Pular para o conteúdo principal

Morre Angelo Costamilan, diretor da empresa que colonizou grande parte do Oeste do Paraná

Angelo em foto de sua rede social com a esposa, Beatriz - Reprodução
Por Wanderley Graeff – Do Viver Toledo
Faleceu na noite deste sábado (26), no Hospital Dr. Campagnolo, em Toledo, o empresário Angelo Caetano Costamilan, 80, diretor da Industrial Madeireira Rio Paraná S.A. – Maripá, empresa que colonizou Toledo e uma extensa área de municípios desmembrados da cidade-mãe. Desde o início deste ano, ele estava em tratamento de leucemia.
 
Genro do colonizador e ex-prefeito Willy Barth, Costamilan era natural de Caxias do Sul-RS, cidade com a qual mantinha vínculo, inclusive como torcedor e sócio do Esporte Clube Juventude, e onde se formou em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul.
 
Ele chegou a Toledo 1968 para dirigir a Maripá, a convite de Luiz Dalcanalle Filho e Diva Paim Barth. A empresa colonizou uma área de cerca de 120 mil alqueires, num dos projetos mais bem sucedidos da história do Brasil e se dedicou também, sob a gestão de Costamilan, a atividades industriais, comerciais e agropecuárias.
 
O cofre
Em certa ocasião, ao receber o editor do Viver Toledo na sede da colonizadora, ele mostrou a caixa-forte onde está guardada toda a documentação da área colonizada da Fazenda Britânia. Trata-se de uma área de significativo tamanho, com paredes blindadas, que guardam documentos que retratam a história fundiária do município de Toledo e do Oeste do Paraná. “Temos orgulho de dizer que a Maripá não teve qualquer processo relativo à demarcação das terras”, afirmou na ocasião.
 
Angelo era casado com Beatriz Barth Costamilan, falecida em 2018, de um câncer. “Bia” se notabilizou pela sua forte presença em ações sociais, tendo dedicado vários anos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (Apae).
 
Em 2020, Angelo Costamilan recebeu o título de Cidadão Honorário de Toledo. O empresário deixa os filhos Thomaz, Maria Isabel e Renata e sete netos.
 
O velório será realizado a partir das 10h30, na Igreja Evangélica Luterana, a “Igreja do Sino”. O sepultamento será no Cemitério Cristo Rei, em horário a ser determinado.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de Casa: Coamo reverencia a força do trabalho de seus colaboradores

Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Coamo realizou na manhã de terça-feira (8), na Arcam, as homenagens do programa Tempo de Casa no âmbito da Regional de Toledo. Troféus, brindes e crachás personalizados foram entregues a 41 funcionários com 10, 20 e 30 anos de casa, ligados aos entrepostos de Toledo, Vila Nova, Dois Irmãos, Dez de Maio, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste, Bragantina e Tupãssi.   Participaram do evento, além do gerente do entreposto de Toledo, Celso Paggi e os gerentes de entrepostos da região; o gerente de Comunicação, Ilivaldo Duarte, que comandou o cerimonial; o coordenador de Qualidade de Vida, Gilmar Caetano Tomáz; o gerente de Gestão de Pessoas, Antônio César Marini, e o diretor Administrativo-Financeiro, Antônio Sérgio Gabriel. Familiares dos homenageados também tomaram parte da confraternização, que culminou com almoço e o corte do bolo comemorativo, assim como representantes de vários veículos de comunicação.   Para o gerente de Gestão de Pess...

POLÍCIA CIVIL PRENDE INVESTIGADO POR PEDOFILIA EM TOLEDO

  A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Formosa do Oeste, cumpriu mandado de busca e apreensão em decorrência de investigações sobre crimes previstos nos artigos 217-A e 215-A do Código Penal e artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que tratam de delitos contra a dignidade sexual e armazenamento de material ilícito. A ação foi realizada em Jesuítas/PR, onde foram apreendidos notebooks que serão encaminhados para análise da Polícia Científica.  Durante as diligências, o investigado foi localizado e preso em Toledo/PR, sendo também apreendido um celular em sua posse.  A PCPR reforça seu compromisso no combate a crimes que atingem crianças e adolescentes, atuando com rigor técnico e responsabilidade social. DENUNCIE! A participação da população é fundamental para combater esse tipo de crime. Disque 181 ou procure a delegacia mais próxima. As informações podem ser repassadas de forma anônima e sigilosa. Viver Toledo - Ano 16 Por que...

Prefeitos escolhem nome para título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná

  Os prefeitos e prefeitas da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) se reuniram na manhã desta sexta-feira (10), em assembleia fechada para, entre outras pautas, escolher o nome do homenageado para receber o título de Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. Em votação secreta, o colegiado de prefeitos escolheu por maioria o nome de Nelson Padovani para receber a honraria.  Ex-deputado federal, Padovani chegou com a família ao Oeste do Paraná em 1958 vindo de Presidente Prudente (SP). Empresário no ramo de máquinas agrícolas, ele ajudou na mecanização agrícola de todo o oeste do Paraná, na década de 70. Foi também loteador nos municípios de Cascavel, Foz do Iguaçu, Corbélia, Medianeira, Terra Roxa, Palotina, Ubiratã, Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Toledo, Cafelândia, Nova Aurora, Braganey, edificando mais de 100 mil imóveis urbanizados.  Ex-deputado federal por dois mandatos, Nelson Padovani trouxe inúmeros recursos e obras para a região e ajudou na cr...