Pular para o conteúdo principal

Artista de Toledo integra equipe de produção artística internacional

 

O convite para integrar a equipe de artistas brasileiros foi recebido com alegria pelo Isaac, que é grafiteiro em Toledo e tem diversas artes espalhadas pela cidade e pela região oeste do Paraná. Isaac vai integrar junto com mais três artistas do graffiti o Flame Brazil Team, que vai representar o Brasil em três países europeus durante o mês de março, realizando produções diversas de graffiti em eventos e demais espaços.

A Flame Paint é uma das principais indústrias de tintas sprays do mundo e está patrocinando a ação junto com a Art Cans, que é a revendedora oficial da marca no Brasil e idealizadora do Flame Brasil Team. O objetivo principal do projeto é proporcionar aos artistas a participação em eventos e intervenções de Graffiti na Europa para a realização de produções que chamem atenção para o tema do meio ambiente e o uso de produtos sustentáveis, como os sprays produzidos pela Flame, que são produtos atóxicos e não agressivos ao planeta.

Haverá ainda uma visita na fábrica da marca que fica em Atenas, na Grécia, e intervenções e intercâmbio com artistas europeus em Roma, na Itália, e Madrid, na Espanha. Além de Isaac, a Flame Brasil Team conta com os artistas Fernando Fhero, Carlos Henrique de Jesus Zornitta, Márcio de Souza Luchtemberg “Zion" e o fotógrafo e videomaker Júlio Cezar da Silva Neves, que vai registrar toda a viagem e as produções realizadas. “É uma oportunidade que todo artista busca de poder quebrar barreiras e fronteiras através da arte, ampliar os horizontes e trocar com outros artistas e espaços de valorização da arte e da cultura urbana, aqui representada pelo graffiti”, comenta Isaac, que já teve a oportunidade de divulgar sua arte em diversas cidades do Brasil e também nos Estados Unidos.

O artista ainda vai aproveitar a viagem para iniciar captações e registros audiovisuais para o curta metragem que vai dar sequência na série documental “Cultivando Arte” que deve ser lançado até o final de 2024. O Curta metragem foi contemplado na etapa municipal da Lei Paulo Gustavo e vai trazer como tema central o o graffiti, as artes urbanas visuais em Toledo e sua relevância cultural e identitária na cidade, utilizando como tema  principal relatos da vida pessoal e profissional de Isaac. "A produção vai fazer um paralelo entre a vida, as obras e intervenções artísticas do Isaac e o território em que está inserido, com suas formas de ocupação e expressão, apresentando a arte e o graffiti como vetor de transformação pessoal e profissional.” completa Mariana Gouveia, responsável pela produção.

Confira uma prévia da série documental Cultivando Arte aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gxubG8_hPfs

Sobre o artista 

Isaac é natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, e mora em Toledo há mais de vinte anos. Atua com Graffiti desde 2012 e tem qualificação em cadeia cultural e economia criativa pela UEL. Contribui ativamente com a cidade e seu desenvolvimento artístico, social e cultural, desenvolve o projeto A COR DAR de arte educação com oficinas de graffiti para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, já atendeu diversos municípios da região e mais de 2000 crianças ao longo do projeto. Isaac recebeu em 2023 Premiação Artes Plásticas e Visuais pela Secretária de Cultura de Toledo e Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Toledo por sua atuação artística na cidade, além dos prêmios Memorial Vivências e Fundepar - Escolas Coloridas do Paraná  - em 2022.

O grafiteiro ainda tem forte atuação e engajamento com projetos sociais ligados a CUFA Paraná, do qual é coordenador em Toledo, realizando ações diversas de apoio a comunidades em vulnerabilidade com doações, distribuição de cestas básicas, vale gás, e etc. Também atua como produtor cultural e recentemente participou da produção da Taça das Favelas em Curitiba com a CUFA e é o atual presidente do Skate Clube Toledo, associação que fortalece a cultura e prática do skate. Foi o responsável junto a diretoria da associação e equipe pela realização do primeiro projeto de Escola de Skate de Toledo, iniciado em 2022 e em atividade até hoje.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Toledo se mobiliza para ajudar o povo gaúcho

  Os fortes temporais que se abateram sobre o Rio Grande do Sul desde o início da semana geraram cenas inéditas de destruição, causando estragos em cerca de um em cada três municípios gaúchos. Até esta sexta-feira (03), a Defesa Civil já registra pelo menos 32 mortos, além de 60 desaparecidos, centenas de pessoas ilhadas e milhares de desabrigados, em praticamente todo o Estado.  Uma das regiões mais atingidas é a do Vale do Taquari. O Rio Taquari atingiu o maior nível da história ao ultrapassar a marca de 31 metros na madrugada de quinta-feira (2). O recorde anterior era de 29,9 metros, registrado em 1941. O nível também ultrapassa o das enchentes de setembro de 2023, que chegou a 29,5 metros. Os municípios mais afetados são Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado. Agora, o Rio Guaíba também começa a subir e atinge a capital gaúcha.  Essa tragédia atinge os gaúchos apenas oito meses depois das inundações de setembro de 2023, que produziram um verd

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Falece, aos 101 anos, a pioneira Emilia Maria Leduc Beal

  A Prefeitura de Toledo lamenta o falecimento de Emilia Maria Leduc Beal, 101 anos, ocorrido na noite de domingo (5), em virtude de complicações em procedimento cirúrgico para recomposição do fêmur, fraturado após queda sofrida no dia anterior. Gaúcha de Bento Gonçalves, nasceu em 26 de agosto de 1922 e, ao lado do esposo, Olivo Beal, chegaram ao município em agosto de 1952, com três filhos pequenos (Diana, Vítor e Dione) e a missão de administrar um hotel adequado às demandas de uma cidade que, apesar de recém-nascida, estava crescendo exponencialmente. Por atender aos interesses da Indústria Colonizadora Madeireira Rio Paraná (Maripá), o diretor da empresa, Willy Barth, foi o responsável pelo convite a Olivo e Emília, que venderam o hotel que possuíam em Joaçaba/SC, local onde haviam se casado em 1940. Eles já conheciam o Oeste do Paraná, pois visitaram, um ano antes da mudança, um irmão de Emília (Arthur Leduc) que morava onde hoje está o município de Marechal Cândido Rondon. A emp