Pular para o conteúdo principal

Comprimidos, cápsulas ou xaropes: existe uma forma farmacêutica ideal para seu medicamento?

 

Nas prateleiras das farmácias, é comum encontrarmos uma variedade de medicamentos apresentados de diferentes formas e administrados em vias distintas: comprimidos, cápsulas, xaropes, soluções, usadas de forma oral, nasal, tópica, sublingual, entre outras. Essa gama de possibilidades pode deixar muitas pessoas em dúvida sobre qual apresentação é mais adequada para suas necessidades. Essa diversificação ocorre devido a vários fatores, incluindo características da substância ativa, a condição de saúde do paciente, as preferências individuais ou necessidades específicas de cada um.

Muitas vezes, essa escolha pode influenciar diretamente o desempenho do medicamento e consequentemente a resposta ao tratamento. Cada paciente deve ser avaliado de forma individual considerando seu contexto clínico, por isso, a forma de apresentação do medicamento pode fazer toda a diferença na hora da prescrição.

“O mercado farmacêutico tem acompanhado tendências de evolução farmacotécnica, seguindo rigorosos padrões de qualidade estabelecidos pela Anvisa e outros órgãos reguladores. Por exemplo, crianças e idosos tendem a preferir comprimidos menores ou até mesmo formulações líquidas devido à dificuldade de engolir. Já medicamentos com formatos diferenciados e coloridos ajudam a facilitar a administração em pacientes que fazem uso de muitos medicamentos. Todos esses fatores são considerados no desenvolvimento de uma formulação, e visam melhorar a adesão ao tratamento e democratizar o acesso ao mesmo, melhorando a qualidade de vida dos pacientes”, comenta a pesquisadora clínica da Prati-Donaduzzi, Patrícia Zimmermann.

Entenda um pouco mais sobre as diferenças:

Comprimidos

Os comprimidos são uma forma farmacêutica sólida amplamente utilizada e reconhecida pela praticidade de administração. São formulações contendo princípios ativos e excipientes normalmente moldados por compressão. Dentre suas características relevantes estão a facilidade de transporte, estabilidade, padronização de dosagem, possibilidade de partição, modulação da liberação do fármaco e versatilidade. É a forma mais comercializada atualmente. No entanto, alguns pacientes podem enfrentar dificuldades na deglutição e estes podem ser irritantes para a mucosa gástrica.

Cápsulas

As cápsulas também são uma forma sólida de medicamento que vem ganhando destaque. Seu revestimento, geralmente feito de gelatina, dissolve-se liberando o conteúdo no organismo. Essa apresentação oferece várias vantagens, como capacidade de disfarçar o sabor do medicamento, o invólucro protege o ativo da luz e há possibilidade de modulação da liberação do ativo. As cápsulas moles permitem a veiculação de medicamentos líquidos ou semissólidos apresentando facilidade de deglutição.

Xaropes

São formulações líquidas, normalmente açucaradas que apresentam facilidade de deglutição, possibilidade de ajuste de dosagem através do volume, sabor agradável com mascaramento de sabor do ativo e boa estabilidade físico-química, também existindo xaropes dietéticos para pacientes que não possam consumir açúcar.

Além dessas opções, há inúmeras outras como soluções, pomadas, suspensões, etc. Para segurança e eficácia do tratamento, deve ser avaliada a forma farmacêutica, assim como a via de administração mais adequada ao paciente.

Vias de administração

Dentre as vias de administração temos a enteral (oral, sublingual e retal) e parenteral (subcutânea, intramuscular e endovenosa). Na administração sublingual, por exemplo, os medicamentos são administrados abaixo da língua, o que permite que sejam absorvidos diretamente na corrente sanguínea. Essa via de administração oferece vantagens significativas em comparação com a ingestão oral.

A absorção rápida é uma característica relevante dos medicamentos administrados de forma sublingual, tornando-os ideais para situações de emergência, como enjoo. Além disso, eles evitam o “efeito de primeira passagem” pelo fígado, o que significa que doses menores administradas vias sublinguais podem ter o mesmo efeito que doses maiores tomadas por via oral. Pacientes com dificuldade para engolir comprimidos também se beneficiam dessa forma de administração.

“O desenvolvimento de medicamentos em diferentes apresentações, com segurança e eficácia comprovadas, possibilitando maior facilidade de administração e adesão ao tratamento, são importantíssimos para a qualidade de vida do paciente, mas é crucial que as recomendações dos profissionais de saúde sejam seguidas, de modo que sejam prescritas as melhores alternativas terapêuticas para cada caso”, reforça a pesquisadora Patrícia Zimmermann.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Rodovia das Cataratas terá interdição para lançamento de vigas em ponte e viaduto

  O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que fará a interdição total do tráfego da BR-469 em Foz do Iguaçu, a partir de segunda-feira (23) de manhã, até o final da tarde de sábado (28). A interdição será no trecho de cerca de 1,8 quilômetros entre a Avenida Maria Bubiak e a Rua Itaboraí, sendo necessário para realizar operação de transporte e lançamento de vigas pré-moldadas de concreto da nova ponte sobre o Tamanduá e no viaduto do km 3+970, em frente ao Dreamland Museu de Cera. A interdição começará diariamente às 7h e segue até as 18h. São seis vigas de 39,6 metros e 70 toneladas na ponte, e 18 vigas de 34,6 metros e 60 toneladas no viaduto, que serão carregadas no canteiro de obras e transportadas até os locais de lançamento. Devido ao tamanho e peso das peças, é necessário a interdição para garantir a segurança. O desvio recomendado é pelas próprias Avenida Maria Bubiak e Rua Itaboraí, conectadas pela Avenida Felipe Wandscheer. Quem precisar acessar os ba

Rosana Jatobá é a nova embaixadora ESG do Sicoob

  Com mais de 8,3 milhões de cooperados, o Sicoob reafirma seu compromisso em promover um futuro mais justo e próspero. Como uma instituição financeira cooperativa, o Sicoob oferece condições financeiras justas e acessíveis, e atua de forma ativa nas comunidades em que está presente. Guiada pelos princípios do cooperativismo, a instituição trabalha para melhorar a qualidade de vida de seus cooperados e fomentar o desenvolvimento local, reforçando seu papel como um agente de transformação social e econômica. A parceria com Rosana Jatobá, uma das principais vozes da sustentabilidade no país, permitirá ao Sicoob comunicar de forma ainda mais clara seu compromisso institucional com o bem-estar social e a construção de uma sociedade onde todos possam prosperar. “Rosana Jatobá foi escolhida para esta colaboração devido à sua influência significativa no campo da sustentabilidade e seu alinhamento com os princípios centrais do Sicoob. Sua expertise e paixão por temas sociais são exatamente o

Prati-Donaduzzi amplia acesso à cultura com repasse ao Natal Encantado de Toledo

  Com apresentações culturais e visita à Casa do Papai Noel, o evento ocorrerá na praça Willy Barth de 13 de novembro a 23 de dezembro. Com menos de três meses até o Natal e, apesar de as decorações ainda não estarem visíveis nas lojas da cidade, os preparativos para a temporada estão a todo vapor. O Natal Encantado de Toledo, um dos eventos mais esperados da região, está sendo planejado para superar as expectativas das edições anteriores. Mais uma vez, Prati-Donaduzzi, Prefeitura Municipal e a ACIT (Associação Comercial e Empresarial de Toledo) se unem para garantir que a magia desta época festiva envolva o público, pelo terceiro ano consecutivo. "Nosso compromisso vai além da produção de medicamentos, buscamos promover a saúde de forma integral. Isso inclui desde o incentivo fiscal ao esporte até o apoio a iniciativas culturais. O Natal Encantado é uma oportunidade para criar laços e promover o bem-estar em nossa comunidade, e estamos felizes de fazer parte dessa causa novamen