Pular para o conteúdo principal

Simpósio com palestrante da Coamo vai debater os gargalos e desafios do pós-colheita

Com uma programação voltada para os principais desafios do pós-colheita, o  V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul (VSPGMS) vai contar com a presença de palestrantes, que irão compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre as melhores práticas e tecnologias para o setor. Com foco em logística de transporte dos grãos, armazenagem, secagem, beneficiamento, classificação, conservação e comercialização dos grãos, o evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, em Maracaju (MS).

Um dos destaques da programação será a palestra “Logística do transporte e sua influência na pós-colheita de grão”, proferida pelo diretor de logística de operações da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Edenilson Carlos de Oliveira, na abertura do evento. Ele será moderado pelo coordenador do simpósio, José Carlos Andrade, também da Coamo.

Oliveira irá apresentar um panorama da evolução da infraestrutura, da área, do armazenamento e do transporte no Mato Grosso do Sul nos últimos 13 anos. O palestrante vai mostrar dados sobre a produção, a capacidade estática, os modais de transporte e os portos que atendem a região. Além disso, vai discutir como esses fatores estão relacionados e quais são os principais desafios e oportunidades para o setor.

Segundo ele, os dados oficiais que abrangem o período de 2010 a 2023 revelam um cenário de crescimento expressivo da produção de grãos, mas também de gargalos logísticos que comprometem a competitividade e a qualidade do produto.

A  programação  V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul inclui 15 palestras e quatro painéis. O primeiro painel vai abordar a questão da biomassa e da secagem de grãos, com a participação de especialistas em florestas de eucalipto, energia renovável e automação. 

O segundo painel discute os contaminantes que podem afetar a qualidade dos grãos armazenados, como as micotoxinas, os fungos e outros agentes. Serão apresentadas as boas práticas para prevenir e reduzir esses problemas na armazenagem e na produção de rações.

Também estão programadas três palestras  sobre a gestão de indicadores dentro do processo produtivo de grãos, bem como a gestão do manejo integrado de pragas de grãos armazenados e manutenção operacional preventiva da unidade armazenadora.

O terceiro painel trata da conservação dos grãos armazenados, com foco na gestão e na otimização das unidades armazenadoras. E o quarto painel enfoca a segurança no trabalho e na operação das unidades armazenadoras, com orientações sobre as normas e os procedimentos adequados. A palestra de encerramento vai abordar a classificação comercial de soja e milho.

O tema do evento deste ano será “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos" e terá a promoção da Associação Brasileira de Pós Colheita (Abrapos), realização da Coamo Agroindustrial Cooperativa e copromoção das instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD,  Conab e da Embrapa.

Sobre a Abrapos

Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pós-colheita de grãos. A sede da associação fica em Londrina, no Paraná, e seu objetivo é contribuir para a diminuição das perdas de grãos que ocorrem durante e depois da colheita, beneficiando os produtores, os armazenadores e os profissionais do setor.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a tradicionalista toledana Maria Helena Jacobsen

Dona Helena Jacobsen - Arte: CTG Chama Crioula Faleceu na madrugada desta quarta-feira (7), a empresária aposentada Maria Helena Jacobsen, 80 anos, que era muito conhecida nos meios tradicionalistas. Ela era viúva de Aureliano Jacobsen, o “Pequito”, e ambos eram considerados entre os esteios do CTG Chama Crioula, uma das três entidades tradicionalistas da cidade. Ela deixa os filhos Maria Yara e Julio Jacobsen.   Por várias décadas, o casal comandou a empresa de ônibus Transtol, concessionária do transporte coletivo de Toledo e dona de frota de ônibus de turismo, até a venda da concessionária para o grupo Gulin/Viação Sorriso de Toledo.   Dona Helena estava internada na UTI do Hospital São Lucas, em Cascavel. Desde dezembro ela estava com problemas de saúde e em quadro infeccioso. Seu falecimento foi declaro à 1h desta quarta-feira.   O velório é realizado no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, até às 17h. O corpo será trasladado para Ronda Alta, no Rio Grande do Sul...

Novo Hospital Bom Jesus está próximo de se tornar realidade, diz deputado Sperafico

Novo HBJ já tem área e projeto O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas/PR) comemorou os resultados de encontro recente na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para tratar dos últimos alinhamentos relacionados à construção do novo Hospital Bom Jesus de Toledo, projeto que representa um dos maiores investimentos na saúde pública da região nos últimos anos.   Durante a reunião, foram discutidos os detalhes finais para a assinatura do convênio entre a SESA e a Hoesp (Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná), entidade mantenedora do hospital. O novo prédio será construído em uma área de 50 mil metros quadrados doada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), próxima ao campus da universidade e ao Hospital Regional, e já possui alvará emitido pela Prefeitura de Toledo para o início das obras.   A primeira fase prevê a implantação de 270 novos leitos, com possibilidade de ampliação futura para até 500 leitos. O investimento estimado é de ...

Homem morre atropelado na PR-491; veículo evadiu-se do local

Um acidente fatal foi registrado no início da madrugada deste dia 1º de maio, na PR-491, entre Marechal Cândido Rondon e Nova Santa Rosa. Conforme dados colhidos no local, o veículo trafegava pela rodovia estadual e atropelou o pedestre que estava sobre a pista de rolamento.   O homem não identificado veio a óbito no local, enquanto o veículo envolvido na tragédia não foi localizado. O acidente ocorreu à altura do Km 04+400m, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, com o registro à 1h15.   Se um veículo se evadir do local de um acidente, o condutor pode ser enquadrado por um crime previsto no artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fuga do local do acidente com o objetivo de evitar responsabilidade penal ou civil pode resultar em detenção de seis meses a um ano, ou multa.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial ...