Pular para o conteúdo principal

Do Amor a empreendedora: mãe de autista abre loja de brinquedos educativos para crianças atípicas

 

Amor, paciência, dedicação e aceitação. Essas são as palavras que guiaram os pais de primeira viagem de Augusto Knak Balabuch quando, aos 2 anos de idade, ele foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Foram sinais sutis", recorda Lediana Knak Balabuch. "Ele não respondia quando o chamávamos pelo nome, e embora se saísse bem com os brinquedos de montar, percebemos que sua fala estava regredindo a cada dia que passava."

O neuropediatra Charlington Cavalcante esclarece que em muitos casos, sinais precoces do TEA podem ser observados antes mesmo dos 18 meses de idade. "Crianças no espectro do autismo, geralmente, não demonstram o mesmo interesse em compreender as ações das pessoas ao seu redor ou seus pensamentos, como fazem as crianças neurotípicas. Nesse período, também surgem os primeiros comportamentos estereotipados, como andar nas pontas dos pés, movimentos repetitivos (especialmente com as mãos), vocalizações repetitivas e sem função aparente. Além disso, elas tendem a ser sensíveis a estímulos sensoriais comuns, como ruídos de eletrodomésticos, fogos de artifício, latidos ou conversas em locais movimentados", orienta o especialista.

Com o passar dos anos, Lediana não só encarou os desafios da maternidade, mas também embarcou em uma jornada de aprendizado sobre o autismo. "Optei por sair do meu emprego estável, onde estive por 21 anos, para dedicar mais tempo ao Augusto. Porém, em 2020, a pandemia chegou e as atividades e terapias foram interrompidas, e eu me encontrei em casa com duas crianças."

A única solução para Lediana foi começar a criar brinquedos para compensar a falta das terapias, mas ela encontrou algumas limitações devido a fragilidade dos materiais, o que acabava ocasionando episódios de crises no filho. Em uma conversa com seu marido, ela sugeriu que procurassem brinquedos de qualidade com os quais ele pudesse brincar e aprender.

"Começamos juntos a investir nessa área, e assim nasceu a nossa loja, com brinquedos educativos que contribuem no aprendizado e no desenvolvimento das crianças atípicas. Minha perspectiva mudou bastante, as pequenas coisas me trazem felicidade e são motivo de celebração. Uma criança autista pode aprender tudo que qualquer outra criança aprende, quando isso acontece, é uma vitória que transcende qualquer dificuldade. Caso note algum sintoma, busque um especialista e realize diagnóstico precoce, não tenha medo de amar e ajudar o seu filho", ressalta Lediana.

O médico Charlington Cavalcante destaca que a perspectiva e a qualidade de vida das pessoas com autismo dependem ao seu nível de suporte."Esta variação é significativa devido à diversidade de casos existentes. A maioria apresenta potencial para um bom desenvolvimento e realização de seus objetivos. Até o momento, o tratamento precoce demonstra ser o fator mais influente no prognóstico. Além do tratamento transdisciplinar, as famílias precisam dedicar tempo de qualidade aos autistas, participando ativamente de atividades que promovam interação social, como jogos, música e exercícios físicos. Além disso, é fundamental que todos pratiquem continuamente o hábito de enxergar a pessoa além de suas limitações, reconhecendo e valorizando suas potencialidades."

Avanço no tratamento

Com três décadas de atuação, a Prati-Donaduzzi tem avançado em pesquisas e estudos para desenvolver medicamentos destinados ao tratamento de patologias do Sistema Nervoso Central. Além disso, a empresa organiza o Master Meeting, oferecendo palestras e uma experiência completa aos médicos, proporcionando informações atualizadas para ampliar o conhecimento sobre os produtos disponíveis no mercado.

"Mais do que apenas fornecer medicamentos de alta qualidade, nosso compromisso com a educação médica reforça nossa missão de enriquecer o conhecimento técnico e científico na área. Isso possibilita um melhor entendimento das doenças e promove a troca de experiências", destaca Marilyzzi Pereira, gerente de eventos e produtos da Prati-Donaduzzi.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em posse festiva, Cristiano Dall’Oglio da Rocha assume a presidência da ACIT

Cristiano Rocha e a esposa Sandra Diel Rocha Associados, autoridades, representantes de associações comerciais, federações, coordenadorias, ex-presidentes, convidados e imprensa, prestigiaram o evento de posse festiva da diretoria executiva da ACIT – Gestão 2024-2025, presidida por Cristiano Dall’Oglio da Rocha, na noite da última sexta-feira (26). O evento, realizado no Olinda Hotel e Eventos reuniu cerca de 300 pessoas e contou com homenagens à ex-presidente Anaide Holzbach, que esteve à frente da ACIT nas gestões 2022-2023 e 2023-2024. Durante o evento foram apresentados os membros da atual Diretoria e Conselhos da ACIT. Além de dois vídeos, preparados especialmente para ser lançado aos convidados. O presidente da ACIT, Cristiano Dall’Oglio da Rocha iniciou seu discurso agradecendo à ex-presidente Anaide por seu comprometimento. “Nos últimos dois anos, a ACIT alcançou marcos significativos e conquistou avanços em prol da comunidade empresarial de Toledo. Agradeço também a toda diret

Com Cattani na presidência, Sicredi Progresso dá posse ao novo Conselho de Administração

Presidente e vice com os diretores executivos Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo  A Sicredi Progresso Paraná São Paulo está oficialmente desde segunda-feira (29), com uma nova diretoria constituída, quando assumiu o Conselho de Administração para a gestão 2024-2028. Homologada em cerca de 30 dias pelo Banco Central do Brasil, a nova gestão foi empossada em ato realizado na sede administrativa, em Toledo, com a presença do presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. A nova gestão foi apresentada à noite à imprensa em jantar realizado na sede administrativa.   Depois de 17 anos à frente da cooperativa, Círio Kunzler passou a presidência ao ex-diretor Executivo Inácio Cattani, permanecendo no Conselho de Administração, agora como vice-presidente. O cargo exercido por vários anos por Cattani passou a ter como titular João Augusto da Rocha, que até há poucos meses atuava como diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri. Completam a diretoria executiva Carina Vargas, d

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im