Pular para o conteúdo principal

Projeto Social: lições de vida que vão além das quadras esportivas

O Futsal Feminino da Afeto beneficia362 crianças, com o suporte da Lei de Incentivo ao Esporteda Prati-Donaduzzi
Foto: Mauro Bianchi

 

No meio das ruas e bairros da cidade, onde muitos passam despercebidos, há histórias de superação e transformação que desafiam as expectativas. Um exemplo inspirador é o de Luiz Carlos Francisco Rodrigues, treinador da Associação dos Amigos e Atletas do Futsal e Futebol Feminino de Toledo (Afeto).

Para realizar seu sonho de se tornar professor de Educação Física, Luiz enfrentou uma jornada desafiadora, passando por diversas profissões, desde coletor de lixo até operador de máquinas. Apesar dos obstáculos e desafios, nunca perdeu a esperança. "Eu sempre tive o desejo de cursar Educação Física. Depois do falecimento do meu irmão, que era treinador, cogitei a possibilidade de também aprender mais sobre essa área. Em 2004, finalmente me formei", relata Luiz.

Ao longo dos anos, ele teve a chance de atuar como técnico na Escolinha de Futsal do Incomar e na Escola Adventista de Toledo. Posteriormente, abriu sua própria escola em Sobradinho, onde trabalhou por nove anos, conciliando seu tempo como professor de Educação Física na Afeto.

"Não havia muitas competições naquela época, apenas torneios femininos. Buscando poruma evolução no futsal feminino, comecei a conversar com a professora Salete, que jogava para o Clube Toledão, para formarmos um Campeonato de Futsal ao longo do ano. Em seguida, surgiu a ideia de fundar a Associação de Futsal Feminino em Toledo, juntamente com outros professores, e assim nasceu a Afeto", explica Luiz, que é preparador físico e treinador de goleiras na Afeto.

Transformação social

O projeto representa um refúgio para cerca de 362 crianças, com idades entre 8 e 17 anos. Com o suporte de parceiros como a Prati-Donaduzzi, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, esses atletas têm acesso a práticas esportivas. Além disso, recebem assistência com aulas de reforço escolar, interação social entre os participantes, estímulo à disciplina e fornecimento de cestas básicas.

“Ao proporcionar acesso a atividades esportivas, estamos oferecendo muito mais do que simples exercícios físicos. Estamos cultivando hábitos saudáveis que transcendem as quadras, promovendo inclusão social e construindo a autoconfiança e autoestima das atletas”, destaca o gerente de Marketing da Prati-Donaduzzi, Lucas Angnes.

"Após descobrir o futsal e a Afeto, o sonho de viver essa rotina no esporte tem se tornado cada vez mais forte. Os ensinamentos do professor Luiz Carlos, além de desenvolver habilidades necessárias para a excelência na partida, ajudam com a motivação e autoconfiança para cada momento, tanto em competições, mas também fora delas. Isso contribui de forma positiva para o nosso amadurecimento como atleta", destaca a goleira Debora da Silva Alves, de 14 anos.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Toledo perde a pioneira Clenar Viezzer Formighieri

  Toledo lamentou hoje falecimento de Clenar Terezinha Viezzer Formighieri, ocorrido nesta terça-feira (23), aos 83 anos. A pioneira estava internada em Cascavel por conta de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório será na sede social da Catedral Cristo Rei.  Filha de Ernesto e Gentila Viezzer, a família chegou em Toledo em 9 de fevereiro de 1948, oriundos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Clenar era a segunda filha do casal, atuou como cartorária e em 2022 recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal pelos serviços prestados aos munícipes toledanos. Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região. Em 1998, ela e o marido Jandir Formighieri, juntamente com o casal de amigos Celito e Maria Dilonê Pizzato, trouxeram para a Diocese de Toledo o movimento de espiritualidade Equipes de Nossa Senhora. Por longo período, Clenar foi a coordenadora e depois atuou no ra

Deputado Sperafico anuncia recursos para asfalto e saúde de Marechal Cândido Rondon

Sperafico participou de reunião em Linha Arara - Divulgação O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) anunciou a destinação de recursos da ordem de R$ 500 mil para a execução de obras de pavimentação asfáltica da estrada ligando a sede do município de Marechal Cândido Rondon à localidade de Linha Arara. O parlamentar participou de reunião naquela comunidade, segunda-feira (22).   A destinação dos recursos atende ao pedido realizado ao deputado Sperafico pelo suplente de vereador Carlinhos Silva, visando a aplicação do asfalto sobre pedras irregulares na estrada de Linha Arara. O encontro contou com a participação expressiva da comunidade e também dos vereadores Vanderlei Sauer, Adriano Backes e Claudinho, além do suplente Carlinhos Silva. O secretário de Infraestrutura, João Carlos Klein, representou o prefeito Márcio Rauber. Recursos federais estão assegurados ao município Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de mais uma verba para Marechal Cândido Rondon. Serão R$ 2