Pular para o conteúdo principal

Projeto Social: lições de vida que vão além das quadras esportivas

O Futsal Feminino da Afeto beneficia362 crianças, com o suporte da Lei de Incentivo ao Esporteda Prati-Donaduzzi
Foto: Mauro Bianchi

 

No meio das ruas e bairros da cidade, onde muitos passam despercebidos, há histórias de superação e transformação que desafiam as expectativas. Um exemplo inspirador é o de Luiz Carlos Francisco Rodrigues, treinador da Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (Afeto).

Para realizar seu sonho de se tornar professor de Educação Física, Luiz enfrentou uma jornada desafiadora, passando por diversas profissões, desde coletor de lixo até operador de máquinas. Apesar dos obstáculos e desafios, nunca perdeu a esperança. "Eu sempre tive o desejo de cursar Educação Física. Depois do falecimento do meu irmão, que era treinador, cogitei a possibilidade de também aprender mais sobre essa área. Em 2004, finalmente me formei", relata Luiz.

Ao longo dos anos, ele teve a chance de atuar como técnico na Escolinha de Futsal do Incomar e na Escola Adventista de Toledo. Posteriormente, abriu sua própria escola em Sobradinho, onde trabalhou por nove anos, conciliando seu tempo como professor de Educação Física na Afeto.

"Não havia muitas competições naquela época, apenas torneios femininos. Buscando poruma evolução no futsal feminino, comecei a conversar com a professora Salete, que jogava para o Clube Toledão, para formarmos um Campeonato de Futsal ao longo do ano. Em seguida, surgiu a ideia de fundar a Associação de Futsal Feminino em Toledo, juntamente com outros professores, e assim nasceu a Afeto", explica Luiz, que é preparador físico e treinador de goleiras na Afeto.

Transformação social

O projeto representa um refúgio para cerca de 362 crianças, com idades entre 8 e 17 anos. Com o suporte de parceiros como a Prati-Donaduzzi, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, esses atletas têm acesso a práticas esportivas. Além disso, recebem assistência com aulas de reforço escolar, interação social entre os participantes, estímulo à disciplina e fornecimento de cestas básicas.

“Ao proporcionar acesso a atividades esportivas, estamos oferecendo muito mais do que simples exercícios físicos. Estamos cultivando hábitos saudáveis que transcendem as quadras, promovendo inclusão social e construindo a autoconfiança e autoestima das atletas”, destaca o gerente de Marketing da Prati-Donaduzzi, Lucas Angnes.

"Após descobrir o futsal e a Afeto, o sonho de viver essa rotina no esporte tem se tornado cada vez mais forte. Os ensinamentos do professor Luiz Carlos, além de desenvolver habilidades necessárias para a excelência na partida, ajudam com a motivação e autoconfiança para cada momento, tanto em competições, mas também fora delas. Isso contribui de forma positiva para o nosso amadurecimento como atleta", destaca a goleira Debora da Silva Alves, de 14 anos.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório de Neneca Furlan ocorre na cripta da Catedral Cristo Rei

Neneca durante viagem recente com a família - rede social Publicado em 05/12/2024 às 21h36 - Atualizado em 06/12/2024 às 9h44 O velório de Neusa Carmen Coelho de Souza Furlan, conhecida carinhosamente por "Neneca" acontece durante todo o dia desta sexta-feira (06), na cripta da Catedral Cristo Rei. Ela convalescia de um câncer e faleceu na noite de quinta-feira (05), em Toledo. O sepultamento está previsto para às 17h, no Cemitério Cristo Rei.   Neneca era filha do advogado e empresário Pedrinho Furlan, felecido em setembro de 2022, e de dona Moema; ele por décadas diretor da Sadia e patrono do extraordinário e vencedor projeto da Ginástica Rítmica, que levou Toledo à conquista de medalhas em Jogos Panamericanos e a disputa olímpica.  Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná, através da atividade profissional como diretor administrativo e financeiro da Sadia, hoje BRF, e no forte apoio a causas sociais, comunitárias e esportiv...

Morre ex-atleta de um dos grandes times do futebol de Toledo

Paco, segundo agachado, no grande time de 1983 - Arquivo Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo - Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), no Hospital Municipal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o ex-atleta profissional de futebol Paco - Paulo Roberto Leandro de Souza , aos 65 anos. Ele enfrentava problemas de saúde e estava internado há vários dias.   Paco se estabeleceu em Toledo após o encerramento da carreira e atuou, entre outras atividades, como árbitro em várias edições do Campeonato Amador e em diversas competições na cidade.   Ele chegou ao elenco do Toledo Futebol Clube em 1983 e fez parte de um dos melhores times da história do futebol regional. O "Toledão" representava a cidade à época no futebol profissional. Era um time muito competitivo, que batia de frente com os grandes do futebol paranaense e levava grandes públicos ao Estádio 14 de Dezembro, num elenco que contava, entre outros, com o goleiro Zetti que mais tarde brilhou com as camisas do Palmeira...

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pes...