Pular para o conteúdo principal

Parque Tecnológico Itaipu fortalece o setor de turismo com a criação de uma nova diretoria




No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) marcou um momento histórico ao realizar a cerimônia de posse do primeiro Diretor de Turismo do PTI, Yuri Benites. O evento aconteceu no Mirante do Lago, nas dependências da Itaipu Binacional.
 
 
O Parque Tecnológico Itaipu, já reconhecido por sua excelência em tecnologia e inovação, agora busca expandir seu papel como um centro de referência também no turismo. Além do desenvolvimento de soluções inovadoras para a área, o PTI também é responsável por gerir os atrativos turísticos da Itaipu Binacional, garantindo sua viabilidade econômica e financeira, através do Complexo Turístico Itaipu. 
 
A escolha deste dia para a posse não foi por acaso, a nomeação do Diretor de Turismo e a criação desta diretoria refletem o comprometimento do PTI com a promoção do turismo sustentável na região, buscando promover a educação e conscientização sobre a importância da preservação ambiental e cultural. Esta iniciativa se alinha com o Dia Mundial do Turismo, que neste ano tem como tema "Turismo para um Crescimento Inclusivo". 
 
O novo diretor, Yuri Benites, será responsável por liderar a estratégia de desenvolvimento do turismo no PTI, promovendo parcerias e estimulando a sinergia do Parque com o setor privado, órgãos governamentais e a comunidade local.
 
Segundo Yuri, a nova diretoria terá diversas frentes de atuação, como educação e ciência com a pesquisa de dados, em paralelo ao desenvolvimento e vendas de soluções com base nas necessidades de municípios e empresas, além de ser uma Smart vitrine das soluções desenvolvidas. “O complexo turístico, que é a nossa operação do turismo, nós definimos que ele vai ser um ambiente de testagem, ele vai ser um Sandbox, vai ser uma smart vitrine do turismo, onde a gente já está aplicando algumas tecnologias. Então o trabalho agora é utilizar o que já possuímos de expertise dentro do parque tecnológico, de tecnologias e soluções e ver o que a gente pode agregar ao turismo local, regional e nacional” afirmou.

Gerar conhecimento
Irineu Colombo, diretor superintende do Parque Tecnológico Itaipu afirma que a função do parque é gerar conhecimento tecnológico, e nesse caso será voltado para o turismo. A nova diretoria vai produzir conhecimento, tecnologia, metodologias de gestão e operação do turismo para outras empresas e outros ambientes turísticos. “Vai ser um grande desafio. É uma nova etapa PTI e, particularmente, uma nova etapa para o setor de cuidados de turismo do PTI. Agora a diretoria tem mais recursos, mais capacidade e mais interlocução, mais visibilidade e tem muito a contribuir para o Brasil nesse sentido” destacou.
 
A iniciativa está diretamente alinhada com a missão de sua instituidora Itaipu Binacional, um dos principais atrativos turísticos da região e que possui o turismo como um dos pilares de sua missão, atuando na promoção da atividade turística como forma de estimular o desenvolvimento da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

 
Benefícios
Segundo o diretor de coordenação da Itaipu Binacional, Carlos Carboni, a intenção é não apenas atrair visitantes para a região, mas também garantir que essas visitas se traduzam em benefícios tangíveis para a comunidade local e para o meio ambiente.
 
A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades locais, representantes da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu, e foi seguida por um coquetel de celebração, possibilitando aos presentes a oportunidade criar conexões e entender melhor as iniciativas de turismo em desenvolvimento.
 
Conheça o novo diretor de turismo do PTI
O novo diretor Yuri Benites é iguaçuense, graduado em administração pública, possui pós-graduação em gestão de turismo e hospitalidade e MBA em planejamento e gestão estratégica.    
 
Iniciou sua carreira profissional em 2006, por meio do programa de profissionalização em turismo do Trilha Jovem, sendo aluno da primeira turma do projeto apoiado e sediado no PTI. 
 
Analista sênior da fundação PTI, iniciou a carreira como funcionário em 2010, onde dentre diversas atividades foi assessor do conselho diretor.  
 
Desde 2016 atua no Complexo Turístico Itaipu, tendo passado pelas gerências de planejamento e negócios, operacional e gerência geral, cargo que ocupa atualmente.  
 
Na governança do trade turístico, integrou o conselho paranaense de turismo e atuou como secretário-geral do Fundo Iguaçu e mais recentemente como presidente do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, atualmente é conselheiro fiscal do Visit Iguassu e integrante do conselho do Parque Nacional do Iguaçu - Conparni e da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Choupana da Vila: música boa, chopp no ponto certo e a qualidade de um lugar para se sentir em casa

O slogan dá a indicação de "um lugar para se sentir em casa". A Choupana da Vila - restaurante, petiscaria e bar é esse lugar, com atendimento cordial num ambiente agradável e com opções muito saborosas no cardápio. O estabelecimento está localizado na Rua Carlos Barbosa 1585, Vila Industrial, entre as ruas Santos Dumont e Barão do Rio Branco.   Os combos de aperitivos da Choupana da Vila são excelentes em qualidade e quantidade. O mais completo leva filé de tilápia ou isca de filé bovino, frango, batata frita, mandioca e polenta. Acompanha molhos e serve generosamente até quatro pessoas com um preço justo.   Feijoada Aos sábados, o destaque é a feijoada, servido em kits para duas pessoas por apenas R$ 49,90, incluindo os complementos de uma boa feijoada, como arroz, linguicinha, couve e o torresmo à pururuca que é uma marca registrada.   Almoço com peixe A Choupana da Vila também é uma boa pedida para o almoço de domingo, com cardápio à base de peixe fresco, com destaque...

20 anos de cuidado que transforma: celebrando duas décadas de responsabilidade social na Prati-Donaduzzi

Há duas décadas, um movimento silencioso começou a transformar a Prati-Donaduzzi. Nascia o Setor de Responsabilidade Social. um gesto genuíno de cuidado que, ao longo do tempo, se consolidou como parte da identidade da empresa e de todos que compartilham o #OrgulhoRoxo. Tudo começou com um propósito simples e profundo: cuidar das pessoas que fazem parte da história da Prati-Donaduzzi. Desde o início, o setor se dedicou a fortalecer vínculos, promover acolhimento e valorizar cada colaborador, cultivando o sentimento de pertencimento e construindo uma cultura que coloca o ser humano no centro das decisões. Entre os primeiros marcos dessa trajetória estão o projeto Gestação Segura, criado em 2005 para oferecer apoio, saúde e acolhimento às gestantes; o projeto Prati Cuidar, que ampliou o olhar para o bem-estar coletivo; e o treinamento em orçamento familiar, idealizado pelo sócio-fundador Luiz Donaduzzi, que introduziu a educação financeira como parte da qualidade de vida, muito antes de ...

Construção coletiva – ‘Golpes e fraudes, o que está acontecendo e como se proteger’ foi tema de evento

Na segunda-feira, 27, em uma parceria entre Sicredi Progresso PR/SP, OAB/PR Subseção Toledo e Polícia Civil foi realizado um simpósio para diálogo sobre prevenção e segurança contra golpes e fraudes financeiras no ambiente digital, na sede da OAB/Toledo. O evento trouxe conscientização voltada, principalmente, para entidades de classe e formadores de opinião com o objetivo de pulverizar os conhecimentos sobre o que tem acontecido, como se proteger e proteger associados, clientes e negócios contra criminosos digitais. Em fala de abertura, o presidente da OAB/PR Subseção Toledo, Fabiano José Bordignon, destacou que é preciso transformar preocupação em conhecimento e medo em prevenção. “Todos estamos vulneráveis. Nossa intenção com esse momento é um ato de defesa contra a criminalidade protegendo também a nossa profissão. Não há fórmula mágica, mas vamos construir juntos e disseminar conhecimento para que todos possam evitar qualquer tipo de golpe. Informação clara é o antídoto mais efica...