igreja Evangélica Luterana, a “Igreja do Sino”. O sepultamento será no Cemitério Cristo Rei, em horário a ser determinado.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Governo do Estado anuncia construção de nova escola em Toledo

  A região do Pinheirinho, Santa Clara IV, Europa e América em breve terá uma nova escola estadual dentro de uma nova proposta pedagógica adotada pelo Governo do Paraná. Uma obra de aproximadamente R$ 22 milhões na Rua Pedro Nardi - paralela à Avenida Maripá - que deverá ser erguida em 18 meses, segundo informação do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que esteve em Toledo para anunciar esta obra, além de outros investimentos no setor e também vistoriar a reforma nos colégios do Jardim Porto Alegre e Atílio Fontana. Quando acabada, a escola vai atender 1.000 alunos. A estrutura terá ginásio, quadra coberta e será preparada dentro do conceito da escola do futuro, “com foco na inovação de metodologia, bastante tecnologia, com um modelo totalmente diferente pedagógico para atender esta comunidade que merece essa obra tão esperada”, explicou o secretário. Miranda também foi conferir o local onde será erguida esta nova escola ao lado do prefeito Mario Costenaro e dos deputad...

Rosângela Moro defende avanços no tratamento de doenças raras em evento: deputada estará ao vivo na Guaçu FM

Mais de 13 milhões de brasileiros são afetados por algum tipo de doença rara. Diante desse cenário, é fundamental ampliar o debate e promover ações concretas.   Pensando nisso, a Academia Nacional de Medicina promove, nesta quinta-feira, 21 de agosto, um encontro com a Frente Parlamentar Mista da Inovação e Tecnologias em Saúde para Doenças Raras (iTec Raras). O evento com participação da Deputada Federal Rosângela Moro(União-SP), reunirá parlamentares, acadêmicos e médicos especialistas, que discutirão temas como diagnóstico, tratamento e políticas públicas voltadas às doenças raras.   Regras mais claras para estudos clínicos, garantindo segurança, rapidez e incentivos, com apoio de agências de fomento, como também fortalecimento das redes de referência e uso de tecnologias modernas, além de estratégias futuras para enfrentar os desafios da área, estarão na pauta do evento. Rádio Guaçu Rosângela Moro participa nesta terça-feira (19), do programa Guaçu Notícias, na Guaçu FM e ...

Reunião da Saúde debate aumento da mortalidade materno-infantil em Toledo

Foi realizada uma reunião entre gestores da Secretaria da Saúde com representantes de outros segmentos da área da saúde de Toledo, para debater sobre o aumento recente no índice de mortalidade materno-infantil no município. O encontro aconteceu na terça-feira (12), na Associação Médica de Toledo, onde buscaram identificar possíveis fatores que levaram ao aumento no indicador e decidir quais condutas tomar na rede de saúde para conter o aumento. Estiveram presentes na reunião a secretária da Saúde, Adriane Monteiro, a diretora da Atenção Primária em Saúde, Karla Roman, a gerente do Ambulatório Materno Infantil (AMI), Márcia Mallmann Baptista, o diretor de Vigilância em Saúde, Junior Palma, além de médicos, representantes de hospitais de Toledo, da 20ª Regional de Saúde e do Ministério Público. A secretária da Saúde, Adriane Monteiro, ressaltou que a reunião representa uma integração entre a rede pública e a privada, o que é importante para identificar os problemas e como diminuí-los. “E...