Pular para o conteúdo principal

Genéricos: em 25 anos, medicamentos mais baratos levaram para os consumidores a economia de R$ 300 bilhões

São mais de 4.300 produtos com registro na Anvisa, um crescimento de 20 vezes desde a criação da lei dos medicamentos genéricos em 1999.



Os brasileiros estão gastando mais com medicamentos do que com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde. Dados do IBGE de 2021, indicam que 33% das despesas familiares com saúde foram destinadas à compra de medicamentos. Para tentar reduzir esses gastos nas farmácias, os genéricos estão ganhando espaço e ampliando o acesso, visto que seu valor é pelo menos 35% mais baixo em comparação com os medicamentos de referência. A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares estima que, desde a criação da lei em 1999, a economia direta para os consumidores com a comercialização desses medicamentos gerou cerca de R$ 300 bilhões.

No ano em que a Lei dos Genéricos foi promulgada, foram concedidos 182 registros de medicamentos. Agora, 25 anos depois, mais de 4.300 produtos estão registrados na Anvisa e outros 300 estão em avaliação. “Os genéricos aumentaram a competitividade do mercado farmacêutico, resultando em melhores ofertas para os consumidores e facilitando o acesso e a adesão da população ao tratamento de diversas doenças”, afirma o farmacêutico e gerente de inovação e pesquisa da Prati-Donaduzzi, Liberato Brum Junior.

Importância para o sistema de saúde

O medicamento genérico possui a mesma qualidade, segurança e eficácia do medicamento de referência. Sua intercambialidade é garantida por meio de testes de equivalência, que incluem comparações in vitro e estudos de bioequivalência em humanos, apresentados para avaliação final da Anvisa.

“Quando consideramos um paciente que toma vários medicamentos de uso contínuo e, muitas vezes, precisa de mais algum para fases agudas da doença, a diferença no custo final é muito grande. Se ampliarmos isso para municípios e estados que precisam fornecer medicamentos para o SUS, a importância do genérico é ainda maior”, ressalta Liberato.

Importante destacar que as grandes indústrias farmacêuticas utilizam tecnologia de ponta e realizam avaliações rigorosas para cumprir todos os procedimentos de boas práticas de fabricação e controle de qualidade lote a lote, entre elas a Prati-Donaduzzi. A empresa emprega e valida metodologias e processos de acordo com padrões internacionais de qualidade e referência, garantindo dessa maneira que a classe médica e os pacientes tenham acesso a medicamentos genéricos que atendam a todos os padrões de qualidade, segurança e eficácia.

Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Velório de Neneca Furlan ocorre na cripta da Catedral Cristo Rei

Neneca durante viagem recente com a família - rede social Publicado em 05/12/2024 às 21h36 - Atualizado em 06/12/2024 às 9h44 O velório de Neusa Carmen Coelho de Souza Furlan, conhecida carinhosamente por "Neneca" acontece durante todo o dia desta sexta-feira (06), na cripta da Catedral Cristo Rei. Ela convalescia de um câncer e faleceu na noite de quinta-feira (05), em Toledo. O sepultamento está previsto para às 17h, no Cemitério Cristo Rei.   Neneca era filha do advogado e empresário Pedrinho Furlan, felecido em setembro de 2022, e de dona Moema; ele por décadas diretor da Sadia e patrono do extraordinário e vencedor projeto da Ginástica Rítmica, que levou Toledo à conquista de medalhas em Jogos Panamericanos e a disputa olímpica.  Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná, através da atividade profissional como diretor administrativo e financeiro da Sadia, hoje BRF, e no forte apoio a causas sociais, comunitárias e esportiv...

Morre ex-atleta de um dos grandes times do futebol de Toledo

Paco, segundo agachado, no grande time de 1983 - Arquivo Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo - Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), no Hospital Municipal Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o ex-atleta profissional de futebol Paco - Paulo Roberto Leandro de Souza , aos 65 anos. Ele enfrentava problemas de saúde e estava internado há vários dias.   Paco se estabeleceu em Toledo após o encerramento da carreira e atuou, entre outras atividades, como árbitro em várias edições do Campeonato Amador e em diversas competições na cidade.   Ele chegou ao elenco do Toledo Futebol Clube em 1983 e fez parte de um dos melhores times da história do futebol regional. O "Toledão" representava a cidade à época no futebol profissional. Era um time muito competitivo, que batia de frente com os grandes do futebol paranaense e levava grandes públicos ao Estádio 14 de Dezembro, num elenco que contava, entre outros, com o goleiro Zetti que mais tarde brilhou com as camisas do Palmeira...

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pes...