Pular para o conteúdo principal

Deputado Federal Sperafico critica adiamento do Plano Safra 2024/25

 “Governo não está preocupado com o agricultor brasileiro”


O Deputado Federal Dilceu Sperafico (Progressistas/Paraná) criticou duramente o adiamento do lançamento do Plano Safra 2024/25, que estava inicialmente previsto para ocorrer na última quarta-feira (26). A decisão do Governo Federal gerou repercussão negativa entre os representantes do agronegócio e lideranças políticas, que se mostraram preocupados com os impactos na agricultura brasileira.

“Mais uma vez o agronegócio brasileiro é surpreendido”, declarou o Deputado Sperafico. “O Plano Safra é algo fundamental para que o agronegócio, especialmente o pequeno, médio e grande agricultor, possam produzir. Num momento de dificuldades, onde os preços estão baixos e a demanda dos produtos está bastante parada, tivemos mais uma surpresa: o adiamento do Plano Safra pelo Governo Federal”.

O Sistema FAEP/SENAR-PR também lamentou o adiamento, destacando os problemas adicionais que isso gera aos produtores rurais do Paraná, que já enfrentam dificuldades na tomada de crédito e na falta de recursos para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Sperafico criticou a postura do governo, afirmando que “é uma demonstração de que o Governo Federal realmente não se preocupa com aquilo que é o principal do nosso país, que é a mola propulsora do progresso. É graças ao agronegócio que o PIB é positivo e a balança comercial é positiva, e o Governo não dá a importância necessária a esse setor.”

A ausência da definição de recursos e regras do Plano Safra 2024/25 coloca os agricultores em uma situação de incerteza, prejudicando o planejamento da nova safra que começa oficialmente no dia 1º de julho. “Esse adiamento, mais uma vez, vai prejudicar os agricultores que precisam adquirir seus insumos para um plantio adequado. As empresas, que estão com seus estoques abarrotados, precisam vender para girar a economia, gerar empregos e renda. Esse adiamento é uma prova de que o Governo não está preocupado com o agricultor brasileiro” ressaltou o deputado.

A reação dos líderes do agronegócio e políticos como o Deputado Sperafico reforça a necessidade de um compromisso mais firme do governo com o setor agrícola, garantindo segurança jurídica e previsibilidade para os produtores. O adiamento do Plano Safra 2024/25 é visto como um desserviço, exigindo uma resposta rápida e eficaz para atender às demandas dos agricultores brasileiros.

“Aliás, pelo que notamos, o Governo Federal está somente preocupado com o MST, que é algo que só atrapalha o agronegócio”, concluiu Sperafico.


Viver Toledo - Ano 15
Editoria: Wanderley Graeff - Karine Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recanto Cataratas anuncia Black Friday com descontos de até 40% para reservas até agosto de 2026

Campanha especial, válida de 24 a 30 de novembro, oferece tarifas reduzidas, parcelamento facilitado e cortesia para duas crianças de até 10 anos O Recanto Cataratas, um dos resorts mais premiados de Foz do Iguaçu (PR), acaba de lançar a campanha anual Black Recanto, com descontos que podem chegar a 40% nas reservas realizadas de 24 a 30 de novembro, adquiridas pelo site oficial ou pela Central de Reservas. As tarifas promocionais valerão para hospedagens entre 14 de dezembro de 2025 a 31 de agosto de 2026, uma boa oportunidade para quem planeja conhecer ou revisitar a Terra das Cataratas, um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.  O Recanto Cataratas, um dos mais premiados resorts do destino paranaense, reforça seu compromisso de tornar a viagem em família ainda mais acessível oferecendo, além dos benefícios da Black Friday, estrutura completa de lazer, gastronomia variada e opções de entretenimento para todas as idades, o Recanto Cataratas reforça seu compromisso de t...

Prefeitura de Toledo recebe ônibus novo adaptado para pessoas idosas

Toledo recebeu do Governo do Paraná, oficialmente, na manhã de segunda-feira (24), um ônibus adaptado para apoio às políticas municipais para a pessoa idosa. A entrega foi realizada em Curitiba, com a presença do vice-prefeito Lucio De Marchi e das secretárias: Eliane Bombardelli (Mulher), Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social), e Simone Ferrari (Assistência Social). A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Ratinho Junior e da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte. O veículo faz parte de uma frota de 40 ônibus que contemplam também outros municípios do Paraná, e integram a estratégia Cuida Mais Paraná, que visa à promoção do envelhecimento ativo e saudável. O ônibus tem capacidade para 38 passageiros e são equipados com dispositivos de acessibilidade. Ele será utilizado em atividades voltadas à pessoa idosa, como turismo social e iniciativas culturais, esportivas e turísticas. O vice-prefeito Lucio De Marchi destac...

BR-277 terá nova interdição parcial em Foz do Iguaçu a partir desta segunda (24)

  O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a BR-277 em Foz do Iguaçu, na região Oeste, terá novamente meia pista interditada a partir desta segunda-feira (24), na altura do km 721, no sentido de tráfego Foz do Iguaçu - Cascavel. A medida é necessária para continuar os serviços no novo viaduto em construção no local, parte da obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, e incluem acabamentos e retirada de estruturas de apoio. Caso as condições climáticas não sejam favoráveis, a interdição pode ser adiada. A recomendação aos condutores é que sigam pelo trecho em obras com atenção e cautela redobrada, obedecendo à sinalização provisória para garantir a segurança de todos os envolvidos. OBRA – A Perimetral Leste de Foz do Iguaçu contempla a pavimentação de 14,7 quilômetros de rodovia nova, fazendo ligação entre a BR-277 e a nova Ponte da Integração Brasil–Paraguai. Estão incluídos no contrato duas aduanas e seis viadutos. Viver Toledo - Ano 16 Por quem faz jor...