Pular para o conteúdo principal

Gestação Segura: projeto leva conhecimento para empoderar mulheres

Mais de três mil famílias já foram impactadas pelo programa que trata de diferentes temas, desde troca de fraldas a primeiros socorros.

Com três filhas, a operadora de máquinas Mônica Pereira é categórica ao afirmar que cada gestação é única. A da primeira filha, Maria Vitória, que hoje está com 22 anos, foi tranquila. Já na gravidez da Melissa, de seis anos, ela sofreu com depressão, e a da caçula Isis, de três meses, foi “feliz e leve, com orgulho da barriga que ia aumentando mês a mês”, como ela mesma diz. “Eu só fui entender o que sentia na minha segunda gravidez, depois que participei do programa Gestação Segura quando estava grávida já da terceira filha”, conta a operadora. A iniciativa é oferecida pela indústria Prati-Donaduzzi, onde Mônica trabalha. “Em 2017, na segunda gravidez, eu sentia tanta dificuldade em expressar o que sentia que optei por não participar do programa. Achei que já sabia o que precisava, porque já era mãe. Quando veio o diagnóstico de autismo da Melissa, foi um susto. Vi que eu ainda tinha muito a aprender”, relembra.

“Já quando me vi grávida da Isis, decidi fazer tudo diferente do que tinha feito na gestação anterior. Por isso, fui participar do projeto e descobri muitas coisas sobre mim, mudanças e alterações que eu estava passando como mulher, enquanto gerava essa nova vida, e também coisas que são úteis nos cuidados com ela hoje. O programa vai muito além de ensinar a trocar fraldas, e hoje lamento não ter participado em 2017 também”, complementa Mônica.

Duas décadas e muitas histórias

O projeto Gestação Segura, mencionado por Mônica, é realizado há 19 anos pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi. Ofertado às colaboradoras grávidas e esposas de colaboradores, já atendeu mais de três mil mulheres nesse período. O curso tem 46 horas de duração e aborda 24 temáticas diferentes, desde como trocar fralda até como proceder quando a criança se engasga.

A supervisora de responsabilidade social da empresa, Maria Rita Pozzebon, conta que são realizadas duas turmas por ano, e o primeiro tema tratado é sobre as oscilações de humor, inseguranças e dúvidas vividas neste período. “O número de colaboradoras sempre foi expressivo, e o programa surgiu da necessidade de orientar essas mulheres no período da gestação. Além delas, em alguns momentos, chamamos os pais, avós. A ideia é levar conhecimento para que eles entendam melhor como é a chegada do bebê e como melhorar a qualidade de vida das gestantes em casa e no trabalho”, diz.

Com auxílio de profissionais, as famílias recebem dicas e orientações sobre atividade física na gravidez, cuidados na amamentação, banho, quando e como usar medicamentos durante a gestação e puerpério, saúde bucal, primeiros socorros ao bebê e a importância do acompanhamento médico durante o pré-natal.

Histórias impactantes nesse período do programa Gestação Segura não faltam. Maria Rita lembra de uma ex-colaboradora que contou que o filho se engasgou mamando e, graças à aula de primeiros socorros, ela conseguiu ligar para o Corpo de Bombeiros e enquanto eles falavam ao telefone, manteve a calma e conseguiu relembrar os movimentos que tinha aprendido no programa. “Desde a primeira edição, a gente recebe feedbacks que nos mostram a importância desse cuidado. A cada edição, procuramos melhorar mais, para que essas famílias se sintam mais seguras em receber o bebê”, finaliza a supervisora.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório de Neneca Furlan ocorre na cripta da Catedral Cristo Rei

Neneca durante viagem recente com a família - rede social Publicado em 05/12/2024 às 21h36 - Atualizado em 06/12/2024 às 9h44 O velório de Neusa Carmen Coelho de Souza Furlan, conhecida carinhosamente por "Neneca" acontece durante todo o dia desta sexta-feira (06), na cripta da Catedral Cristo Rei. Ela convalescia de um câncer e faleceu na noite de quinta-feira (05), em Toledo. O sepultamento está previsto para às 17h, no Cemitério Cristo Rei.   Neneca era filha do advogado e empresário Pedrinho Furlan, felecido em setembro de 2022, e de dona Moema; ele por décadas diretor da Sadia e patrono do extraordinário e vencedor projeto da Ginástica Rítmica, que levou Toledo à conquista de medalhas em Jogos Panamericanos e a disputa olímpica.  Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná, através da atividade profissional como diretor administrativo e financeiro da Sadia, hoje BRF, e no forte apoio a causas sociais, comunitárias e esportiv...

Morre ex-atleta de um dos grandes times do futebol de Toledo

Paco, segundo agachado, no grande time de 1983 - Arquivo Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo - Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), no Hospital Municipal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o ex-atleta profissional de futebol Paco - Paulo Roberto Leandro de Souza , aos 65 anos. Ele enfrentava problemas de saúde e estava internado há vários dias.   Paco se estabeleceu em Toledo após o encerramento da carreira e atuou, entre outras atividades, como árbitro em várias edições do Campeonato Amador e em diversas competições na cidade.   Ele chegou ao elenco do Toledo Futebol Clube em 1983 e fez parte de um dos melhores times da história do futebol regional. O "Toledão" representava a cidade à época no futebol profissional. Era um time muito competitivo, que batia de frente com os grandes do futebol paranaense e levava grandes públicos ao Estádio 14 de Dezembro, num elenco que contava, entre outros, com o goleiro Zetti que mais tarde brilhou com as camisas do Palmeira...

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pes...