Pular para o conteúdo principal

Biopark sedia curso imersivo com os melhores produtores de queijos do Paraná

 O Projeto de Queijos Finos é, sem dúvidas, o mais gostoso do Biopark. Afinal, é um universo com uma gama de aromas, sabores e origens que podem ser explorados por amantes e produtores de queijo, desde os suaves e cremosos até os intensos e complexos. Tendo este cenário como pano de fundo, na semana passada o Parque sediou um curso imersivo de aperfeiçoamento de técnicas queijeiras, entre os dias 24 e 26 de outubro.

Organizado pelo Sistema FAEP e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), a capacitação é fruto ainda do prêmio Queijos do Paraná – realizada em junho deste ano, em Curitiba – com o intuito de aprimorar ainda mais a produção queijeira dos medalhistas da categoria ouro, que reconheceu os dez melhores queijos do Estado.  

Na ocasião, o treinamento foi ministrado pelo sócio fundador e mestre queijeiro da Escola de Queijos Vermont, Juliano Mendes. “O apoio e a estrutura do Biopark foram fantásticos para a realização da imersão. A intenção foi trazer conhecimento científico e técnico para os produtores que fazem um trabalho magnífico na produção artesanal de queijo e mostrar que as pessoas podem e devem caminhar juntas”, afirma.  

Ao longo do curso, os participantes puderam aprender desde os conceitos básicos sobre o que é queijo, suas famílias, o passo a passo para a sua produção, além de culturas láticas, formas de higienização e a seleção de ingredientes para criar receitas com queijos brancos, de massa macia, semiduros e duros. O produtor Leomar Martins foi um dos participantes do curso. “Fiquei muito feliz em participar deste projeto. Foi um passo importante para o produtor tirar suas dúvidas, além de aprender sobre aplicação de tecnologia acessível e fácil compreensão. Saí com uma grande bagagem de conhecimento”, realça. 

E para fechar com chave de ouro, na quinta-feira (26) os participantes colocaram a mão na massa, com a produção de um queijo macio de mofo branco na Queijaria Flor da Terra. “Foi uma excelente oportunidade para difundir o trabalho realizado pelo Biopark e reforçar a necessidade de unir conhecimento e tecnologia aos produtores de queijo do nosso estado, fortalecendo o objetivo de tornar o Paraná reconhecido no cenário nacional de produção de queijos”, comenta o supervisor e responsável Técnico da Queijaria Flor da Terra, Henrique Herbert.  

Participantes 

Além da Queijaria Flor da Terra, os demais medalhistas da categoria Ouro do Prêmio Queijos do Paraná participaram do curso, sendo eles: a Queijaria Deleite, Tia Nena Produtos Coloniais, Laticinios Vida Ativa e Alto Alegre, Sítio Aliança, Queijaria Vila Velha, Produtos Angelita, Serra dos Macacos, Mozzarellart, Cooperativa Witmarsun, Frimesa, Produtos Elis.  

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre a pioneira Wanda DallÓglio, primeira primeira-dama de Toledo

Dona Wanda em imagem antiga Por Wanderley Graeff - do Viver Toledo Faleceu na tarde deste domingo (10), a pioneira Wanda Mariani Dall´Oglio, primeira primeira-dama de Toledo. Italiana de nascimento, ela estava com 103 anos de idade e já há vários anos encontrava-se acamada.   Dona Vanda era viúva de Ernesto Dall´Oglio (1919-2006), que foi médico, empresário, primeiro prefeito e deputado federal. Ela residia em Toledo desde 1949, antes, portanto da emancipação do município. Nos primórdios de Toledo, ela atuou no Centro de Puericultura da cidade.   Ernesto Dall´Óglio assumiu o mandato na instalação do município, em 14 de dezembro de 1952, até 1956, voltando a exercer o cargo de prefeito em 1962, após eleição suplementar realizada em decorrência do falecimento de Willy Barth, que havia sido eleito em 1960. Assim, dona Wanda voltou a ser primeira dama até 1964.   Após, ela acompanhou a trajetória do marido durante os seus mandatos como deputado estadual (1975-1978) e deputado...

Governo do Estado anuncia construção de nova escola em Toledo

  A região do Pinheirinho, Santa Clara IV, Europa e América em breve terá uma nova escola estadual dentro de uma nova proposta pedagógica adotada pelo Governo do Paraná. Uma obra de aproximadamente R$ 22 milhões na Rua Pedro Nardi - paralela à Avenida Maripá - que deverá ser erguida em 18 meses, segundo informação do secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que esteve em Toledo para anunciar esta obra, além de outros investimentos no setor e também vistoriar a reforma nos colégios do Jardim Porto Alegre e Atílio Fontana. Quando acabada, a escola vai atender 1.000 alunos. A estrutura terá ginásio, quadra coberta e será preparada dentro do conceito da escola do futuro, “com foco na inovação de metodologia, bastante tecnologia, com um modelo totalmente diferente pedagógico para atender esta comunidade que merece essa obra tão esperada”, explicou o secretário. Miranda também foi conferir o local onde será erguida esta nova escola ao lado do prefeito Mario Costenaro e dos deputad...

Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem tráfego liberado embaixo de novo viaduto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que foi liberado nesta terça-feira (12) o tráfego de veículos embaixo do novo viaduto da Perimetral Leste na Avenida República Argentina em Foz do Iguaçu. A medida vai permitir acesso ao Hospital Unimed, Bairro do Futuro e ao Centro utilizando a avenida, e ao aeroporto utilizando a Avenida Maria Bubiak. Duas rotatórias disciplinam o tráfego nas vias municipais. A medida tem início a partir das 09h30. Usuários devem seguir com cautela pelo local, que permanece em obras, obedecendo a sinalização provisória disponível. A iluminação do viaduto ainda está sendo executada, sendo necessária atenção redobrada no período noturno. OBRA  A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu contempla a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, fazendo ligação entre a BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai. Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos. A obra atingiu 70% de execução na medição de julho. Viver Tol...