Pular para o conteúdo principal

Cultura promove reabertura da Biblioteca do CEU das Artes e anuncia obra na pista de skate

 

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) realizou, na tarde de terça-feira (25), a reabertura oficial da Biblioteca do Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) e o anúncio da tão sonhada obra de reforma na pista de skate do espaço. A titular da pasta, Rosselane Giordani explicou que desde 2021 o espaço vem recebendo uma série de investimentos tanto na estrutura como de servidores e agora celebra mais avanços.

Segundo a secretária, 2021 uma nova sala de aula foi estruturada no espaço, o telecentro foi reaberto e 12 novos computadores foram instalados para a realização de cursos de informática, além da implantação de diversos cursos. “Hoje temos 15 atividades atendendo mais de 300 alunos no espaço e agora conseguimos também reabrir com estrutura adequada a biblioteca do CEU”, destaca Rosselane. 

Ela relata que em 2023 foi contratada a segunda bibliotecária da pasta para a gestão das bibliotecas e com isso foi possível reorganizar o acervo do espaço, bem como também implantar sistema o sistema de gestão de acervo Pergamum, plataforma desenvolvida pela Biblioteca Pública do Paraná que fará a gestão do acervo (com possibilidade para empréstimo), que ganhou 54 novos volumes. “O diferencial da nossa biblioteca é o acervo composto por materiais que representam a arte em suas mais diversas formas de expressão, tais como música, arquitetura, artes cênicas e artes plásticas, além de acervo na área da literatura e gibis. Temos catálogos de exposições de artistas plásticos, catálogos de arquitetura e biografias", comentou o coordenador do CEU das Artes, Otniel da Silva Pereira. 

Estas aquisições estão num pacote que contemplou a inclusão de 218 unidades de 109 títulos comprados para as quatro bibliotecas gerenciadas pela SMC (Centro Cultural Oscar Silva, Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, Estação da Leitura e CEU das Artes), um investimento total de R$ 32.863,60. 

Rosselane destaca ainda que além da reabertura oficial da biblioteca do CEU das Artes, a data também marca outra conquista do espaço. “Estamos anunciando que um projeto iniciado em 2021 agora se torna realidade. A obra de cobertura da pista de skate será executada. O processo licitatório foi finalizado e a previsão de início da obra será para o fim do mês de abril. Mais uma conquista para este espaço e para a comunidade”, destaca a secretária, que informou que o valor proposto no certame pela Lego Construtora Ltda. foi de R$ 364.562,12, valor que será investido na obra de cobertura da pista.

Para marcar este momento, alunos do 5º ano da Escola Ivo Welter puderam acompanhar a contação da história inspirada no livro “Bonita”, de Harold Canizales, interpretada por Loreci Lucia Herkert Beal e Cleonisse Feliciano da Silva Pizzatto, servidoras da SMC. Após a contação de história, as crianças receberam um papel com a lista de documentos necessários para confeccionar a carteirinha que permitirá o empréstimo de livros. São eles: comprovante de residência atual (ou foto deste via celular); fornecimento de e-mail e número de telefone para contato (e mais dois de referência); apresentação de RG e CPF.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, participou do ato e, falando diretamente para as crianças, falou sobre os serviços oferecidos pelo CEU das Artes. “Os livros nos fazem viajar, conhecer novos lugares, abrir nossa mente para coisas novas. Por isso, investimos neste espaço no qual vocês e suas famílias são sempre bem-vindos. Temos aqui também o telecentro, os cursos, a sala de cinema, a pista de skate, a quadra poliesportiva, várias opções recreativas e culturais. É importante que os moradores do Santa Clara IV frequentem este espaço, beneficiem-se de tudo aquilo que ele oferece, que tomem posse deste lugar que é feito para vocês”, salienta.

Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre aos 36 anos em Toledo o médico André Avelino Campagnolo

André Campagnolo - Reprodução/rede social Faleceu na madrugada deste sábado o médico André Avelino Campagnolo, 36, que estava internado em Unidade de Terapia Intensiva. Ele se encontrava em seu apartamento no Jardim La Salle na tarde de quinta-feira (02), quando foi encontrado inconsciente pelo pai, o médico Sérgio Campagnolo, após não responder às ligações.   André teve uma crise convulsiva, seguida de broncoaspiração e parada cardíaca. Após os primeiros atendimentos realizados pelo pai, ele foi levado para o Hospital Dr. Campagnolo onde vinha recebendo os cuidados, mas infelizmente seu estado de saúde evoluiu para um quadro irreversível.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná, com vários médicos. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome. Também são médicos...

Médico membro de tradicional família está em estado grave após parada cardíaca

Médico André Campagnolo - Reprodução/Instagram O médico André Avelino Campagnolo está internado em Unidade de Terapia Intensiva depois de ter sofrido uma parada cardíaca na tarde de quinta-feira (02), em casa. De acordo com o radialista Edio Rosseto, da Rádio Guaçu, que recebeu as informações do pai de André, o também médico Sérgio Campagnolo, seu estado de saúde é grave.   André é membro de uma das mais tradicionais famílias do Oeste do Paraná. Ele é filho dos médicos Sérgio e Fátima Campagnolo, ela também ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal. Ele é neto do médico e ex-prefeito Avelino Campagnolo, que faleceu em 2019 e construiu o hospital que leva seu nome.   Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jornalismo há 46 anos Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff (45) 98801-8722 Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial CEP 85.904-180 – Toledo-PR

Trabalhador caiu da torre de Toledo, uma das mais altas estruturas do Paraná

Torre de Toledo - Wanderley Graeff/VT Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo A Catedral Cristo Rei ao fundo fica pequena diante da magnitude da edificação e o prédio residencial de 15 pavimentos servem de referência para a grandiosidade da torre de telecomunicações de Toledo. O que muita gente não sabe é que a construção da mais alta edificação do Oeste do Paraná revela em sua história uma tragédia: a queda livre de um operário da obra.   São 109,5 metros, uma das mais altas construções do Paraná. Conhecida inicialmente como a “Torre da Telepar”, a estrutura foi edificada na década de 1990 e chamava a atenção de todos os pontos da cidade à medida em que ganhava altura. A localização é estratégica, na confluência da Rua Bento Munhoz da Rocha com a Rua Santos Dumont e o Largo São Vicente de Paulo.  Era para ser também uma torre aberta ao turismo, mas as tratativas à época não evoluíram pelo alto custo.  Para o projeto, chegou a ser pensado na implantação de um elevador e um...