Pular para o conteúdo principal

Biopark sedia curso imersivo com os melhores produtores de queijos do Paraná

 O Projeto de Queijos Finos é, sem dúvidas, o mais gostoso do Biopark. Afinal, é um universo com uma gama de aromas, sabores e origens que podem ser explorados por amantes e produtores de queijo, desde os suaves e cremosos até os intensos e complexos. Tendo este cenário como pano de fundo, na semana passada o Parque sediou um curso imersivo de aperfeiçoamento de técnicas queijeiras, entre os dias 24 e 26 de outubro.

Organizado pelo Sistema FAEP e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), a capacitação é fruto ainda do prêmio Queijos do Paraná – realizada em junho deste ano, em Curitiba – com o intuito de aprimorar ainda mais a produção queijeira dos medalhistas da categoria ouro, que reconheceu os dez melhores queijos do Estado.  

Na ocasião, o treinamento foi ministrado pelo sócio fundador e mestre queijeiro da Escola de Queijos Vermont, Juliano Mendes. “O apoio e a estrutura do Biopark foram fantásticos para a realização da imersão. A intenção foi trazer conhecimento científico e técnico para os produtores que fazem um trabalho magnífico na produção artesanal de queijo e mostrar que as pessoas podem e devem caminhar juntas”, afirma.  

Ao longo do curso, os participantes puderam aprender desde os conceitos básicos sobre o que é queijo, suas famílias, o passo a passo para a sua produção, além de culturas láticas, formas de higienização e a seleção de ingredientes para criar receitas com queijos brancos, de massa macia, semiduros e duros. O produtor Leomar Martins foi um dos participantes do curso. “Fiquei muito feliz em participar deste projeto. Foi um passo importante para o produtor tirar suas dúvidas, além de aprender sobre aplicação de tecnologia acessível e fácil compreensão. Saí com uma grande bagagem de conhecimento”, realça. 

E para fechar com chave de ouro, na quinta-feira (26) os participantes colocaram a mão na massa, com a produção de um queijo macio de mofo branco na Queijaria Flor da Terra. “Foi uma excelente oportunidade para difundir o trabalho realizado pelo Biopark e reforçar a necessidade de unir conhecimento e tecnologia aos produtores de queijo do nosso estado, fortalecendo o objetivo de tornar o Paraná reconhecido no cenário nacional de produção de queijos”, comenta o supervisor e responsável Técnico da Queijaria Flor da Terra, Henrique Herbert.  

Participantes 

Além da Queijaria Flor da Terra, os demais medalhistas da categoria Ouro do Prêmio Queijos do Paraná participaram do curso, sendo eles: a Queijaria Deleite, Tia Nena Produtos Coloniais, Laticinios Vida Ativa e Alto Alegre, Sítio Aliança, Queijaria Vila Velha, Produtos Angelita, Serra dos Macacos, Mozzarellart, Cooperativa Witmarsun, Frimesa, Produtos Elis.  

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp